Entendo esse tipo de condução e apesar de longe da faixa vermelha eu particularmente acho 3500rpm uma rotação bem elevada para um motor Diesel.
Usando apenas minha suposição acho que a eletrônica estava agindo justamente para que vc não tivesse perda de tração ao entrar na curva com rotação alta, pois isso poderia causar understeer (sair de frente) uma vez que em condições normais o carro é tração dianteira.
Fiquei curioso para entender melhor isso pois pode ter relação com esse regime de trabalho (rpm). Quando vc seleciona na alavanca automaticamente o led verde sai da posição "D" e vai para + e -, certo? Quando a sua supostamente volta para o automático como ficam esses leds? Se ficar andando entre 2000 e 3000rpm o mesmo comportamento também ocorre?
Eventualmente preciso acelerar um pouco mais forte para fazer uma ultrapassagem e sempre utilizei somente as aletas atrás do volante, a única coisa que me incomoda é o fato do cambio voltar para automático rápido demais (acho que não dá 5 segundos), acabei me acostumando a tirar de fato a alavanca do D para manual nessas situações e voltar depois, mas como disse anteriormente raramente passo dos 3000~3250rpm mesmo nessas situações. Quando puder vou fazer uns testes na minha para observar o comportamento.
Sobre o aumento de giro na 4ª marcha (na verdade entre a 4ª e a 5ª), essa é uma característica do cambio ZF pois ele precisa sincronizar (dog clutch), o mesmo comportamento é observado entre a 7 e 8ª marchas também.
O rádio não posso opinar muito pois felizmente me livrei dessa droga (iPhone) há muitos anos, utilizo o celular apenas por Bluetooth e funciona muito bem.
Na Argentina além de não necessitar comprar um carro à diesel para ter tração 4x4 ainda há como opção o modelo 2.4 à gasolina. Não conheço o mercado uruguaio mas suponho que seja similar.
Abraços,
Eduardo.