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  • #1
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    Amigos,

    Alguém sabe dizer se a capa seca do motor 2.2 é igual às dos motores 2.7 ou 2.O TDI?

    Um amigo comprou um Rocsta 4x4 2.2 (motor da Besta) e quer fazer um upgrade, de preferência plug and play.
    Abs, GH
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  • #2
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    Capa seca

    Citação Postado originalmente por Gustavo Heck Ver Post
    Amigos,

    Alguém sabe dizer se a capa seca do motor 2.2 é igual às dos motores 2.7 ou 2.O TDI?

    Um amigo comprou um Rocsta 4x4 2.2 (motor da Besta) e quer fazer um upgrade, de preferência plug and play.
    Gustavo

    A do 2.7 não é igual, quanto ao 2.0 os dois são parecidos, quem sabe uma turbina no 2.2, deve ficar bem bom ???

    Abraço
    Antonio - PU3VAP
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  • #3
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    Antonio,

    O 2.0 Tdi serve na CS do 2.2?
    O fato é que o 2.2 dele tá meio ruinzinho...não sei se vale à pena investir naquele motor.
    Abs, GH
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  • #4
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    Motor 2.2

    Citação Postado originalmente por Gustavo Heck Ver Post
    Antonio,

    O 2.0 Tdi serve na CS do 2.2?
    O fato é que o 2.2 dele tá meio ruinzinho...não sei se vale à pena investir naquele motor.
    Gustavo

    O motor 2.2 é encamisado, trocando as camisas ele volta para anéis e pistões standard, quanto ao virabrequim, etc é bom dar uma avaliada.

    Segundo um mecânico daqui o 2.0 e o 2.2 são "intercambiáveis", é bom dar uma estudada antes, sabe como são estas feras.

    Abraço
    Antonio - PU3VAP
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  • #5
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    Alguém já ouviu falar em misturar de 2 a 3 litros de querozene no combustível para ajudar na limpeza interna do motor (principalmente válvulas)?

  • #6
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    Prezado Comenale

    Citação Postado originalmente por comenale
    Alguém já ouviu falar em misturar de 2 a 3 litros de querozene no combustível para ajudar na limpeza interna do motor (principalmente válvulas)?
    Eu ja fui proprietario de uma D20 91 e no manual constava que era necessaria a adiçao de querosene apenas em localidades de clima muito frio. A D20 nao dispunha de vela de aquecimento e a querosene tem o efeito de nao permitir a separaçao de agua do oleo diesel em temperatura muito baixa, auxiliando portanto a partida com o motor frio. Nunca vi a indicaçao de seu uso para limpeza interna.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por comenale
    Alguém já ouviu falar em misturar de 2 a 3 litros de querozene no combustível para ajudar na limpeza interna do motor (principalmente válvulas)?
    Comenale

    Nunca ouvi falar disso, mas acho melhor não fazer, já que são produtos diferentes, certamente com caracteristicas de, vamos dizer assim, detonação diferentes, vamos aguardar alguém expert em combustíveis para dar opinião.

    Abraço
    Antonio - PU3VAP
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  • #8
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    Comenale

    Antigamente...30 anos atrás....estou ficando velho...hehehehe....era comum a adiçãode querosene no diesel. Inclusive a maioria dos postos tinha uma bomba de querosene. O objetivo era melhorar a partida no frio e também a limpesa do motor.

    Ainda hoje se usa para limpar o motor...não sei se é eficaz realmente ou se é apenas por tradição.

    O meu mecânico insiste em recomendar....inclusive quando eu tinha a JPX, ele andou colocando querosene....

    Quem sabe alguém de plantão tem informação mais precisa sobre o assunto....

  • #9
    Pessoal,

    Já tinha pesquisado a respeito no forum. Há bons tópicos sobre isso. Vale a pena usar a ferramenta pesquisa. Algumas opiniões colhidas:

    1) Tem quem use somente o querosene puro, acho que uns 10L, uma vez por ano, a pretexto de limpar os bicos injetores. Não sei o resultado prático, nem nunca testei.

    2) Uma opinião que tenho testado é adicionar óleo 2T ao diesel, numa proproção de 250ml para cada 50L de diesel. Parece que o óleo diesel antigo era mais "oleoso", lubrificava melhor a bomba injetora. O diesel moderno, na opinião de alguns bombistas, estaria mais ralo e dando problemas de lubrificação nas bombas injetoras, danificando-as. Tem quem adicione óleo lubrificante comum, até 500ml por 50L, mas acho que o óleo 2 tempos é mais apropriado, pois é desenvolvido para lubrificar o motor 2T, adicionado à gasolina, queimando sem deixar resíduos. O comportamento do motor não mudou.

    Abraço.

  • #10
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    All,

    Para todos os interessados na adaptação (troca) do Radiador do Sombra pelo de Chevette, estou postando os detalhes AQUI . Já tem algumas fotos do suporte e do eletro... e devo colocar as fotos do serviço finalizado em breve...


    Quanto ao assunto da querosene, isso é realmente um velho macete usado em motores a óleo que está meio esquecido no tempo... mas ele realmente funciona e o melhor de tudo é que funciona ainda melhor nos motores a gasolina injetados...

    O grande equívoco que se faz frente a esta técnica é achar que ela vai deixar um motor imundão, com 50.000 Km de crostas limpo.... Descarbonizar motor que já sujou, só abrindo...

    Mas se o seu motor estiver oK, esta prática serve para evitar acúmulos de sujeira... Fazendo isso vc pode rodar anos sem precisar descarbonizar o sistema de injeção...
    Uma parcela razoável dos aditivos de limpesa que se vende caríssimo por aí são simplesmente um tipo de querosene (mais de 90% do volume) e alguns detergentes / solventes....
    A querosene faz melhor aquilo que a gasolina aditivada promete e não cumpre....

    Para quem não sabe, querosene é um dos melhores produtos para limpeza e remoção de crostas em peças... Só se usa gasolina em oficina "fuleira" (Gasolina=R$ 2,80/litro X Querosene= R$9,00/litro)...

    Eu mesmo utilizo 1 litro de querosene para cada 10 litros de gasolina uma vez por mês.... deixo o tanque com mais ou menos uns 20 litros de gasolina dentro e adiciono o querosene, rodo até o tanque ficar na reserva e abateço normalmente de novo.... Faço isso desde 99, quando cansado com as gastanças, segui o conselho de um amigo e até hoje só tive alegrias...

    Fora colocar em dia mecânica de carro recem comprado, nunca mais precisei descarbonizar motor nem limpar bicos injetores e olha que eu rodo bastante...

    []s

  • #11
    e o melhor de tudo é que funciona ainda melhor nos motores a gasolina injetados...
    Bom saber!

  • #12
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    Pessoal,

    Valeu pelas opniões.
    Podemos chegar a conclusão de que a coisa funciona mesmo.
    Meu mecânico também comentou sobre o assunto e só confirmou o dito pelo Gasoso.
    Vamos aproveitar mais essa dica!

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