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Jeep Grand Cherokee Laredo V8 5.2 1995 - Recuperação

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  • 01/04/2013, 21:18
    Enrico SP
    Citação:

    Postado originalmente por VGraf Ver Post
    Pra mudar dei uma enroscada tbm dessa 2º vez, é la em avatar (no painel de controle), e nao foto do perfil se nao me engano.
    Qlqr V8 da uma pesada mesmo, e a gasola aki pra ajudar é cara e de pessima qualidade.

    Já fiz de tudo mas não vai, o jeito é ficar com essa foto mesmo...quanto ao consumo enquanto usava a Cheroka só para viajar e muito de vez em quando na cidade ok mas fica proibitivo (pelo menos para meu bolso) rodar de 50 a 100 km por dia!
  • 01/04/2013, 21:20
    Enrico SP
    Citação:

    Postado originalmente por Fabiano Klug Ver Post
    Olá Enrico, ja até fiz proposta na sua Cherokee no ML com meu Camry, mas por hora penso em ficar com meu Toyota.

    Acabo de receber a Cherokee da oficina, freio de mão ficou perfeito, foi adaptado com sucesso as lonas de freio do Gol, agora ela freia apenas no primeiro clique da alavanca.

    Sobre o EGR/Canister era paenas uma mangueira solta, a descepção foi mesmo as pontas de eixo que vão comer mais um pouco da mesma mão de obra de hoje, esta revisão completa deu 250 reais.

    Achei um vendedor no ML do RJ que tem as duas pontas de eixo de uma Laredo 1995 V8, o anuncio diz 450 reais, ja perguntei se é apenas uma ou as duas, é frustrante, mas mais de 450 reais nas duas é ridiculo de se pagar por tal peça.

    troca por Camry? não estou lembrado...lona de freio na Grand Cherokee?? pensei que todas fossem disco nas 4!
  • 01/04/2013, 21:58
    VGraf
    Citação:

    Postado originalmente por Enrico SP Ver Post
    troca por Camry? não estou lembrado...lona de freio na Grand Cherokee?? pensei que todas fossem disco nas 4!

    Acho que a lona é apenas do freio de mao
  • 02/04/2013, 09:05
    Fabiano Klug
    Sim, as lonas de freio são apenas para fazer o trabalho do freio de mão, ela tem disco nas 4 rodas, ficou perfeito.
    Recebi retorno do vendedor dos semi-eixos traseiros, 450 reais cada uma e ele só tem uma ainda, que naba, acho absurdo pagar mais de 500 reais para um jogo deste tipo de peças usadas.

    Sobre minha proposta ao Enrico, havia feito uma oferta de troca na chave na sua 5.9 com meu Camry XLE V6 1995, que atualmente esta na revisão pra resolver o sumiço de agua no motor, mas creio que iremos ficar com o Camry pois ele ainda é mais economico que a 5.2 deste topico, estamos rodando em media 100 reais por semana com ela e talvez ela esteja fazendo uns 200km com 100 reais pois andamos muito dentro da cidade, ja com o Camry mesmo tendo quase 190cv ele me faz media de 8 na cidade, o que num final de mes da uma diferença boa.
  • 02/04/2013, 09:49
    VGraf
    Fabiano, sabe me dizer que modelo de Gol é esse que serviu as lonas do freio de mao?
  • 02/04/2013, 10:15
    Fabiano Klug
    Bom pessoal, devolta aos relatorios, chamo essa etapa de 8º Passo - Remontar e melhoramentos.

    Como ja havia recebido os amortecedores da tampa traseira, antes de recomeçar a remontar todos plasticos do interior, instalei os liftgate support para evitar possiveis acidentes que quase causaram algo grave na minha filha menor como se pode ver o cabo de vassoura na foto abaixo:

    http://i.imgur.com/8Q1DR6V.jpg

    Comecei a desmontar um lado dos suportes e ja me deparei com os primeiros problemas de não possuir uma linha vasta de ferramentaria, o parafuso que vai parafusado na tampa é estranhamente estranha, como da para ver na foto abaixo:

    http://i.imgur.com/y8FFFGs.jpg

    Como somos brasileiros nada de desespero, basta achar alguma coisa pra fazer a vez do parafuso e achei um adaptador de chave Allen justamente sobre uma chave Allen para conseguir fazer a remoção do parafuso:

    http://i.imgur.com/dFk7MPF.jpg

    Depois deste grande pequeno problema, comecei a soltar o suporte pela parte de baixo, onde vai o Ball Join no carro, precisa remover uma presilha que é facilmente feito com os dedos mesmo, mas depois é preciso de uma chave de bico preferencialmente para puxar ela para cima, mas tome cuidado, no meu caso um laod se soltou sozinho e o outro lado tive de fazer força:

    http://i.imgur.com/PulGPf7.jpg

    http://i.imgur.com/WBokYzw.jpg

    Depois de removido, para efeitos de comparação, um suporte novo e outro velho, me impressiona que o velho fora do seu lugar tem ainda tanta força que é quase impossivel de com as mãos tentar pressionar a aste para dentro:

    http://i.imgur.com/kGSKve6.jpg

    Uma foto do primeiro suporte preso e pronto, as instruções na caixa avisam que sempre se deve trocar essa peça aos pares nunca apenas uma, foi o que fizemos também, porem achei incrivel que um apenas ja tem força suficiente para levantar a tampa sozinha:

    http://i.imgur.com/sdwytiX.jpg

    Depois dos dois instalados(que me consumiu algo por volta de 3 horas para trocar os dois, mas que, se tivesse a pratica e as ferramentas seria 30 minutos para executar tal serviço) comecei a reinstalar as peças plasticas no carro:

    http://i.imgur.com/qY3m1fJ.jpg

    http://i.imgur.com/yjRUrMz.jpg

    Essa parte do carpete na lateral esquerda esta praticamente uns 50% descolada, recorri ao famoso SuperBond, nunca usei tal cola de uma forma tão depravada, literalmente escorria pelo plastico a cola, mas depois de alguns minutos ficou bem fixo e com este resultado:

    http://i.imgur.com/Td3v46o.jpg

    Na fase final do remonte o que mais me aparvorava era o console do teto, pois precisava remontar todo ele, ja que eu desmontei praticamente tudo, e como usa muito plastico, muita pedaceira de plastico quebrado, salve SuperBond porem na parte traseira do console onde existe um par de lampadas de leitura, não teve jeito, tive de furar plastico fora a fora e atravessar parafusos com porquinhas, nas fotos eu utilizei o que tinha no momento, mas domingo passado na casa do meu cunhado troquei eles por parafusos mais curtos e mais bonitos:

    http://i.imgur.com/sUZOvyN.jpg

    http://i.imgur.com/bBwj5tO.jpg

    http://i.imgur.com/vZC270B.jpg

    http://i.imgur.com/guAbDMR.jpg

    http://i.imgur.com/GAvqqfq.jpg

    http://i.imgur.com/m8rHgGe.jpg

    http://i.imgur.com/kxDoG5a.jpg

    http://i.imgur.com/Xusiiff.jpg
  • 02/04/2013, 10:15
    Fabiano Klug
    Agora a parte que mais me deu medo de executar e mais anciedade, os farois, creio que era para ser feito naquele dia pois ao tocar na lente ela lieramente caiu no chão, descolou toda massa de vedação, resecada mas assutador mesmo foi ver o espelho por dentro, os dois lados estavam iguais:

    http://i.imgur.com/in8UR4V.jpg

    http://i.imgur.com/jfnbDqJ.jpg

    Depois do faro removido, que é literalmente puxar ele para fora, ou melhor arrancar ele do local, ele tem 3 pontos em que fica preso, dois regulaveis e um fixo, o farol estava completamente sem regulagem para nenhum lado, isso para ambos os lados, tudo travado, então notei que é bem facil remover os pinos de regulagem e fazer uma lubrificação:

    Com um alicate voce gira a precilha branca para um dos lados:

    http://i.imgur.com/HXq6vBF.jpg

    Puxa com a mão que ele sai bem facil, e começa a seção lubrificação que neste caso eu usei graxa branca em spay, compravel em auto-peças:

    http://i.imgur.com/9LqDUjH.jpg

    Com uma Chave Allen voce gira levemente para os lados e vai tocando lubrificante até começar a se soltar:

    http://i.imgur.com/ZkMMe2V.jpg

    http://i.imgur.com/23j7uvc.jpg

    Depois de certeza que ficou bem solto e giravel, é só recolocar novamente com bastente graxa de qualquer natureza devolta ao lugar e refixar denovo com o alicate da foto inicial:

    http://i.imgur.com/erYAnp6.jpg

    Como estavamos com anomalia no EGR/Canister olhei no manual que tal equipamento esta debaixo do farol esquerdo, lado do motorista, tirei umas fotos para notarem onde ele fica, na revisão de ontem foi resolvido a questão onde era apenas uma mangueira solta, devolta ao local e luz apagada:

    http://i.imgur.com/mYA4Lnd.jpg

    http://i.imgur.com/ZijwAGl.jpg

    Com os dois farois instalados depois uma pequena interveção de SuperBond nas presilhas que vieram junto com o farol para não criar nenhum tipo de folga e trepidação, ficou razoavelmente alinhado, era uma das minhas preocupações, que o alinhamento não ficasse como o original, deu para regular e ficou aceitavel:

    http://i.imgur.com/TBMGo3S.jpg

    Lembrando que não teria conseguido efetuar o serviço se ajuda da minha equipe:

    http://i.imgur.com/2fYHLHU.jpg

    Depois de tudo remontado:

    http://i.imgur.com/Dd7z7FC.jpg

    http://i.imgur.com/U9AEqUB.jpg

    A se notar que, que for fazer tal melhoria, aconselho trocar os piscas igualmente, pois deu pequena diferença de cor, denunciando que o farol é novo e o resto é velho.

    Depois disto, havia de resolver a questão do espelho, em manobra na minha casa em Pomerode, o espelho encostou no portão de leve e estourou uma das molas que prende o retrovisor a carroceria, visivelmente enferrujado, na hora fiquei profundamente chateado, mas uma hora isso iria acontecer e poderia perder o retrovisor.

    Primeiramente temos de sacar o espelho, que é bem facil, basta puxar ele para fora, com cuidado pra não causar mais dor de cabeça, e teremos o sistema de controle a mostra:

    http://i.imgur.com/7EOJuF9.jpg

    Aqui a mola quebrada na ponta que prende ao carro:

    http://i.imgur.com/M52NW9a.jpg

    A mola original e uma mola similar que achei para trocar:

    http://i.imgur.com/sh701z8.jpg

    Cortei um pedaço:

    http://i.imgur.com/xwEbACt.jpg

    Mais uns pedaços:

    http://i.imgur.com/aMUvxWN.jpg

    Ajsutes:

    http://i.imgur.com/KBNqOGv.jpg

    Depois de colocar ess amola no lugar descobri que a mola não tinha a força necessaria para manter o espelho firme, fiquei tão irritado que peguei a mola velha e entortei a ponta dela nas unhas e acabei usando a mola original apenas reajustada:

    http://i.imgur.com/zBYxOZY.jpg

    Ela acaba não ficando mais em modo de repouso, fica tencionada o tempo todo, mas ficou otimo, espelho ficou bem firme:

    http://i.imgur.com/xS7snit.jpg

    Não esqueçam de tacar graxa nessas molas, elas pegam agua e podem enferrujar facilmente.

    Coloquei os tapetes novos:

    http://i.imgur.com/C9CjCld.jpg

    Desmontei o console central na tentativa de achar alguma coisa que tenha feito o VIC(Vehicle Information Center) ou na nossa lingua, Check Control parado de funcionar, achei alguns topicos bem antigos por aqui com pessoas que tinha tido o mesmo problema, e em comum notei que todos tinha deixados suas viaturas paradas um tempo bem consideravel, não encontrei vestigio do que possa ter ocorrido, mas descofio que serja questão de umidade e oxidação emalgum ponto, verifiquei todos fusiveis e não encontrei nada que estivesse fora dos conformes:

    http://i.imgur.com/FzJlcdl.jpg

    Desmontei o radio na tentativa de encontrar alguma coisa que me dissesse porque são funciona um dos lados dos falantes e colocando a orelha nos falantes que não funcionam deu para notar que existe zunido neles, deve serr alguma coisa no aparelho mesmo ou então no modulo amplificador.

    Depois da revisão de ontem o carro ficou redondo denovo sem a luz do canister acessa, não parecia que isso influenciava tanto, mas agora da pra ver que sim, sobre as lonas de freio que foram usadas do Gol, eles usaram apenas as lonas sobre os patins originais, usaram as lonas estreitas, segundo o mecanico existe dois tipos um maislargo e outro mais estreito.

    Agora resta ver onde vou achar dois semi-eixos para a cherokee precisa ter 27 dentes nos EUA custa por volta de 150 dolares cada um, o que vai matar é o freio, mas segundo o mecanico pode valer apena pois srão peças novas, zero bala, vamos analizar, assim que tiver novidades postaremos novamente.
  • 02/04/2013, 12:07
    VGraf
    Isso ae, de poucos em poucos chega-se lá
  • 02/04/2013, 12:13
    Fabiano Klug
    Achei um fornecedor dos semi-eixos nos EUA e vai custar com frete 900 reais as duas peças, agora é lutar com o vendedor para que declare valor para não incidir muito imposto.
  • 02/04/2013, 12:21
    VGraf
    Apresentou algum sintoma essa troca dos semi-eixos??
  • 02/04/2013, 13:14
    Fabiano Klug
    Faz um ronco como se fosse de rolamento, abrimos pra justamente verificar os rolamentos e as sedes onde o rolamento vai emcima estavam comidos, causando desgaste no semi-eixo, não fica mais firme os rolamentos sobre o local, perguntei sobre concerto da peça e o mecanico afirmou que pode quebrar a peça por destemperar o caço naquele local.


    Possivelmente será o mais correto trazer de fora o jogo novo pois é item de segurança e pegar usado pode estar problemas igualmente.
  • 02/04/2013, 16:47
    VGraf
    3 Anexo(s)
    Fabiano, o radio que tenho é esse modelo aqui, veja se é esse que procura. Detalhe no botao de ajuste (Som para frente ou lados), nao sei se é assim ou se tinha uma capa;
    Anexo 404009Anexo 404011Anexo 404012
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