Motor escapando compressão para o cárter.
Citação:
Postado originalmente por
comenale
Caro Trojão,
O quê exatamente aconteceu com sua Sport?
Comenale,
Comprei a viatura a uns 45 dias, o motor estava vazando compressão para o cárter, como não tenho muitos conhecimentos mecânicos, a coisa passou batido, o mecânico em que confiei foi um FDP, puxou pro lado do vendedor, resultado, a uns 15 dias atrás, levei o carro para dar uma geral no sistema de arrefecimento em uma oficina indicada por um amigo, lá o meca me deu uma aula em motores diesel, então vamos aos fatos:
1-Mangueira do suspiro jogada para a atmosfera, sinal claro que o motor fuma, mas jogando a mangeira onde o vento produzido pela ventuinha dissipa a fumaça, ninguém consegue perceber. Pessoal, isso é maquiagem, vigaristas fazem isso.
2-Virabrequim começando a roncar, necessita retífica do eixo virabrequim e troca das bronzinas (casquilhos fixos e móveis).
3-Óleo sendo cuspido pela vareta de nível, sinal claro que está escapando compressão da câmara de combustão para o cárter, com isso o carro fica fraco principalmente nas subidas, além de perder muito na velocidade final, o meu não passava dos 110 km/h batendo asas, flaps livres, pinguela abaixo, sem reverso; as prováveis causas são anél de segmento quebrado ou invertido, camisa do cilindro (bloco) com folga e gasta, o melhor conserto seria encamisar o cilindro, trocar os pistões e anéis.
Alguns detalhes paradigmáticos, o carro pegava igual gonorréia, estava fazendo média de 11,30 km/l na cidade e orgasmiantes 14,30 na estrada, quase não baixava óleo, mas a água... putss, a cada ligada do motor cabiam uns 350 ml, isso sem contar umas bolhas que saiam pela mangueira que vai para o reservatório, com isso e mais as malditas experiências dos nobres amigos deste forum quanto a superaquecimento, fiquei caolho, um olho na estrada e outro no painel, assim que a viatura sair da retífica irei instalar termômetro de água, e óleo no mínimo, e comprar um par de óculos escuros pra esconder a minha deficiência adquirida nos olhos.
Hoje fico sabendo a relação das peças e medidas, apesar de não ser eu quem vai bancar, quero saber de tudo, assim que souber coloco nesse tópico o que será trocado.
Na minha opinião, o antigo proprietário não sabia o que é troca de óleo, muito menos aditivo para radiador, a quilometragem é 94 mil e me parece original, o carro é muito, mas muito fino mesmo pra ser mais rodado que isso.
Contudo, mesmo perdendo o amigo (FDP) da agência que me vendeu, vou pegar o carro com o motor zerinho, sem qualquer despesa, devo ficar pelo menos uns 3 anos com ele, e agora é torcer pra chover pra fazer uma laminha pra eu poder dar uma sujadinha (aqui em BH não cai uma gota d'água a uns 4 meses).
Forte abraço!