Obrigado por compartilhar conosco esse respeitável trabalho de mestrado e pelo excelente resuminho ilustrando os tópicos que você achou interessantes ... fui agraciado com a grata oportunidade de aprender mais algumas coisas e firmar o entendimento de outras ... valeu, mesmo!!!!
Quanto à limpeza do tanque ... apenas para constar ... você relatou exatamente a mesma coisa que o chefe de manutenção da css falou para mim. Eu queria fazer a limpeza agora (com apenas 48.000 kms), mas, considerando: a baixa quilometragem do meu veículo; que eu abasteço só em posto de grande rotatividade de S10; que ando com o tanque sempre cheio; que tenho consumido pelo menos 1 (um) tanque de combustível por mês; que coloco aditivo para limpeza de bicos e do sistema em cada revisão; que nas revisões tem-se observado o filtro de combustível razoavelmente limpo e sem resíduos de água; que tenho colocado um aditivo que, pressupostamente, melhora a lubricidade do S10 e inibe o desenvolvimento de fungos e bactérias (essa adição é mais a título de "desencargo de consciência" mesmo, porque, por enquanto, a gente não pode afirmar que estes aditivos efetivamente contribuem com alguma coisa, ou não, eis que a ANP não atesta as qualidades destes produtos quanto a melhoria de lubricidade ou inibição de desenvolvimento de fungos/bactérias nos tanques) ... ele me recomendou, como medida preventiva, fazer a limpeza de tanque e de sua linha a cada 100.000 kms e manter, na medida do possível, a mesma postura que venho adotando.
Forte abraço.