Vinicius, boa tarde
O astro da novela que está no link que o Eduardo lhe enviou é o meu cabeçote. Eu retifiquei apenas uma vez e era "zero", mas, não ficou bom, sempre aquecia e jogava muita água para fora do radiador. Ele foi removido e colocado 4 vezes, perdi 1 junta de aço, 2 de amianto (sendo uma taranto) e 1 uma preparada com liga de amianto e cobre. Levei 2 vezes para a mesma retifica e 2 vezes para duas retificas diferentes em TODOS os testes o resultado foi sempre o mesmo "TA ÓTIMO ESSE CABEÇOTE". Houve em um dos casos em que o responsável pela retifica que disse que "iria rasgar o diploma de engenheiro mecânico". Lembrando que fizemos todos os testes no cabeçote, tanto de raio X como com ele aquecido e nada resolvia.
Fato é que só resolveu com um novo e junta nova e preparada. Esse cabeçote só aceita um desbaste muito pequeno (dizem que até 0,50, mas creio que tudo depende) além disto pode haver micro fissuras no fundo das sedes das válvulas que teste nenhum consegue detectar.
Aqui neste fórum vários me alertaram desde o primeiro testes que não iria ficar bom, mas eu paguei para ver e hoje tenho que reconhecer que estavam certos e eu errado.
Quanto aos pistões não instalei originais, mas de marca renomada (metaleve) e até hoje não deram problemas ou superaqueceu por conta deste detalhe.
Estes cabeçotes em alumínio são complicados, veja no tópico das Mitsubishi e das Toyotas que quando a viatura deles superaquecem não tem jeito eles trocam os cabeçotes ou quando fazem retifica não fica bom ou não dão garantia, meu mecânico mesmo depois do meu caso não pega mais para fazer retifica em cabeçote de alumínio em motor diesel (alias ele não faz esses motores, só aceita o meu na oficina dele porque sou parente hehehehe). Mas o fato é que ele é categórico, se superaquecer ele troca a junta e faz um testes senão ficar bom, ele já diz para o dono que tem que comprar outro, passa o part number para o cara correr atrás para baratear o custo.