Aí pessoal, vou passar uns dias fora resolvendo uns assuntos mas volto logo!
Gusta btu, bem vindo ao bando!
Quando adquiri a RURAL a minha preocupação era a mesma quanto ao oleo do cambio. Perguntei ao antigo dono e ele me afirmou que havia trocado a uns oito meses. Já está comigo a dez meses.
A questão é: não é o raio do Castrol TQM SP ll ou lll.
O óleo é castanho e não vermelho e o antigo dono não sabe me afirmar que marca é, só sabe que foi bem caro.
A questão do óleo é polemica, porém pelo pouco que conheço lubrificante, graxa, óleo, fluido deve obedecer as especificações e não somente a marca.
Já pesquisei, estudei, coletei dados e vi outras marcas que atendem as especificações dos nossos câmbios.
Outra coisa: no manual tem umas orientações que não batem com a realidade como por exemplo as velas.
Não vou citar a referencia porque estou sem o catalogo, mas te garanto que as velas indicadas no manual são do COLT e não da PAJERO.
Imagine um motor com 15 anos de uso que quando novo usava 15w40, é obvio que hoje vai usar 20w50. Quando um motor é projetado existe uma folga proposital entre as peças que deve ser preenchida pelo lubrificante. Com o tempo o desgaste aumenta a folga e imagina?
Lembrando que a questão não é o motor e sim o cambio automático. O óleo deve resfriar, lubrificar e ao ser comprimido gerar atrito!
Outra ironia do destino; a MIT não usa mais Castrol e sim Lubrax. E agora?
Forte abraço!
Poison, já colocou os General? Quando colocar posta umas fotos, fiquei curioso.