Postado originalmente por
André de Jesus Silva
Fala Válter. Foi a conclusão que cheguei em relação ao 225/75R16, principalmente se for usado em lama grossa ou barro encharcado. Por isso, preferi o 225/70. A diferença de altura é em torno de apenas 1 cm.
O problema de altura do RN é acentuado no eixo dianteiro, onde a altura livre do solo é de apenas 20 cms a partir do peito de aço com os pneus 225/70 R16 com o carro estacionado e vazio. Com os originais a altura deve ficar em torno de apenas 18 cms.
No eixo traseiro, a altura é razoável com o 225/70, cerca de 23 cms com o carro estacionado e vazio, a partir do cano de descarga.
Conclusão: não tem jeito mesmo, com o carro carregado e em movimento vai bater ou raspar na altura do peito de aço em pequenas erosões, o que já ocorreu comigo. Para complicar ainda mais, o peito de aço não protege a malha da descarga na parte dianteira, uma vez que ficam na mesma altura e o centro do peito de aço é vazado.
Portanto, já estou convencido da necessidade de usar um kit para levantar a suspensão. Atualmente, só existe um lift fabricado no USA e custa em torno de 400$ sem as taxas e frete.