Postado originalmente por
J. G. Junior
Valeu AKGP,
Também concordo com vc. Carro é pra ser usado. Acho que o mecânico que falei estava falando de andar a 150 ou 160 por longos períodos, mas mesmo assim esses motores deveriam atingir uns 200.000km rodados sem problemas.
No meu caso passei a rodar mais devagar por economia. Vou de Natal a Fortaleza sem abastecer, ou mesmo Fortaleza - Terezina, mas na base do 110 km/h e chego com uma pequena folga no tanque.
Mas o assunto aqui é aquecimento. Pois vamos lá.
Eu estou convencido ( to parecendo a besta do planalto, rsrsr) que realmente estão tirando potência demais do motor para linha HPE. Passar de 87 ou 93 cv para 141 e coisa demais. É possível sim, mas com custos. Mecânicos da propria MIT já me falaram isso a pelo menos uns 3 anos atrás que a HPE esquentava.
Já no caso da minha que é a super simples ( não é imposto, rsrsr) L200 - L, ou de outros colegas que possuem o modelo mais simples ( 87cv) o caso é diferente. Agora perto ou pouco depois dos 100.oookm rodados estão abservando um pequeno esquente em alguns momentos, com certeza eh pq o sistema de refrigeração está apresentando falhas (desgaste, sugeira, liquido não propriado, etc).
Estive observando o radiador da L200, pelo menos na minha, as colmeias são de cobre ( aqui já citado por outro colega) e em muitos lugares ele está esfarelando ( como se estivesse apodrecendo). Notei isso quando foram trocar a correia dentada. Não tenho dúvidas de que a eficiência do radiador caiu. Tudo bem, 110.000km nas costas.
É bem verdade que não estou usando mais o liquido da MIT, mas qualquer outro de boa qualidade vai servir.
Vou trocar todo o líquido pelo usado nos motores da IVECO (leia-se FIAT). Somente questão de custo. Se não resolver coloco o da MIT.
Estou até procurando um radiador de alumínio que possa ser adaptado. Esse de cobre parece coisa de carro anos 60.
Outra coisa, não sei não, mas acho que o sistema de acoplamento viscoso da hélice do meu carro está indo pro saco. Quando ela está totalmente fria, depois de alguns giros na hélice o sistema fica parecendo um ventilador. Super folgado. Quando o motor esquenta ela trava, mas com uma certa folga. Teria que medir o torque para girar essa hélice com uma certa temperatura. Muito complicado!!!
Resumindo: radiador velho, líquido de má qualidade e acoplamento viscoso cansado resulta em aquecimento. Logo é testar pra saber onde está o problema para não jogar dindin fora, porque aqui não dá dinheiro em pé.