Postado originalmente por
jeb
Colega, estou com o meu há 2 anos e inicialmente eu utilizava 38 nos 4, isso quando eu estava com os originais Scorpion Verde. Agora estou com o Michelin LTX Force. Hoje, normalmente utilizo 36 nos 4 para o dia a dia. O meu é um Sport, portanto é aro 16.
MAS....
Com o passar do tempo, comecei a analisar esse negócio de calibragem, pois o meu Renegade vem com monitoramento dos pneus TPMS (aquele que mostra a pressão dos 4 pneus).
Já é sabido que a pressão aumenta quanto mais quente for o asfalto e vi que isso influencia muito na pressão final. Mas, não sabia que as variações fossem tão fortes. Normalmente pode variar de 3 a 4 psi, para cima ou para baixo, conforme a temperatura. Chuva também abaixa a pressão em torno de 1 psi.
Por exemplo, houve uma situação em que calibrei 36 psi na temperatura de 26 graus. Chegando em um lugar mais frio (em torno de 15 graus externo), caiu para 33 psi. Em uma outra situação (Nordeste) calibrei a 28 psi. Durante o dia, no rodar, a temperatura externa chegou em torno de 40 graus.... os pneus foi para 40-41 psi!!!
Eu tenho bomba pneumática da Black e Decker no carro e, com isso, não uso em postos que são muito descalibrados. Então, conforme o tipo de viagem e clima, eu calibro os pneus.
J.