Bem vindo Zé Curioso.
Seja "curioso", pesquise, tem muita informação aqui no forum, esse link vai te ajudar com o que esta precisando.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=60965
[]s
(DU)
Versão Imprimível
Bem vindo Zé Curioso.
Seja "curioso", pesquise, tem muita informação aqui no forum, esse link vai te ajudar com o que esta precisando.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=60965
[]s
(DU)
Obrigado, Eduarte, valeu dica, já fiz contato.
Pessoal, depois de avaliar bem com o fornecedor especializado, desisti do sistema rodoar: apesar de ser um sistema muito robusto e confiavel, e mesmo tendo um sistema bem curto para não ficar muioto exposto para fora da roda, vai quebrar quando o jipe passar perto do primeiro barranco ou arvore. desisti deste caminho.
Pessoal, consegui fazer o sistema original funcionar perfeitamente, e não ficou caro:
1- abrimos o sistema de roda livre, lavamos a graxa velha e colocamos nova, :arrow:a tampa bem vedada com silicone proprio na montagem.
2- troquei os 3 retentores do vacuo de cada roda (aprox. R$50,00 o conjunto original de cada roda, :!:na Kia em BH), montamos com graxa boa.
3- troquei a mangueira de borracha que liga o vacuo, vai do tubo metalico ate a roda, por uma de boa qualidade, de parede grossa, para não quebrar e não dobrar. R$5,00 :dance:cada pedaço de aprox 40cm para cada roda, em casa de mangueiras de borracha, na R Rio Gde do Sul, no centro BH.
4- troquei os 2 rolamentos da roda. O grande é comuns da L200 :-)e outras pickups. comprei em loja de peças para importados: em BH, na SP imports, na Barao Homem de Melo. Rolamento grande: R$50,00:concordo:. o Medio comprei na Salvato (RG Sul c/ Tamoios, centro BH) importado do Japao ou EUA: R$30,00. :concordo: O pequeno não troquei, que é do tipo agulha... nao procurei. estavam bons e so tem uso qdo a tração esta ligada.
5- troquei a valvula solenoide por uma usada do sportage diesel, que é muito parecida. usada: 15,00 :dance:. tentei usar a solenoide usada em carros a alcool para liberar a gasolina na partida a frio:discordo:.... é fria. ela não foi feita para uso continuo. esquenta ate ficar travada so com o calor do motor e não abre qdo vc precisa. uma nova na kia custa R$268,00 :odedo:ou 206? tentei valvulas solenoides industriais pequenas,:discordo: mas não funcionam porque o vacuo é forte e elas nao abrem...
>>> vale a pena recuperar o sitema original. agora é so puxar a alavanca e dar uma acelerada e as rodas atracam:palmas:, mesmo com o carro em movimento abaixo de 80km/hr, conforme manual,.... está uma BELEZA :-D:palmas::dance:
Oi Julio...
Tbm fiz o mesmo procedimento qdo comprei a minha, realmente ficou uma beleza.
Na primeira trilha que fiz funcionou perfeitamente, mas na segunda ja me deixou na mão, o que acontece é que entra barro no retentor externo e desgasta ele (são dois em cada roda, interno e externo mas só vem com um de fabrica), infelizmente não vale a pena manter o original, a não ser que vc use apenas pra rodar em estradinhas de terra.
[]s
(DU)
Esse sistema é pra andar em estrada boa. Saiu na lama ja era. Mas dai o 4x4 serve pra que? risos
Concordo plenamente com você. Vale muito apena restaurar o sistema original. Não é caro para recondicionar. Fiz tambem na minha e ficou um espetáculo. Ando no barro, água, poeira. O esquema é so manter a parte de tras da roda limpa depois de andar no barro. Se possível, dar uma borrifada com óleo hidraulico para nao ressecar as borrachas do retentor. A cada 4000 ou 5000 quilometros voce tambem pode abrir a RL para dar uma conferida se tudo está em dia.
Abraço.
Como eu disse, pra andar em lugares extremamente light o sistema original é exelente, funciona muito bem, mas se for colocar a bichinha a prova, exigir da rl, esquece, vai funcionar por pouco tempo...
[]s
(DU)
Caros companheiros de infortunio, comprei minha viatura Grand TDi 2001 e nunca atinei para aquela alavanquinha entre o cambio e o freio de mao ate que um belo dia, ou melhor noite, de carnaval no sul da Bahia estacionei no centro de Nova Viçosa ("ouçam" bem, no centro!) e ao sair feliz da vida para pegar um show do Calypso em Mucuri, adivinhem: Era tudo areia e ali ela ficou.
Num primeiro momento, nem esquentei, cheguei ate pensar em extase: "Esse bicho eh 4x4, voì là!", e crau na alavanca de acionamento, enquanto olhares curiosos e ansiosos aguardavam o bolido dar o ar da graça. Ledo engano. A lampada piloto acendeu no painel e nada aconteceu. Se nao fosse um companheiro com sua SsangYong (carro lindo por sinal e mecanica Mercedes, uau! Quando eu crescer eu quero um!) eu, ou melhor, a viatura estaria la ate hoje. Detalhe: O carro do chegado teve que arrasta-la tracionado. Graças a Deus tenho a mania de carregar algumas tralhas, que julgo serem uteis em algum momento, num bau Camper que tenho no teto, e la estava um cabo de aço de 15 metros com mola, proprio para tracionar, novinho em folha em meio a barraca, luzes de emergencia, colchoes inflaveis (a boneca eu nao levo, rs), macaco hidraulico, ferramentas mil e tals.
De outra feita, na mesma cidade, agora na Semana Santa ali estava eu, passeando pela orla dos quiosques badalados e por ali a prefeitura resolveu pavimentar a via com bloquetes, e tome-lhe areia para o serviço. Nem preciso contiinuar o desfecho para saberem o que aconteceu. Ainda bem que nessas duas situaçoes nem precisei pedir ajuda. A galera vem nao sei de onde para acudir a manguaça. Desta vez foi na base do empurrao mesmo. Esse pessoal praiero tem mesmo a manha da areia.
Nao sei se meus pneus tem alguma culpa no cartorio. Sao bem largos (255/60, Hankook), de desenho para asfalto, e uso rodas Mangels aro 17. Mas fiquei intrigado ao ver veiculos pequenos la no meio da areia da praia, como Ford Fusion, Parati e outros com peso do som e tudo. E nunca vi ninguem atolado, e minha viatura "4x4" me fazendo pagar mico. Ninguem merece!
Pois bem, vem ai minha ideia: Voces ja ouviram falar nos bloqueios Kaiser (www.bloqueiokaiser.com.br). Entao, acho que caem como uma luva nas nossas 4x4 meia boca. Pensei o seguinte: Instalar esses bloqueios nos dois eixos, travar as rodas livres originais e manter o 4x4 em "full time". So estou aguardando uma resposta da Kaiser para confirmar a existencia do modelo para os dois eixos. Num primeiro momento, no site indica a existencia para o eixo dianteiro (nao informa o ano). Esse troço, pelo menos no eixo traseiro ja ajuda pra la.
O negocio eh muito bem bolado (parabens, engenheiros), nao altera nada no veiculo.
"...Com o Bloqueio de Diferencial Kaiser ambas as rodas recebem força de tração por igual; caso uma delas perca a aderência ao solo, a tração (aplicada) será mantida pela roda oposta, permitindo atravessar obstáculos e fazer curvas com maior controle e dirigibilidade. ou seja, o Bloqueio de Diferencial Kaiser não permite que nenhuma das duas rodas do eixo, gire menos que a coroa do diferencial, mas permite que qualquer uma das rodas gire mais se for necessário para fazer a compensação em curvas.
A liberação da roda na curva, é inerente ao funcionamento do bloqueio, garantindo uma maior suavidade e habilidade em curvas, além de uma grande redução nos estalos e ruídos." (palavras da Kaiser)
- Tração 100% em ambas as rodas;
- Utiliza óleo original, recomendado pela montadora do veículo;
- aplicabilidade no eixo dianteiro e traseiro (inclusive em veículos de tração integral);
- livre de manutenção periódica;
- Garantia de 1 ano sem limite de quilometragem ou preparação do veículo;
Sou todo "ouvidos" agora. O que acham?