
Postado originalmente por
comenale
EGil,
Passei pelo mesmo problema que você está descrevendo. Depois de fazer o primeiro conserto no sistema de arrefecimento com troca de juntas, plaino no cabeçote, troca de válvula, troca de tampa do radiador e limpeza de radiador (varetamento) acontecia a mesma coisa, porém não chegava a jorrar água com o motor frio (no início).
No início formava pressão positiva no sistema que depois de aquecer um pouco começava a jorrar água fora do sistema, ocasionando novo aquecimento. Tinha que ficar administrando o tempo todo.
Fui utilizando a viatura por um tempo com esso problema, até que piorou de vez. Aí começou a jorrar água em qualquer momento, tanto frio quanto quente.
Mandei a viatura em outra oficina (de confiança) e refizeram todo o serviço, localizando uma trinta no cabeçote. Detalhe. Na primeira oficina essa trinta não foi detectada, por isso acumulava pressão no sistema e com o uso acaba rompendo a junta.
O mecânico me disse que utilizam o sistema de "engessamento" do cabeçote para detectar se há trinca, que as vezes no raio-X não aparece

.
Com o novo serviço a viatura está perfeita

.
Outro detalhe. Segundo esse último mecânico o torque correto nesse cabeçote é de 9,0Kg e não os 3,5Kg que você mencionou.

.