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  • #1
    Usuário Avatar de helljr65
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    O que voce acha da opcao de retirar a valvula termostatica num motor diesel. Sei que num motor a gasolina, isso almenta o indice de carbonizaçao do motor.
    Alguem tem problemas com perda de agua em motor diesel?

    OBrigado pelas informaçoes, Maverick

  • #2
    helljr65,

    Ñ tenho informações sobre a retirada da valvula termostacica. Vamos esperar para que o pessoal que tem diesel possa esclarecer suas duvidas.

  • #3
    Citação Postado originalmente por helljr65
    O que voce acha da opcao de retirar a valvula termostatica num motor diesel. Sei que num motor a gasolina, isso almenta o indice de carbonizaçao do motor.
    Alguem tem problemas com perda de agua em motor diesel?

    OBrigado pelas informaçoes, Maverick
    helljr65,

    A válvula termostática tem uma função essencial em qualquer motor. Ela fecha o circuito de arrefecimento dentro do bloco e cabeçote, quando o motor está "frio", impedindo que o líquido circule para o radiador. Desta forma, garante-se um rápido aquecimento do conjunto mecânico. Ao chegar à temperatura limite, pois a válvula é calibrada, ela se abre e permite a passagem do líquido para o radiador, depois de algum tempo alcançando-se o equilíbrio da temperatura limite.

    Caso a válvula seja retirada, aumenta o tempo para que o motor atinja a temperatura ideal, aumentando o consumo de combustível, e o que é pior, aumenta o desgaste do motor. As folgas ideais das partes sujeitas a atrito (anéis, casquilhos, bronzinas, eixos...) só são atingidas com o motor à temperatura de trabalho, acima de 90oC. O fato dos motores modernos trabalharem à altas temperaturas só veio aumentar a sua durabilidade, pois as folgas, como disse, são menores que no passado, reduzindo o desgaste. Desta forma, é altamente desaconselhável a retirada, sendo também inócua no sentido de "refrigerar" o motor, pois este sempre alcancará a temperatura limite.

    Quanto à perda de líquido, tenho uma TD 2000, e não baixa nada. Faça uma inspeção geral no sistema de arrefecimento.

    Abraço.

  • #4

    Re: TDI 2000

    Citação Postado originalmente por helljr65
    Tembem tenho algumas duvidas:
    - Qual a pressao de trabalho da turbina original do TDI? (nao tem no manual). Poderia ser aumentada para ganho de potencia?
    - Daria para adaptar o motor das Besta atuais?
    - Qual outro motor poderia ser usado para se ter mais potencia? (S10, Ranger, Mitsubishi, Toyota)?

    Agradeço a ajuda
    Também não sei a pressão de trabalho do turbo da Sport, mas acho que é no máximo 1bar. Para aumentar essa pressão, só vai mudando a turbina, em regra, turbinas mais leves "enchem" mais cedo, mas também dão menos pressão; as maiores "enchem" mais, dando maior pressão, e também mais potência, mas só em rotações mais elevadas, o que tornaria o motor mais "amarrado" até chegar nesse giro. E retirar maior potência do 2.0 RT Turbo Diesel reduziria sua durabilidade.

    Seria muito difícil adaptar um motor maior na Sportage TD, mas não impossível. A começar pelo cofre do motor, que é muito apertado, depois a adaptação de fixações e por último a transmissão.

    Apenas como exemplo, a diferença de preço da Sportage TD e Ranger do mesmo ano não chega a R$ 7K, uma adaptação desse porte custaria mais que o dobro.

    Abraço.

  • #5
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    Comcordo plenamente com Fernando costa, e já possui um veiculo que haviam feito isso e só me deu problemas até que mandei colocar tudo original e acabou o sofrimento . Uma boa inspeção no sistema de arrefecimento geralmente resolve o problema.

    um abraço.
    GRAND CHEROKEE LIMTED V8 2000 LIFT 6" E MUD 32"

  • #6
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    helljr65,

    Concordo com o Fernando e o jlquimarães. Qualquer adaptação deve ser muito bem planejada e embasada em outras experiências.
    Minha TDI não tem nenhum problema em baixar o nível do radiador.
    Seria interessante você verificar a porcentagem de mistura do líquido de arrefecimento em relação a quantidade de água e fazer uma verificação geral no sistema a procura de possíveis vazamentos.

  • #7
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    Minha Sportage baixava água....sempre 1 litro.
    Eu completava o radiador, e poucos quilometros depois, ou muitos kms, sempre cabia 1 litro.
    Recentemente mandei retirar o motor para trocar os retentores do girabrequim que estavam vazando óleo, e aproveitei para procurar o motivo da falta de água.
    Descobri que o coletor de admissão, no final dele, do lado próximo ao motorista, tem uma passagem de água. É uma ligação entre uma passagem de água pelo bloco e outra passagem, como se fosse uma alça.
    Pois bem, o último parafuso que fixava e coletor, estava meio solto, e com o aquecimento, dilatava e permitia a fuga da água.
    Troquei a junta, reapertei tudo e acabou a fuga de água.

    Pela experiência que já tive com motores, fuga de água podem ser causadas por furos ou falta de aperto nas mangueiras, selo do bloco enferrujados e furados, junta de cabeçote queimada, tampa de radiador com pouca pressão...bom estes são os mais comuns...

  • #8
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    Citação Postado originalmente por helljr65
    O que voce acha da opcao de retirar a valvula termostatica num motor diesel. Sei que num motor a gasolina, isso almenta o indice de carbonizaçao do motor.
    Alguem tem problemas com perda de agua em motor diesel?

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    helljr65

    Não aconselho a retirara a válvula termostática, na 97 ela trancou aberta fazendo com que o motor trabalhasse frio, o resultado foi uma elevação violenta no consumo de gasolina, atualmente na TD que tenho a ventoinha esta travada, tirando o ruido, também não permite que o motor trabalhe na temperatura correta, eu notei um certo aumento de consumo, quanto a perda de água, na 97 não acontecia, mas na atual acontece uma pequena perda, menos de 1 L a cada viagem, acho que é normal.

    Abraço
    Antonio - PU3VAP
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  • #9
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    O que voce acha da opcao de retirar a valvula termostatica num motor diesel. Sei que num motor a gasolina, isso almenta o indice de carbonizaçao do motor.
    Alguem tem problemas com perda de agua em motor diesel?

    OBrigado pelas informaçoes, Maverick
    helljr65

    Não aconselho a retirara a válvula termostática, na 97 ela trancou aberta fazendo com que o motor trabalhasse frio, o resultado foi uma elevação violenta no consumo de gasolina, atualmente na TD que tenho a ventoinha esta travada, tirando o ruido, também não permite que o motor trabalhe na temperatura correta, eu notei um certo aumento de consumo, quanto a perda de água, na 97 não acontecia, mas na atual acontece uma pequena perda, menos de 1 L a cada viagem, acho que é normal.

    Abraço
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  • #10
    Usuário Avatar de jlguimarães
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    Como pode ver helljr65 a maioria converge para o mesmo ponto: Localizar a perda se houver do liquido de arrefecimento , restabelecer o sistema de refrigeração original e correr pro abraço.
    Normalmente as oficinas especializadas em manutenção de radiadores tem experiencia e soluções com um custo menor (preferencialmente as antigas no mercado).
    GRAND CHEROKEE LIMTED V8 2000 LIFT 6" E MUD 32"

  • #11
    Usuário Avatar de helljr65
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    Amigos, muito obrigado pelas dicas. Nao sei ainda que caminho tomar. Acho que a verificaçao do sistema tem e sera feita. Caso nao se resolva, vou tentando. Tirando isso e os defeitos cronicos dos vidros eletricos traseiros, o carro é muito bom mesmo. NAo penso em me desfazer.

    Abraço e continuem me mandando dicas para onde verificar os problemas

  • #12
    Ainda sobre o aumento de potência da Sport TD,

    Acho que dá para fazer como os donos de Ranger e S10, que modificam a vazão da bomba e a regulagem da válvula de alívio de pressão do turbo (waste-gate), só que não tenho notícia de alguém que tenha feito na Sportage.

    Abraço.

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