Que belezura !!
De 37 vai vencer até prova de rock crowling, rsrsrs
Versão Imprimível
- A Sportage a partir de 99 passou a ter as rodas livres a vácuo, estes caninhos que viste são os que "criam" ou levam o vácuo até a roda livre para acioná- las, estou falando das originais, porém muitos proprietários substituem as rodas livres originais por manuais + confiáveis.
Pelo sintoma as rodas lives a vácuo da tua viatura estão com algum problema, há uma solenóide que aciona a o sistema , pode ser ela que está dando passagem, mesmo sem o acionamento da alavanca do 4x4, então a roda livre fica "engrenando" e provocando os tais barulhos.
:rolleyes: Voltando ao assunto do 4x4.
Acionei a alavanca 4L com o caninho ligado e a tração entrou em ação mas o carro praticamente frena por completo. Testei isso aqui na minha garagem e na rua e baixa velocidade. O veículo arrasta e para. É assim m mesmo?
Depois que solto a alavanca ele demora um pouco para liberar o vácuo e a viatura volta a andar normal.
Como testei isso no asfalto pode ser por isso que ela está frenando?
Gente Mudando um pouco de Assunto, onde vocês compram consumíveis?
Tipo pastilha de Freio, discos, Lona Tambor; óleo, correias?
Em algum lugar especifico ou nos lugares normais tipo Mercado Car, Voli Etc. Abraço
Cesar
Sportage 99 MRDI
Cesar,
Meu pai tem um bom gosto do caramba! A sportage assim foi ele que montou, eu que acabei herdando ela e dando mais up-grades! Mas na willys a gente capricho! Agora voltando ao assunto!
A maioria das peças assim acho que o pessoal de SP compra na www.castro.com.br, www.powerparts.com.br e na concessionaria de Itu. Oleo acho que fica mais regional, o bom é achar um lugar que ofereça bons serviços perto de sua casa.
Raxer,
Sua sportage esta com pneus diferentes. O 4x4 engatado so deveria "frear" a sportage fazendo curvas, nas retas ela deveria andar normal.
Pessoal , boa noite
Vi voces conversanso sobre o aquecimento de motor da sportage, e por um acaso minha adquirida a 40 dias , ja deu problema no cabeçote , o pior que nao deu qualquer sinal no painel de aquecimento , pelo contrario , o ponteiro da temperatura trabalhava até abaixo do meio do mostrador do painel . Mas pelo menos todos carros que tive deram sinal no ponteiro de temperatira enquanto ela não .
perguntei ao meu mecanico ele disse ser pelo fato da ventoinha trabalhar diretamente , mas confesso nao fiquei convencido ....
voces tem alguma informação sobre isso
obrigado
Fabio Zamberlan - são Bernardo do Campo
sportage 97 automatica GNV
A minha quando ferveu, foi com o ponteiro no muito abaixo do meio também. Parece que este marcador mede a temperatura da água, e não do motor, sei lá.
O que pude constatar na época foi que a válvula termostática pifou (desmontou na verdade), mas o ponteiro sempre ficava no mínimo. Quando subiu um pouco mais o carro tinha fervido.
Bem, agora é ver o que pode ser feito pelo cabeçote e trocar as juntas. Mas faça uma boa limpeza no seu radiador e abasteça com água mineral e aditivo indicado. Pondere se deve ou não usar uma válvula termostática. Se for tirar, tire. Mas se for manter ponha uma nova.
Descobri também que alguns mecânicos colam a junta da bomba d'água onde fica a válvula termostática com silicone. E o silicone escorre pra dentro ajudando a travar a válvula muito antes. Fique de olho nisso também, o correto é vedar um um anel de borracha próprio.
Fabio,
Acho que seu mecanico deu uma enrolada isso sim. O marcador mede a temperatura da agua e não do motor, portanto, se tiver com pouca agua ou sem agua é capaz de ele não medir nada. O que pode acontecer (aconteceu comigo) foi de o radiador ficar com pouco fluxo e o bloco e cabeçote ficarem quentes demais, mas como o fluxo ficou mais restringido e eu estava na estrada, o marcador nem se mecheu. Depois de o carro esfriar que a gente descobriu o estrago, o cabeçote tinha trincado. Outra coisa que pode acontecer tambem é seu acoplamento viscoso ja ter perdido as propriedades do gel e a helice não girar então.
O sensor de temperatura original não tem precisão alguma, ao chegar no meio do marcador ele "estaciona", se a temperatura aumentar o líquido de arrefecimento ferve e aí é que não marca nada mesmo. Depois vou trocar esse sensor da Sportage por um nacional similar, resta descobrir qual carro tem o sensor semelhante (e mais preciso).
Quanto ao silicone de vedação na junta do "capacete" de cobertura da válvula termostática, eu mesmo tive que aplicar quando abri para verificar, pois a junta original, uma vez removida, não veda direito. Basta aplicar uma finíssima camada na junta apenas para vedar, se aplicar demais escorre para dentro quando do aperto dos parafusos, e aí pode travar a válvula.
Maverick, Cara, tua SPTG tá demais! O Willys do teu pai... Puts! Que que é isso!! Incrível!
Também acei mutio legais os videos! Estou mesmo precisando de acreditar mais nas SPTGs. Esta semana estive tão desanimado que comecei a olhar um Forester 2.0 da SUBARU. Tem um representante aqui que tem um 1998. Motor aspirado. O carro Tá bonito! Alguém sabe dizer alguma coisa deste carro.
Qto a minha SPTG, tive uma notícia, no mínimo interessante, meu fornecedor em S.Paulo disse que as mangueiras que eu estou procurando não são do radiador original deste carro. Após levar as mangueiras para o mecânico, ele me disse hoje (05;05) que montou novamente o motor, deixou funcionando um tempão na oficina e saiu para testar - o motor esquentou novamente, não avisou no termõmetro e a junta foi-se outra vez. Eetou começando a achar que o problema pode ser o radiador "genérico". que vocês acham? Pelo menos este mecânico esta arcando com os prejuízos. Não falei para ele ainda sobre o radiador, estou com mêdo de que ele diga então que ele não tem culpa e queira me cobrar tudo novamente. Eu acho que ele deveria ter encontrado a causa do problema antes de me entegar o carro. Tô certo? ou será eu que tenho que saber se o problema é no radiador, ou na bomba d'água, ou no virabrequim?!!!?? Se fosse mau uso a culpa era minha, mas não foi o caso! Na verdade, eu tô um pouco confuso com essa questão ética.
De qualquer forma, não consegui encontrar o radiador original aqui em Brasília. Se alguém encontrar me avisa tá!
SPTG 1995 Diesel 2.2 aspirada.
Tony
Amigo,
Minha Sportage teve o mesmo problema... depois de varias vezes fervendo e no mecânico, troca de ventoinha, descobri uma peça pequena e barata que foi capaz de resolver meu problema: tampa do radiador. Fui em uma loja de radiadores, comprei uma tampa de radiador na medida para meu radiador (que também nao era o original)... pronto!
A mangueira do radiador para o motor estava sempre com pressão, e o carro nunca mais esquentou.
Preço da solucao: R$5,00.
Abs.
Brunno Lopes
SPTG 95 diesel
Raxer,
Sua sportage esta com pneus diferentes. O 4x4 engatado so deveria "frear" a sportage fazendo curvas, nas retas ela deveria andar normal.[/quote]
:razz: Ô MaverickTurbo! Sabe tudo hein! Acertou, isso mesmo. Esqueci que mudei recentemente os pneus e como não estava encontrando coloquei dois 205 65 15 na frente (temporariamente - são até usados) contra 205 75 15 da traseira.
Valeu!