égua mesmo sintoma do Erick evandro. Eu faria isso que vc disse mesmo.. Testa o sensor e depois o termostato que da muito mais trabalho ianque tem que drenar todo liquido de arrefecimento.
Versão Imprimível
Wilson / Evandro obrigado pela dica!! vou testar o sensor. O ponteiro dela fica baixo porque a ventoinha fica ligada direto. ELE não está oscilando. Vi no manual de manutenção que ela aciona em uma faixa de temperatura ou desliga acima de 100 KM/h. Quando ela desliga o ponteiro volta ao normal, ou seja no meio. Já verifiquei o relé e etc...agora verificarei o sensor. Abs
Não li ainda sobre as faixas de acionamento da ventuinha, mas se ela desliga e somente em moviment pois ligando o carro ela já inicia rotação com motor mesmo frio. Pode passar o dia inteiro parado em funcionamento em qualquer faixa de temperatura que a ventuinha nunca pára e o ponteiro sempre no meio
No manual de manutenção descreve a faixa de acionamento....
Cooling system - Td5
Type Pressurised, spill return partial flow, thermostatically controlled
Cooling fans 11 blade axial flow on viscous coupling and 11 blade axial flow electric
Electric cooling fan switching points:
For A/C system:
⇒ On When vehicle speed is 50 mph (80 km/h) or less and ambient
temperature is 28 °C (82 °F) or more
⇒ Off When vehicle speed increases to 62.5 mph (100 km/h) or ambient
temperature decreases to 25 °C (77 °F)
For engine cooling during normal running:
⇒ On 110 °C (230 °F)
⇒ Off 105 °C (221 °F)
For engine cooling at ignition off (to counteract heat
soak):
⇒ On If, within 10 seconds of ignition off, engine coolant temperature is 105
°C (221 °F) or more
⇒ Off After 10 minutes or if engine coolant temperature decreases to 100 °C
(212 °F)
Coolant pump Centrifugal impeller, belt driven from crankshaft
Thermostat Waxstat with pressure relief valve
Thermostat opening temperature:
⇒ Initial opening 82 °C (179 °F)
⇒ Fully open 96 °C (204 °F)
Expansion tank cap relief valve - system operating
pressure
1.4 bar (20.3 lbf.in2)
Fuel cooler thermostat opening temperature 82°C (179°F)
Srs. Uma informação. Eu não tinha o esquema elétrico e diagramas da D2. No link abaixo pode baixar free
Land Rover Manuals
Erick,o meu inglês é péssimo mas pelo que eu pude entender a ventuinha liga quando o carro é desligado e o motor está quente.Se entendi certo minha disco esta com algum problema,nunca escutei nada,mesmo depois de pegar serra no verão chego em casa desligo o motor e nada.Ela liga logo na primeira partida com o motor ainda frio e fica ligada direto com o ponteiro no meio.Qual será o problema?Abços
Beto..pela descrição entendo que (em azul):
(Acionamento)
Electric cooling fan switching points:
(Com AR)
For A/C system :
LIGADO => Quando a velocidade do veiculo está em 80Km/h ou menos e temperatura ambiente está em 28 ºC ou mais
⇒ On When vehicle speed is 50 mph (80 km/h) or less and ambient
temperature is 28 °C (82 °F) or more
Desligado => Quando a velocidade do veiculo ultrapassa 100Km/h ou a temperatura ambiente está abaixo de 25 º C
⇒ Off When vehicle speed increases to 62.5 mph (100 km/h) or ambient
temperature decreases to 25 °C (77 °F)
Resfriamento em Condições normais de operação:
For engine cooling during normal running:
Ligado => em 110 º C
⇒ On 110 °C (230 °F)
Desligado => 105 ºC
⇒ Off 105 °C (221 °F)
Com o motor Desligado (Para neutralizar o calor)
For engine cooling at ignition off (to counteract heat
soak):
Ligado => se com 10 segundos do motor desligado a temperatura está em 105 º C ou mais
⇒ On If, within 10 seconds of ignition off, engine coolant temperature is 105
°C (221 °F) or more
Desligado=> depois de 10 minutos do motor desligado ou se a temperatura diminuir para 100 º C
⇒ Off After 10 minutes or if engine coolant temperature decreases to 100 °C
(212 °F)
Abs
Erick, obrigado pela tradução mas acabou me deixando mais preocupado pois minha disco não se comporta assim.A ventuinha fica ligada direto e quando desliga o motor ela desliga.Seria legal se os que tem disco 2 falassem do comportamento das suas viaturas,de qualquer forma vou ver se consigo pesquisar mais. Abçs.
Observações da minha:
Sempre acionada a ventoinha.
Quando desliga o motor, para tudo.
Temperatura no Nanocom: de 85 a 105 em uso normal.
Renato