Complementando. . . o sistema de acionamento parece ser original a vácuo . . . .
Versão Imprimível
Complementando. . . o sistema de acionamento parece ser original a vácuo . . . .
Não utilize graxa grafitada, ela é abrasiva, use graxa comum ou branca (lítio).
As RL's warn são originais da sportage.
[]s
(DU)
OK EDuarte, gratíssimo !
Confesso que fiquei todo animado quando vi a logo da Warn nas RL . . . falam tão mal das RL´s da Sportage e como elas estão me atendendo bem e a Warn tem uma boa tradição. . . fiquei na esperança do proprietário anterior ter dado um "upgrade" nas mesmas. . .
Um abraço,
Claudio
As RL´s da sportage são muito boas, tanto que fiz as minhas manuais utilizando as originais, o que não funciona direito é o sistema de vacuo (mangueiras, retentores, etc...)
[]s
(DU)
Prezado EDuarte,
OK ! Assim que tiver um tempinho vou ver se modifico então as minhas com as dicas do forum . . . até agora não me deixaram na mão (noto que demoram de meio a uns dois minutos para engatar), mas pela Lei de Murphy. . . .
Gratíssimo pela orientação e um abraço,
Claudio
AJUDA Boas, será que me podem ajudar, estou sem tração à frente, as RL's não funcionam, elas funcionam sem vácuo por isso serão automáticas mecânicas? Se assim for, terão mesmo avariado ou preciso de fazer alguma coisa para as por a funcionar?
Quik, as RL's da Sportage são um tanto quanto problemáticas, o sistema à vácuo que são essenciais para o seu funcionamento é muito falho, (Mangueias e Retentores), gastei 600 reais para arrumar o sistema original do meu carro, faltava um retentor dificil de achar. e por um tempo estava usando tração 4x3. Sei que daqui uns 40,000km terei problemas novamente. Se não quiser ter problemas de novo coloca roda livre automática AVM, (custam 900,00) ou Manuais (400,00).
Um abraço!
Quik se não tiver nenhuma mangueira conectada ao sistema, sim elas são automaticas mecanicas, como vc sabe que esta sem tração nas rodas, fez qual teste? como disse o Vini coloca as avm que sai mais em conta, se realmente o problema for as rl's, falta de tração pode ser varias causas!
Buenas companheiros!
Li este tópico garimpando soluções para o meu problema mas não consegui sanar todas as minhas dúvidas.
As rodas livres da minha viatura não estão acoplando. Tentei subir um obstáculo ridículo e nada feito. Patina a roda traseira e não sobre. Testei no plano e também só patina a roda traseira, porém, a reduzida engrena tranquilamente, ficando 4x2 reduzida.
Subi a viatura em uma rampa para inspecionar a parte de baixo (pois estou com ela há somente uma semana) e verifiquei que as mangueiras da roda livre estão extremamente envelhecidas, bastante rachadas.
Já descobri aqui neste tópico onde fica a tal válvula solenóide que pode ser a fonte dos meus problemas, além das tais mangueiras.
Minha dúvida fica por conta de qual ordem testar e substituir os componentes a fim de utilizar o 4x4. Qual o diâmetro e tipo de mangueira devo comprar para substituir as mangueiras que estão ali? As mangueiras de borracha são somente aqueles dois pedaços nas caixas de roda ou dentro do cofre do motor também tem componentes de borracha neste sistema? Ao retirar a válvula solenóide para limpar (lubrificar), qual o outro procedimento que devo adotar?
Mesmo funcionando o sistema após estes reparos, seria conveniente abrir a roda livre e lubrificar? Qual o cuidado ao abrir para não romper este famoso hímen (este ninguém quer romper, né??)?
Este retentor que vai entre o eixo e a roda livre, que o pessoal fala que danifica com o barro ao fazer trilhas, custa quanto aproximadamente? Ele influencia ou não no acionamento da roda? (Não ficou muito claro pra mim nos posts anteriores)
Antes de ser convencido a trocar de sistema, digo que o uso para qual pretendo destinar a viatura é tão somente alguns quilômetros de praia para pescarias e algumas estradas de terra, ou seja, nada muito wild (por enquanto...).
Hoje eu judiei vocês com uma metralhadora de perguntas, mas, como já vi que este fórum é muito interativo, sei que poderão me ajudar de alguma forma.
Um grande abraço pessoal!
Como tu comentou que as mangueiras estão ruins, troca as mangueiras, acho que é 5mm de diâmetro interno. Eu recomendo usar uma mangueira mais reforçada, as usadas em linhas de combustível em carros com injeção eletrônica são bem robustas para esse fim, possuem alma. No link abaixo tem uma imagem para tu ter ideia de como é
https://sportsystem.com.br/loja/prod...roducts_id=903
As mangueiras internas não sofrem tanto. Aqui eu troquei apenas as das caixas de roda, as internas estão OK. Creio que as tuas estejam ok também. Faça uma inspeção visual para ver se apresentam danos aparentes.
A solenoide é simples de testar. Eu tirei ela para fora, e liguei ela na bateria. Inicialmente não ouvi nada, ela estava travada. Passei desengripante nos buracos e na traseira que possui a tampinha, deixei agir uns 10 min, e voltei a testar direto na bateria. Nessa segunda etapa, ela foi se soltando, e aumentando o "clec" que faz quando liga e desliga. Este barulho é bem característico, similar a um relé, fácil de identificar. Fiz este procedimento por uns 5 min, ligando e desligando ela, limpei e testei para ver se estava interrompendo e liberando o vácuo, usando a boca mesmo.
Caso não funcione, troque a válvula. O código de referencia dela é 0K08118741
Por ultimo, caso não funcione após os procedimentos anteriores, é provavelmente culpa dos retentores da roda livre. Eu importe os 4 originais por R$70,00 (0K08A33065 e 0K08A33066). Os componentes do "hub" pelo que li no forum, não costumam dar problema.
[]s
lorpa,
Achei um esqueminha no kia parts overstock com o código da peça que tu me passou. Vou comprar a mangueira amanhã e limpar a solenóide, com os dedos cruzados.... Vou viajar final de semana e, se não resolver assim, não vai dar tempo de encomendar os retentores...
Valeu a dica! Abraço!!