Eu fiz outra pergunta à Kia e estou aguardando resposta...
Versão Imprimível
Eu fiz outra pergunta à Kia e estou aguardando resposta...
Nunca ouvi falar nessa tal "sub-válvula termostática":-o.
Tive problemas com aquecimento em minha TDI e foi checado todo o sistema (depois do estrago, claro):reparo de cabeçote, troca de juntas e troca de válvula termostática.
O que talvez pode ser classificado como sub-válvula é a existência de uma espécie de válvula de segurança (parecida com as de panela de pressão) no corpo da própria válvula termostática.
Este link vai fornecer umas boas novidades de performance para incrementar as nossas sportages..
http://www.autodirectsave.com/produc...bo_Charger_Kit
Abraços..
Pessoal Bom Dia !
Apos 20 Dias Peguei O Sptg Na Oficina.
Não Foi Necessario Passe No Cabeçote , Apenas A Junta Foi Trocada.
Foi Observado Desgaste Nas Valvulas De Descarga Dos Cilindros 2 E 3 ,troquei As 4. Aproveitei Troquei Tambem A Ventoinha.troquei Tambem A Termostatica E Os Dois Sensores De Temperatura . Como O Motor Ja Estava Sem Cabeçote Aproveitei E Substitui A Correia Dentada E Mangotes De Lubrificaçao Da Turbina (estava Com Pequeno Vazamento Que Enchia O Saco Pingando Na Garagem).
Em Casa Observei Que O Nivel D'agua Baixava Um Pouquinho . Comecei A Entristecer Achei Que Ia Começar Tudo De Novo.
Decidi Fazer Um Teste : Substitui A Tampa Do Radiador, Que Tinha Menos De Um Ano (foi Trocada Pouco Depois Que Comprei O Carro).
O Nivel D'agua Estabilizou!
Obsevaçao Interessante é Que A Tampa Anterior , Aparentemente Original Tinha Péssimo Aspecto, Comprei Uma Da Marca "trink" Muito Mal Acabada Usei Pouco Tempo , Encontrei Uma Da Marca "tan-click" Exelente Aspecto, Porem Acho Que Foi Ela Que Me Ferrou. Agora Esta Com Trink De Novo . Alguma Sugestão?
Meu carro ferveu nesse sábado. Com a sorte de ferver a duas quadras do meu mecânico!!!:roll:
Mas não foi o radiador nem válvula termostática, etc, etc ... A carcaça da bomba d'água parecia uma casa de cupim, totalmente corroida por dentro e com um furo de uns 0.5 mm por onde escorria um letal jato de água, assobiando feito uma panela de pressão!
[quote=epadoukas;423592]Pessoal Bom Dia !
Apos 20 Dias Peguei O Sptg Na Oficina.
Não Foi Necessario Passe No Cabeçote , Apenas A Junta Foi Trocada.
Foi Observado Desgaste Nas Valvulas De Descarga Dos Cilindros 2 E 3 ,troquei As 4. Aproveitei Troquei Tambem A Ventoinha.troquei Tambem A Termostatica E Os Dois Sensores De Temperatura . Como O Motor Ja Estava Sem Cabeçote Aproveitei E Substitui A Correia Dentada E Mangotes De Lubrificaçao Da Turbina (estava Com Pequeno Vazamento Que Enchia O Saco Pingando Na Garagem).
Em Casa Observei Que O Nivel D'agua Baixava Um Pouquinho . Comecei A Entristecer Achei Que Ia Começar Tudo De Novo.
Ola Pessoal , estou procurando um mecânico para minha SPTG , pois o o meu mecanico nao consegue sanar problemas de vazamentos de motor , nao conhece o sistema de refrigeração . Ja tive que fazer a junta da minha a depois disto começou a queimar óleo quando está muito frio com motor frio ( coisa que nao ocorria antes ) , isto me fez perder a confiança .
Resumindo terei que revisar o motor e o sistema de refrigeração
grato
Fabio
Sportage 97 Automatica GNV
São Bernardo do Campo
Epadoukas,
Minha resposta não saiu completa, vou resumir.
Veja um post anterior onde eu relatei um problema que tive com o forro interno do caput do motor matando a entrada de ar do turbo. Se a sua Sport for TDI cuidado com este forro. Foi por ali que os meus problemas começaram.
Estou percebendo e testando o seguinte:
O radiador com anti-congelante afeta o relógio de temperatura, isso porque a mistura demora a subir a temperatura da água. Assim, quando o ponteiro crava no meio, a temperatura pode estar bem mais alta e com perda do sistema sem que se perceba. Já deram as dicas aqui para vários acessórios para controle da temperatura do óleo - vale considerar.
Mas eu fiz o seguinte: Diminuí a concentração de anti-congelante, não eliminei ele todo não. Com isso o marcador de temperatura está bem mais sensível e está marcando a temperatura de forma correta. Quando a viatura pega ar frontal a temp. fica em 1/4. Se pego descida fica abaixo de 1/4, e agora só chega no meio se estou no trânsito ou em regime normal. A água do sistema não está sumindo, está mais normal que antes dos defeitos.
A principal função do anti-congelante não se aplica na maioria dos nossos estados, tirando apenas o pessoal do sul que enfrenta temperaturas mais baixas, a nossa temperatura média é de 20 graus. Assim, ele serve mais como lubrificante do sistema, mas prejudica na sensibilidade da temperatura real da água.
Isso aí.
Eu estou acreditando, isso teoria minha, que excesso de
Raxer,
A principal função do aditivo à base de etileno-glicol é a de proteger as peças metálicas em contato com o fluido da corrosão! O bloco do motor é em ferro fundido e o cabeçote é em liga de alumínio, são metais diferentes submetidos a um fluxo de fluido refrigerante.
O uso de água comum, cheia de sais, tranforma o motor em uma pilha eletroquímica, corroendo o cabeçote de alumínio. Deve-se usar somente água destilada e aditivo próprio para alumínio (Ex: Havoline) o que impede a corrosão.
Em vários cabeçotes furados que já vi, a causa foi uma só, a falta de fluido de arrefecimento adequado. Muita gente até que usa o aditivo, mas põe água de torneira....
Quanto ao aditivo alterar a marcação de temperatura, acho que não procede, pois o sensor independe do líquido em que está imerso.
Abraço.
Fernando/ Todos
Outra função importantissima é evitar a "fervura", o aditivo evita que a água entre em ebulição o que aumenta muito a pressão interna do sistema fazendo com que o mesmo perca água e, não é o caso, nos países frios evita o congelamento do fluído refrigerante.
Abraço
Olá pessoal, gostaria de conferir a especificação do óleo de câmbio/diferencial para a SPORT e o procedimento de troca, não sei se já trataram do assunto neste tópico mas no momento estou sem tempo de conferir as 103 páginas. Agradeço antecipadamente. Boa lama para todos.