x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    26/09/2016
    Local
    Guarapari/ES
    Agradecimentos: 0

Estou olhando algumas kia Sportage para comprar. Será meu primeiro 4x4. Escolhi a sportage por gostar do estilo dela, por ela ser um carro que posso usar para viagens com a família e pelo fato do preço ser mais acessível. Gostaria da opnião dos colegas para saber se estou no caminho certo optando pela sportage do ano 1998 a 2001 (que são os anos que estou olhando) a gasolina. Pois me falaram que a sportage a diesel tem uma manutenção mais cara e mais complexa.

Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por Vinni Hoffman Ver Post
    Estou olhando algumas kia Sportage para comprar. Será meu primeiro 4x4. Escolhi a sportage por gostar do estilo dela, por ela ser um carro que posso usar para viagens com a família e pelo fato do preço ser mais acessível. Gostaria da opnião dos colegas para saber se estou no caminho certo optando pela sportage do ano 1998 a 2001 (que são os anos que estou olhando) a gasolina. Pois me falaram que a sportage a diesel tem uma manutenção mais cara e mais complexa.
    Vinni, seja bem vindo ao 4x4 brasil.

Boa escolha eu gosto muito da viatura, contudo, queria dizer que as diesel não são mais complexas que as gasolinas no quesito manutenção, na verdade são similares na complexidade o que muda um pouco é o custo dela, pois, todo viatura a diesel é mais cara da mesma forma que a gasolina consome mais.

A questão é que as diesel geralmente tem ótimos ou péssimos donos, eu mesmo encontrei infelizmente o péssimo dono e penei com a minha um pouco, agora estabilizou e vamos aos poucos.

O que posso dizer é que é um carro muito robusto em sua concepção, foi vencedor do rally dos sertões em 1997 e 1998. Da uma olhada no link abaixo.

Dupla campeã e Jean Azevedo dão show no Dunas Race Day - Webventure - A vida ao ar livre

Outra questão que observo é que o veiculo ficou mal falado, pois, muitos donos simplesmente não sabem como trata-lo e os mecânicos pior ainda, da mesma forma que as L200, GV2 e Tracker com motor mazda e Peugeot e por ai vai.

Bom, não posso falar muito das gasolinas, pois não conheço, deixo essa parte para os entendidos do modelo. Procure com calma e com certeza você encontra a que lhe atende...

Abs e boa sorte.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

Usuário
    Entrada
    18/08/2014
    Local
    Porto Alegre/RS
    Sempre ouvi e li coisa horríveis sobre a Sportage... mas como já tive tudo que é "chaleira" a diesel que existe, passei alguns perrengues em estradas e trilhas, comprei a Sportage sem medo.

Conclusão? Um veículo a Diesel como qualquer outro!!!

Dizem que ferve e enche o saco... Se pesquisar na internet vai ver TUDO QUE É CARRO com queixas de aquecimento e fervendo... Desde BMW até GOL!!!

Quando comprei ela, voltei rodando para casa um percurso de 350km, a quinta marcha roncava, cheguei em casa e já embarquei pra outra viagem de mais 400km. Então a caixa começou a roncar demais, em todas as marchas. Parei no posto e fui olhar o óleo da caixa... NINGUÉM EM CASA!!!

Coloquei um 75w90 GL5 com Militec e até hoje rodando feliz da vida!!!

Realemnte o jipinho é um tanque de guerra, NUNCA me deixou na mão!!! Motor com 250.000 imaculado, trocas de óleo a cada 5.000 junto com os filtros e a cada 10.000km um frasco de Militec.

Abraço a todos

Usuário Avatar de rDuran
    Entrada
    17/09/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Dr_Marcus Ver Post
    Sempre ouvi e li coisa horríveis sobre a Sportage... mas como já tive tudo que é "chaleira" a diesel que existe, passei alguns perrengues em estradas e trilhas, comprei a Sportage sem medo.

Conclusão? Um veículo a Diesel como qualquer outro!!!

Dizem que ferve e enche o saco... Se pesquisar na internet vai ver TUDO QUE É CARRO com queixas de aquecimento e fervendo... Desde BMW até GOL!!!

Quando comprei ela, voltei rodando para casa um percurso de 350km, a quinta marcha roncava, cheguei em casa e já embarquei pra outra viagem de mais 400km. Então a caixa começou a roncar demais, em todas as marchas. Parei no posto e fui olhar o óleo da caixa... NINGUÉM EM CASA!!!

Coloquei um 75w90 GL5 com Militec e até hoje rodando feliz da vida!!!

Realemnte o jipinho é um tanque de guerra, NUNCA me deixou na mão!!! Motor com 250.000 imaculado, trocas de óleo a cada 5.000 junto com os filtros e a cada 10.000km um frasco de Militec.

Abraço a todos
    Não se pode usar óleo especificação GL5 na caixa de tração, e nem na caixa de cambio da sportage... O correto é somente GL4,
    o gl5 ataca os sincronizados que são feitos de metais amarelos.
    Sportage 2000/2001 Motor Toyota 3L 2.8TD
    SAS DANA44 - Bloqueio Traseiro/Dianteiro Micromaq - C/P 5.38 - Guincho mecânico
    [|___\==KIA==/___|]

Usuário
    Entrada
    18/08/2014
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por rDuran Ver Post
    Não se pode usar óleo especificação GL5 na caixa de tração, e nem na caixa de cambio da sportage... O correto é somente GL4,
    o gl5 ataca os sincronizados que são feitos de metais amarelos.
    GL5 na caixa e GL4 na transferência!!! Vide manual...

Fui atras da diferença entre eles, já que o GL5 é bem mais caro, e Faz sentido a recomendação da KIA, pois:

GL5 para pancadas (quando tira o pé do acelerador e coloca denovo) e veículos pesados. GL4 veículos de passeio, alto torque e baixa rotação ou vice-versa (caixa de transferência)

Conforme site da Petrobrás:

22. Em relação a óleos para caixas de câmbio de automóveis, qual a diferença entre as especificações API GL-4 e GL-5? Existe algum problema em se usar o GL-5 em vez de GL-4?A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de carros de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa. O produto da BR para esta aplicação é o Lubrax TRM-4. Já a especificação API GL-5 é designada também para engrenagens hipóides, operando sob condições de alta velocidade e cargas instantâneas (choque), situação encontrada em caixas de mudanças de caminhões e em eixos traseiros (diferenciais). Os produtos BR para esta aplicação são o Lubrax GL-5 e o Lubrax TRM-5, entre outros. A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão em vez do GL-4 irá gerar problemas de engate e “arranhamento” durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças. Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas.

Abraço
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    18/08/2014
    Local
    Porto Alegre/RS
    Tabela de lubrificação do manual da Sportage:

-manual-8-3.jpg

Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 57

-manual-8-3.jpg

Dr Marcus,

Boa tarde

Você por acaso tem o manual de serviço da SPTG completo?

grato,
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

Usuário Avatar de rDuran
    Entrada
    17/09/2011
    Local
    Curitiba/PR

-manual-8-3.jpg

Vai por mim esse manual está errado.
    A caixa em sincronizados com metais amarelos, NÃO PODE USAR GL5, eu tenho a versão nova deste manual da sportage, e no cambio e na caixa de tração diz GL4

GL5 somente nos diferenciais.

Se continuar usando gl5 logo você você vai precisar trocar os anéis sincronizados da caixa.

A diferença de preço do GL4 pro GL5 é irrisória, aqui eu pago 14 reais o gl4, e 12 o gl5, o gl4 75w90 é dificil achar, só a ipiranga ainda vende chamado de ipigerol.
    [|___\==KIA==/___|]

Usuário
    Entrada
    18/08/2014
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por rDuran Ver Post
    Vai por mim esse manual está errado.
    A caixa em sincronizados com metais amarelos, NÃO PODE USAR GL5, eu tenho a versão nova deste manual da sportage, e no cambio e na caixa de tração diz GL4

GL5 somente nos diferenciais.

Se continuar usando gl5 logo você você vai precisar trocar os anéis sincronizados da caixa.

A diferença de preço do GL4 pro GL5 é irrisória, aqui eu pago 14 reais o gl4, e 12 o gl5, o gl4 75w90 é dificil achar, só a ipiranga ainda vende chamado de ipigerol.

Vish... Vou verificar isso entao...

Por aqui o GL5 ta 38 Reais o litro (BR GOLD) e o GL4 ta 19, tambem da BR.

Enchi hoje com GL5, vou trocar entao.

Valeu pela dica... Abraço

Usuário Avatar de cegandrade
    Entrada
    04/10/2010
    Local
    Casimiro de Abreu/RJ
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Vinicius Mattos Ver Post
    Amigos, boa noite!

Estou precisando de ajuda, depois de mais de um ano gastando muito dinheiro e passando por três oficinas mecânicas diferente, resolvi eu mesmo concertar minha viatura, mas como o carro foi muito mexido e montado diversas vezes estava tudo bagunçado e não funcionava, desmontei tudo e arrumei olhando fotos no google a viatura funcionou mas está com entrada de ar falsa, não sei para onde vai a mangueira que sai do coletor da admissão como destacada na fotoAnexo 536459 são duas saídas para mangueira uma está indo para o lado do motorista ao lado do servo freio, acredito que ia para a roda livre ma a outra não sei para onde vai.
    Tem uma peça que não sei o que é ou se vai presa no motor ou na carroceria Anexo 536463.
    E por ultimo a viatura está sem o sensor de detonação, gostaria de saber se do uno ou outro carro serve.
    Obrigado a todos.
    Bom dia, a entrada de ar falsa deixa todo o sistema maluco então vede tudo. Sobre o sensor de rotação a minha quebrou e o funcionamento fica horrível e consegui comprar em loja, coisa rara aqui no rio, mais no mercado livre vc acha e não é tao caro.
    Carlos Eduardo - Casimiro de Abreu - RJ
    Sportage Grand 99 Gas/GNV (Sem Tração) - Gaiola VW 1.6 Caranguejeira (Preparando)

Usuário Avatar de rDuran
    Entrada
    17/09/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Vish... Vou verificar isso entao...

Por aqui o GL5 ta 38 Reais o litro (BR GOLD) e o GL4 ta 19, tambem da BR.

Enchi hoje com GL5, vou trocar entao.

Valeu pela dica... Abraço

Se for trocar não jogue o GL5 fora, ainda mais que está misturado com o militec, guarde para por nos diferenciais futuramente.
    [|___\==KIA==/___|]

Usuário
    Entrada
    13/11/2013
    Local
    campinas/SP
    Citação Postado originalmente por cegandrade Ver Post
    Bom dia, a entrada de ar falsa deixa todo o sistema maluco então vede tudo. Sobre o sensor de rotação a minha quebrou e o funcionamento fica horrível e consegui comprar em loja, coisa rara aqui no rio, mais no mercado livre vc acha e não é tao caro.
    Amigo na foto 2 a peça e o Condensador e só parafusar ele na carcaça do motor, por essa orelhinha em U

a outra foto mostra o conector para mangueira de vaco que vai para reservatório de vaco da roda livre (4x4)

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem