x
Convex Datacenter
Página 10 de 273 PrimeiroPrimeiro 123456789101112131415161718192060110 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 109 a 120 de 3266

helljr65,

Ñ tenho informações sobre a retirada da valvula termostacica. Vamos esperar para que o pessoal que tem diesel possa esclarecer suas duvidas.

Citação Postado originalmente por helljr65
    O que voce acha da opcao de retirar a valvula termostatica num motor diesel. Sei que num motor a gasolina, isso almenta o indice de carbonizaçao do motor.
    Alguem tem problemas com perda de agua em motor diesel?

OBrigado pelas informaçoes, Maverick
    helljr65,

A válvula termostática tem uma função essencial em qualquer motor. Ela fecha o circuito de arrefecimento dentro do bloco e cabeçote, quando o motor está "frio", impedindo que o líquido circule para o radiador. Desta forma, garante-se um rápido aquecimento do conjunto mecânico. Ao chegar à temperatura limite, pois a válvula é calibrada, ela se abre e permite a passagem do líquido para o radiador, depois de algum tempo alcançando-se o equilíbrio da temperatura limite.

Caso a válvula seja retirada, aumenta o tempo para que o motor atinja a temperatura ideal, aumentando o consumo de combustível, e o que é pior, aumenta o desgaste do motor. As folgas ideais das partes sujeitas a atrito (anéis, casquilhos, bronzinas, eixos...) só são atingidas com o motor à temperatura de trabalho, acima de 90oC. O fato dos motores modernos trabalharem à altas temperaturas só veio aumentar a sua durabilidade, pois as folgas, como disse, são menores que no passado, reduzindo o desgaste. Desta forma, é altamente desaconselhável a retirada, sendo também inócua no sentido de "refrigerar" o motor, pois este sempre alcancará a temperatura limite.

Quanto à perda de líquido, tenho uma TD 2000, e não baixa nada. Faça uma inspeção geral no sistema de arrefecimento.

Abraço.

Re: TDI 2000

Tembem tenho algumas duvidas:
    - Qual a pressao de trabalho da turbina original do TDI? (nao tem no manual). Poderia ser aumentada para ganho de potencia?
    - Daria para adaptar o motor das Besta atuais?
    - Qual outro motor poderia ser usado para se ter mais potencia? (S10, Ranger, Mitsubishi, Toyota)?

Agradeço a ajuda
    Também não sei a pressão de trabalho do turbo da Sport, mas acho que é no máximo 1bar. Para aumentar essa pressão, só vai mudando a turbina, em regra, turbinas mais leves "enchem" mais cedo, mas também dão menos pressão; as maiores "enchem" mais, dando maior pressão, e também mais potência, mas só em rotações mais elevadas, o que tornaria o motor mais "amarrado" até chegar nesse giro. E retirar maior potência do 2.0 RT Turbo Diesel reduziria sua durabilidade.

Seria muito difícil adaptar um motor maior na Sportage TD, mas não impossível. A começar pelo cofre do motor, que é muito apertado, depois a adaptação de fixações e por último a transmissão.

Apenas como exemplo, a diferença de preço da Sportage TD e Ranger do mesmo ano não chega a R$ 7K, uma adaptação desse porte custaria mais que o dobro.

Abraço.

Usuário Avatar de jlguimarães
    Entrada
    07/06/2005
    Local
    Mossoró/RN
    Agradecimentos: 2
    Comcordo plenamente com Fernando costa, e já possui um veiculo que haviam feito isso e só me deu problemas até que mandei colocar tudo original e acabou o sofrimento . Uma boa inspeção no sistema de arrefecimento geralmente resolve o problema.

um abraço.
    GRAND CHEROKEE LIMTED V8 2000 LIFT 6" E MUD 32"

Usuário
    Entrada
    24/11/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    helljr65,

Concordo com o Fernando e o jlquimarães. Qualquer adaptação deve ser muito bem planejada e embasada em outras experiências.
    Minha TDI não tem nenhum problema em baixar o nível do radiador.
    Seria interessante você verificar a porcentagem de mistura do líquido de arrefecimento em relação a quantidade de água e fazer uma verificação geral no sistema a procura de possíveis vazamentos.

Usuário
    Entrada
    11/12/2005
    Minha Sportage baixava água....sempre 1 litro.
    Eu completava o radiador, e poucos quilometros depois, ou muitos kms, sempre cabia 1 litro.
    Recentemente mandei retirar o motor para trocar os retentores do girabrequim que estavam vazando óleo, e aproveitei para procurar o motivo da falta de água.
    Descobri que o coletor de admissão, no final dele, do lado próximo ao motorista, tem uma passagem de água. É uma ligação entre uma passagem de água pelo bloco e outra passagem, como se fosse uma alça.
    Pois bem, o último parafuso que fixava e coletor, estava meio solto, e com o aquecimento, dilatava e permitia a fuga da água.
    Troquei a junta, reapertei tudo e acabou a fuga de água.

Pela experiência que já tive com motores, fuga de água podem ser causadas por furos ou falta de aperto nas mangueiras, selo do bloco enferrujados e furados, junta de cabeçote queimada, tampa de radiador com pouca pressão...bom estes são os mais comuns...

Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Agradecimentos: 5
    O que voce acha da opcao de retirar a valvula termostatica num motor diesel. Sei que num motor a gasolina, isso almenta o indice de carbonizaçao do motor.

helljr65

Não aconselho a retirara a válvula termostática, na 97 ela trancou aberta fazendo com que o motor trabalhasse frio, o resultado foi uma elevação violenta no consumo de gasolina, atualmente na TD que tenho a ventoinha esta travada, tirando o ruido, também não permite que o motor trabalhe na temperatura correta, eu notei um certo aumento de consumo, quanto a perda de água, na 97 não acontecia, mas na atual acontece uma pequena perda, menos de 1 L a cada viagem, acho que é normal.

Abraço
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Agradecimentos: 5

helljr65

Não aconselho a retirara a válvula termostática, na 97 ela trancou aberta fazendo com que o motor trabalhasse frio, o resultado foi uma elevação violenta no consumo de gasolina, atualmente na TD que tenho a ventoinha esta travada, tirando o ruido, também não permite que o motor trabalhe na temperatura correta, eu notei um certo aumento de consumo, quanto a perda de água, na 97 não acontecia, mas na atual acontece uma pequena perda, menos de 1 L a cada viagem, acho que é normal.

Abraço
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

Entrada
    07/06/2005
    Local
    Mossoró/RN
    Como pode ver helljr65 a maioria converge para o mesmo ponto: Localizar a perda se houver do liquido de arrefecimento , restabelecer o sistema de refrigeração original e correr pro abraço.
    Normalmente as oficinas especializadas em manutenção de radiadores tem experiencia e soluções com um custo menor (preferencialmente as antigas no mercado).

Usuário Avatar de helljr65
    Entrada
    16/05/2006
    Amigos, muito obrigado pelas dicas. Nao sei ainda que caminho tomar. Acho que a verificaçao do sistema tem e sera feita. Caso nao se resolva, vou tentando. Tirando isso e os defeitos cronicos dos vidros eletricos traseiros, o carro é muito bom mesmo. NAo penso em me desfazer.

Abraço e continuem me mandando dicas para onde verificar os problemas

Ainda sobre o aumento de potência da Sport TD,

Acho que dá para fazer como os donos de Ranger e S10, que modificam a vazão da bomba e a regulagem da válvula de alívio de pressão do turbo (waste-gate), só que não tenho notícia de alguém que tenha feito na Sportage.

Abraço.

Entrada
    07/06/2005
    Local
    Mossoró/RN
    Fernado Costa ai em fortaleza a galera mexe nos troller pra andar mais sem alterar muita coisa da uma consultada com esse pessoal que derrepente tem alguma coisa que possa servir na sport.
    Os novos motores da sport estão utilizando o sistema de injeção de alta pressão quem sabe?

Abraços.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem