Quando ligo a minha SPTG 2001, 2.0 gasolina, reparei que a ventoinha também gira imediatamente (mesmo de manhã com o carro bem frio). Pelo que li, ela só deveria armar depois que o motor chegasse a uma determinada temperatura. Mas no meu caso ela gira imediatamente.
Então pensei: ele deve ter sido "travada". O estranho é que a viatura não está com um ruído alto. Muitos falam que quando a hélice tá travada o carro fica parecendo um avião. Pra falar a verdade, de dentro do carro nem escuto o barulho do motor até 3.000 RPM.
Outra coisa: quando ligo e saio com o carro a temperatura sobe e chega no meio rapidinho (não demora) e, além disso, acho que o consumo não está elevado (dá 8 km/l na cidade e 10,5 km/l na cidade). Segundo relatos postado no fórum, quando a ventoinha tá travada o consumo aumentaria e o motor demoraria para atingir a temperatura ideal.
Estive na concessionária na semana passada para trocar umas borrachas e bieletas da suspensão e perguntei o mecânico sobre o fato. Estranhamente ele me disse que estava tudo normal. Que a vetoinha funcionava direto junto com o motor mesmo. (?????????)
Então, alguém sabe se nas SPTG 2001 ela funcionada direito mesmo???? Se não, porque será que o barulho não está alto (ou será que sou eu que estou surdo)???
POR FIM, COMO FAÇO PARA VER SE ELA ESTÁ TRAVADA??? OU SEJA, QUE PARTE DA VENTOINHA É PRESA A QUE PARTE DO MOTOR????
Abraços a todos e inté+!!!