Postado originalmente por
mfdomingues
Gilvan, o custo para retificar a turbina é próximo a isto mesmo, claro que depende muito da relação de peças e da disponibilidade de mecânicos próximos na sua região (agora um amigo foi retificar a turbina da SW4 que estava com o mesmo problemas, meu amigo, pelo amor de Deus é mais que o dobro da nossa).
A questão na turbina não é somente folga, tem mais itens para checar, como empeno do eixo, retentores etc, bom isto imagino que quem seja especializado no assunto saberá melhor que eu.
Quanto a temperatura esta "ok" não confie no medidor original da viatura, o meu não saia do pondo "normal" (1 mm abaixo do meio) mas quando colocamos o auxiliar e medimos com o termômetro vejo que estava tudo anormal, a temperatura não chega ao ponto correto e baixa muito fácil quando em dias frios e estrada (retas e descidas).
Óleo em excesso na turbina não é normal, fato.
Instale um medidor de temperatura auxiliar (nem que seja provisório para ter certeza do que possa estar acontecendo no motor), para isto siga as instruções aqui do fórum.
Instalei também um manômetro para pressão da turbina e outro para pressão do óleo, onde descobrir que minha turbina não está atingindo o 0,85 BAR de pressão que deveria, chegando no máximo a 0,7 e qualquer coisa, mais um sinal que a turbina está com problemas.
Quanto a performance para ventoinha elétrica não sei lhe dizer se é melhor, igual ou inferior a mecânica, ainda mais para motores que atingem altas temperaturas como os nossos, você usou a original, ou substituiu por uma mais "parruda"?
Vi pessoas que fizeram adaptações de ventoinhas elétricas (em outros modelos) e não ficou 100% em alguns casos quando o motor estava muito quente ela não conseguia dar conta e a temperatura subia mesmo ao limite e quando o motor não estava muito quente ela atuava tão forte que jogava a temperatura abaixo, acho (puro achismo) que o fato se da pela ventoinha elétrica atuarem regime único, enquanto a mecânica atua de acordo com a temperatura do motor. Mas depois posta aqui suas percepções para temos mais fontes de comparação.
Conseguiu monitorar o quanto ela baixa de óleo com essa "queima" que está acontecendo?