Então foi isso mesmo que o mecanico me falou e eu não soube explicar...
Versão Imprimível
Então foi isso mesmo que o mecanico me falou e eu não soube explicar...
A minha já está com 21.000Km e ainda não esquentou. Inclusive nessa viagem que fiz para BH no feriadão andei um bom tempo entre 140 e 160km/h para ver se o ponteiro subiria ou não. Tudo normal.
Depois da revisão de 20.000km até o consumo melhorou. Consegui na estrada uma média de 8,40km/l. Antes a média em estrada ficava um pouco abaixo dos 8km/l e andando um pouco mais devagar. Na cidade a média fica sempre entre 9 e 10km/l. Sabe como é né, aqui em Brasília temos muitas planícies e velocidades controladas por radares espalhados por todo o DF.
Pessoal,
Há muito tempo venho lendo diversas reclamações de proprietários de L200's HPE quanto ao aquecimento anormal do motor da picape, seja neste fórum, seja em outros sites especializados em veículos.
Já pensei em adquirir uma (ainda penso em fazer isso, às vezes), mas os relatos dos diversos proprietários da camionete me fizeram desistir da idéia. De todo modo, solidarizo-me aos lesados pela MIT e, como brasileiro, também sinto-me revoltado com a postura da montadora, que mesmo sabendo do defeito e dos riscos a que estão expostos os consumidores, não toma nenhuma providência para saná-lo.
Pois bem. Diante disso, estou escrevendo este e-mail para lhes dar algumas sugestões para fazer com que a montadora resolva esse defeito.
Em primeiro lugar, como se trata de um problema específico, crônico, detectado em diversos veículos pelo Brasil, podemos afirmar que se trata, sim, de uma lesão coletiva aos direitos dos consumidores que adquiriam a L200 HPE. Digo "defeito específico" porque é o mesmo defeito em diversas camionetes, e não defeitos diferentes em picapes diferentes.
Diante disso, se a maior parte dos proprietários lesados encaminhasse a um "líder" documentos comprovando que o defeito foi relatado às diversas concessionárias da marca no Brasil (ordens de serviço, recibos de prestação de serviço, etc...), seria fácil comprovar a lesão a que me refiro. Essa tarefa não é difícil de ser realizada; basta utilizar a internet como ferramenta de comunicação e/ou entrar em contato com os proprietários lesados.
Feita essa primeira etapa, o material reunido deverá ser encaminhado como denúncia a um Promotor de Justiça que atue na área de tutela coletiva, mais especificamente na tutela coletiva do consumidor. Seria interessante, inclusive, que fosse encaminhado ao Promotor que oficia na comarca onde situa-se a fábrica da MIT no Brasil (Catalão), porque isso facilitaria a negociação com a montadora. Garanto-lhes que se for um Promotor atuante, ele certamente iniciará uma investigação buscando colher mais dados para, ao final, firmar termo de ajuste de conduta ou acionar a empresa judicialmente para que ela repare os danos causados.
De todo modo, caso o Promotor opte por arquivar a denúncia, o material poderá ser encaminhado a alguma associação que tenha como finalidade a defesa do consumidor, a qual poderá ingressar com ação civil pública em face da empresa, buscando fazer com que os danos causados sejam reparados.
Outra idéia: alguém que conheça bem o idioma inglês poderia escrever um e-mail para a matriz da empresa no Japão relatando todos esses fatos que estão ocorrendo aqui no Brasil, com cópia dos e-mails dos diversos proprietários lesados pela marca.
Bom pessoal, é isso. Não se esqueçam que é muito cômodo ficarmos passando raiva e reclamando que nossos direitos são lesados e, chegado o momento de tomar uma atitude, nada sai do papel. Não cabe apenas ao Estado tomar uma atitude contra isso; a sociedade civil organizada também tem o dever de adotar providências contra esses abusos que acontecem no Brasil, afinal, é a própria sociedade a maior lesada com essas atitudes!!!
Descumpem-me o tamanho do e-mail e os possíveis erros de português (não revisei o texto antes de enviar!)!
Abço a todos.
Humberto.
Caro Humberto,
Sou proprietário de uma HPE e concordo plenamente, me candidato inclusive a participar disso se eu nao vende-la antes!
Sou proprietario de uma tambem, apesar dela nao esqeuntar ja que o uso é urbano, estou muito decepcionado com as concessionarias MIT no brasil. Sei um pouco de ingles, caso precisem é soh falar.
msn e email:
efh12@hotmail.com
Pelo jeito as minhas sugestões não vingaram!!:razz:
Bom, fiz isso pq tenho alguma experiência em tutela coletiva e pretendia ajudá-los a resolver esse problema tão comentado no fórum, por meio de denúncia ao Ministério Público. A reunião de provas de que o "defeito" existe, colhidas em diversas localidades do País, certamente ajudaria o Promotor "sorteado" a seguir com a investigação e tentar fazer com que a MIT resolvesse a questão (p. ex., por meio de um recall).
Enfim, estou tranquilo pq fiz a minha parte! O resto é com vocês!!
Abço a todos
Humberto.
Humberto,
Eu estou dentro! soh nao sei por onde começar, mas se eu tiver orientação eu sigo em frente com isso tb.
Para que pudesse entrar nessa teria de conviver com este problema no meu carro e sou sincero ao afirmar: a minha esquentou apenas uma vez depois disso - mesmo sendo mais exigida - nunca mais esquentou.
Abs,
Valeu Humberto,
Sua sugestão é muito boa para quem tem realmente o problema, e está com o carro novo e dentro da garantia e não teve um bom atendimento na MIT.
Mas no meu caso somente durante um curto período o ponteiro da temperatura subiu, isto é quando o carro estava sendo mais exigido. Mas tem agravantes: sem o liquido especificado (não conheço a qualidade do que estou usando) e provável fadiga do acoplamento viscoso da hélice ( 110.000km) quando se atinge maiores rotações. Olha que esse líquido eh muito importante. Estou me lembrando que fiz o motor de um golzinho meu ferver e sem forçar, andando somente com água. Foi só colocar o liquido e tudo mudou.
Portanto quem tiver o problema e puder comprovar visitas na MIT relatando o problema e comprovando que mesmo não foi solucionado, não vejo outra solução a não ser a apontado pelo Humberto. A união vai fazer a força.
Mas até onde pude observar esses motores da MIT 4D56 ( é isso mesmo???) não tem problema. O problema está na perda de eficiência do sistema de refrigeração,ou sistema sub-dimensionado para potencias maiores e isso em alguns casos extremos. Pode-se notar tb que vários proprietários foram até MIT e tiveram seus problemas resolvidos. Seria esse um indício que realmente existia essa elevação de temperatura e na presente data a Mit resoveu o pro. Bem, nesse caso caberia um recall para troca de peças.
Agora uma pergunta: Qual o percentual no universo das HPE´s que tem sido relatado o problema??? É expressivo???
Abraços,
JG.
Muita calma nessa hora meu amigo, tenho uma tb, e a danada esquenta mais que churrasqueira em feriado nacional, vou lhe dar um bom conselho:
Coloca um relógio de temperatura bem grande na sua máquina, e tome sempre muito cuidado para não subir muito, pois cas0 contrário os prejus serão infinitamente grandes.
A minha eu desisti, está encostada, vou trocar o motor completo.