Eu tb achei estranho o lance da luz de teto, mas reproduzí aqui o procedimento que ví num forum gringo, fiz e funcionou. Afinal, não creio q a luz de teto tenha qualquer ligação com o PCM. Deve ser isso mesmo que o André falou mas com o cabo da bateria desligado como observou o lleonel.
Então acho q um modo consistente de resetar a memória adaptativa do PCM seja:
1- desconecte o positivo da bateria
2- deixe o cabo do positivo "aterrado" por 1 min (carcaça do AC ou bloco do motor, não o negativo da bateria)
3- ligue a luz de teto (não vai acender obviamente) e desligue após alguns segundos
4- reconecte o positivo da bateria
5- gire a chave até a posição ON, mas sem dar partida, e deixe assim por 2 minutos
6- gire a chave até a posição OFF
O fato é que essa troca do TPS resolveu meu problema da aceleração variando na lenta. Mas não posso deixar de imaginar: se eu tivesse resetado a memória adaptativa sem trocar o TPS, resolveria? Anyway to com a peça nova no lugar, mas guardei a velha. Estou contando 50 partidas, rodo só na gasolina até chegar lá.
Estou chegando na KM de trocar óleo do motor e filtro. Então pergunto:
- qual o melhor óleo? 10W40 mineral? na última troca o mecanico colocou semi-sintético...
- qual o melhor filtro?
Abraço