Powered by vBulletin

Modelos de instalação de direção hidráulica VW no Jeep.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 41 de 93 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 31323334353637383940414243444546474849505191 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 22/02/2006, 21:58
    Marcos ET
    1 Anexo(s)
    PessoALL... nada contra as barras de apoio.. só que eu gosto de tentar simplificar as coisas entao vamo lá:

Penso que o motivo de quebra da caixa de direção é pq ao esterçar o jeep para a direita, a haste da caixa VW fica maior, aumentando a alavanca do conjunto que sofre solicitações em sentido "diagonal" quando a suspensao trabalha e as rodas recebem "pancadas"....

pois bem... imaginem que ao aumentar a alavanca do lado de fora da caixa, o ponto de apoio dentro dela diminui, pois a haste está "mais pra fora que para dentro" correto? isso significa que ela aumenta a alavanca e reduz a resistência...

ok, entao eu imaginei fixar outra haste paralelamente a haste original da direção, montando um "U" com o conjunto... sei que já apresentei esta idéia antes, mas agora eu dei uma "melhorada nela":

montando a outra haste, fixando ela na ponta original da cx do VW e com a outra ponta da haste indo em direção ao lado esquerdo do jeep, nós invertemos o processo, e fixando somente uma buxa deslizante na travessa do jeep, teremos o ponto de apoio que receberá maior carga do sistema (solicitação mecânica de flexão, pois a força que as barras que vem da roda causam estao em sentido "diagonal" como ja falei) e a ponta da haste do setor de direçaõ receberá uma carga bem menor, salvando o conjunto de uma sobrecarga....

observem o desenho (tosco) que fiz, espero que entendam...
    eu aproveitei uma foto e desenhei o sistema sobre a imagem.
    1. a parte vermelha é a haste que eu instalaria, quem recebe a solicitação tal qual as barras de apoio (só que neste sistema é só uma);
    2. tem uma parte tbem em vermelho que é a fixação da haste nova (tipo barra de apoio) com a haste da caixa de direção;
    3. a parte marrom é onde fica instalado a bucha deslizante (só que neste sistema tbem é só uma) que está fixa ao chassis, aqui quem desliza é a barra vermelha, comandada pela caixa de direção.
    4. a parte cinza é o terminal de direção
    5. a parte azul é a barra de direção

verifique que montando o sistema desta maneira, nao há necessidade de alterar a fixação das barras nos munhões... permanece tudo igual.

espero bombardeios ou qualquer coisa do tipo... quem sabe até quem concorde com a idéia...

grande [] pro 6
  • 22/02/2006, 22:19
    Giovani
    Marcos, faz sentido... :pensativo:

Mas a barra da direção, que liga à roda direita, tem que ficar debaixo do guia, senão o mesmo vai girar.

Assim como vc desenhou, teríamos 3 linhas paralelas, vista de cima: braço da cx., guia de apoio e barra da direção. Isso discutimos lá atrás...

Mas um problema que vejo nesse modelo, é que o guia desliza, não é fixo. E é preso pelo centro, o que favorece um "balanço" no sentido vertical. E pode crer, balança mesmo! Ou vai empenar a haste, ou vai estourar a bucha, ou ambos...

[]'s
  • 22/02/2006, 22:51
    Marcos ET
    Faaala Giovani! sabia que vc ia aparecer! afinal de contas, parece que este é o "nosso" tópico favorito!!!

vamos às suas considerações:

Citação:

Postado originalmente por Giovani
    Mas a barra da direção, que liga à roda direita, tem que ficar debaixo do guia, senão o mesmo vai girar.

sim... ela vai tentar girar a barra deslizante, mas observe que o mesmo ocorre com quem usa aqueles terminais duplos, só que o efeito é bemm menor... mesmo assim, imagine que do ponto onde a força será aplicada (miolo do terminal de direção) até o centro de rotaçao da haste terá distância de, pelo menos, 1/2 da distância de uma haste até a outra... ou seja, é um conjunto de alavancas, e a força de rotaçaõ será menor que 1/2 do que a mesma força que este setor sofre quando o pessoal liga a barra de direção direto.... ou seja: acredito que nao será sentido pelo sistema, concorda?

Citação:

Assim como vc desenhou, teríamos 3 linhas paralelas, vista de cima: braço da cx., guia de apoio e barra da direção. Isso discutimos lá atrás...

isso mesmo! mesma idéia, só que "versão 2006" rsrsrs

Citação:

Mas um problema que vejo nesse modelo, é que o guia desliza, não é fixo. E é preso pelo centro, o que favorece um "balanço" no sentido vertical. E pode crer, balança mesmo! Ou vai empenar a haste, ou vai estourar a bucha, ou ambos...
    []'s

sim, realmente balança! mas acho que o movimento pode ser tolerado pelo conjunto, pois imagine o seguinte:

1. totalmente esterçado para a esquerda: caixa de direção totalmente recolhida e haste com maior distância entre a bucha e o terminal -> quase o mesmo problema de usar a caixa somente (porém no sentido inverso): usanto uma barra com a mesma resistência mecânica do setor de direção e uma boa bucha deslizante (bronze fosforoso), ao se aplicar força diagonal para cima a ponta do setor será forçada para baixo com amplificação da força pela alavanca criada pela nova haste, porém a haste nova nao terá somente dois apoios e sim três: dois na bucha (pois a bucha é praticamente um tubo com duas buchas em cada ponta) e um no setor de direção... acredito que seja o suficiente para suportar o esforço...

2. sistema no centro: caixa 50% estendida, forças distribuídas igualmente entre os lados das hastes (nova e haste do setor);

3. totalmente esterçado para a direita: haste da caixa totalmente estendida, porém a haste nova estará totalmente recolhida, diminuindo muuuuito o esforço na caixa de direção.

assim, podemos perceber que o ponto crítico nao é mais o esterço para a direita, e sim para a esquerda... para compensar isso, tem que usar, na verdade, duas buchas larga (distribuir forças) o mais distante possível uma da outra e uma barra com resistência igual ao da haste do setor de direção....

é duro querer reinventar a roda.... :parede: :parede: :parede:
  • 23/02/2006, 00:07
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por Marcos ET
    sim... ela vai tentar girar a barra deslizante, mas observe que o mesmo ocorre com quem usa aqueles terminais duplos, só que o efeito é bemm menor... mesmo assim, imagine que do ponto onde a força será aplicada (miolo do terminal de direção) até o centro de rotaçao da haste terá distância de, pelo menos, 1/2 da distância de uma haste até a outra... ou seja, é um conjunto de alavancas, e a força de rotaçaõ será menor que 1/2 do que a mesma força que este setor sofre quando o pessoal liga a barra de direção direto.... ou seja: acredito que nao será sentido pelo sistema, concorda?

É melhor que nada, mas pior que 2 barras de apoio...

Citação:

isso mesmo! mesma idéia, só que "versão 2006" rsrsrs
    Então... A barra tem que estar ao menos embaixo do guia.

Citação:

assim, podemos perceber que o ponto crítico nao é mais o esterço para a direita, e sim para a esquerda... para compensar isso, tem que usar, na verdade, duas buchas larga (distribuir forças) o mais distante possível uma da outra e uma barra com resistência igual ao da haste do setor de direção....
    Bem isso, só mudou de lado... :lol:
    Essas 2 buchas "bem distantes" tem um limite, se quiser elas bem afastadas, terá que aumentar a haste de apoio, que ficará com uns 60 ou 70 cm!

Citação:

é duro querer reinventar a roda.... :parede: :parede: :parede:
    :pensativo: E posso saber pq?? Só tá complicando mais... :lol:

[]'s
  • 23/02/2006, 08:53
    ronairy
    Eu devo ser limitado mesmo !!!
    Aquela haste deslizante na posição "original" já não serve como reforço quando esterça a direção para a direita ? Se não servir pra isso pra que serve então ?
    Concordo com a quebra da barra até pq a minha quebrou uma vez, só deve ser por outro motivo ...
  • 23/02/2006, 13:02
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por ronairy
    Aquela haste deslizante na posição "original" já não serve como reforço quando esterça a direção para a direita ? Se não servir pra isso pra que serve então ?

:lol:

Claro que serve. Não entendi ainda onde o Marcos quer chegar... :lol:

[]'s :concordo:
  • 23/02/2006, 15:07
    Sergio Antunes
    Oi, Pessoal.

Esse tópico não tem fim mesmo hehehe.
    A ultima vez que dei meu palpite, tava na pagina 15. Se der uma aparada no tópico, já da pra fazer o mais completo manual de instalação da caixa do Santana.
    Bom... Eu continuo com a opinião que a melhor solução encontrada até agora e a que o Giovani está usando...Duas barras guias...Até porque já foi mais que testado por ele.
    Eu é que ainda não criei vergonha de colocar essas barras.
    Abraços.

Sergio Antunes.
  • 23/02/2006, 15:27
    Marcio Vargas
    Já temos este manual baseado neste topico pronto :twisted: :twisted:
    E ilustradoooooo :wink:
  • 23/02/2006, 16:21
    ronairy
    É uma alternativa pra quem não quer inverter o cônico, só que ai sim eu concordo com em colocar 2 barras guias.
    O lado negativissimo é prender o terminal no fim dessa barra. A bucha, suporte, terminal ... não vão aguentar o tranco mesmo. (pelo menos como esta do desenho do Marcos).
  • 23/02/2006, 19:55
    p.peleje
    Citação:

Concordo com a quebra da barra até pq a minha quebrou uma vez, só deve ser por outro motivo ...

Meu depoimento:

Instalei a caixa com apenas uma barra de apoio deslizante.
    Na primeira trilha que fiz num facão dei uma porrada numa parte mais elevada que pra ter uma idéia da porrada o jeep ñ só parou como foi jogado pra trás, ou seja bateu no diferencial e na caixa tb desci na hora pra ver o estrago, a unica coisa que entortou foi a barra de direção que sai da caixa de direção, ou seja se eu ñ tivesse a barra deslizante de apoio eu teria estourado tudo.

[]s

Peleje
  • 23/02/2006, 22:39
    Marcos ET
    Giovani e All...

na verdade, nao pretendo chegar a lugar muito distante do que temos hoje, só estou tentando outras maneiras de montar o sistema.... quem sabe um dia destes nao sai alguma coisa boa?

infelizmente, por enquanto nao saiu nada que preste 100% (tou falando SO das minhas idéias... rsrsrs)

mas... fzer oq? QUEM é que nunca sentou na frente do jeep e ficou uns 15 (ou mais) minutos olhando pra ele e pensando: "que mais eu posso fzer pra melhorar voce?"... aih sabe como é, as idéias começam a aparecer e pimba... sai estas coisas terríveis que vcs sao obrigados a ver aki no forum... rs :roll: :roll:

acho q vou parando por aki... rs

mas quem sabe em 2007 :?: :twisted: :twisted:
  • 24/02/2006, 08:29
    ronairy
    Citação:

Postado originalmente por p.peleje
    Citação:

Meu depoimento:

Instalei a caixa com apenas uma barra de apoio deslizante.
    Na primeira trilha que fiz num facão dei uma porrada numa parte mais elevada que pra ter uma idéia da porrada o jeep ñ só parou como foi jogado pra trás, ou seja bateu no diferencial e na caixa tb desci na hora pra ver o estrago, a unica coisa que entortou foi a barra de direção que sai da caixa de direção, ou seja se eu ñ tivesse a barra deslizante de apoio eu teria estourado tudo.

[]s

Peleje

Então, eu tb logo que instalei o sistema fui testar e sem querer subi numa rocha gigante que estava na minha frente e não tinha visto :oops: (braçada mesmo). Como o jeep estava spoa, a rocha foi parar debaixo do jeep e amassou o escapemento... até ai tudo bem, nada mais aconteceu com o conjunto... andamos mais um pouco, voltamos e na volta, em plena reta sem buracos nem nada o volante pára de responder ... rasgou a lingueta. Nada que uma boa solta e um reforço no local não revolva. Ficou assim por um bom tempo e na mão de um amigo meu, fazendo uma manobra para estacionar, a barra literalmente quebrou (ali onde tem os dois furos, na ponta da caixa, pra prender a lingueta).
    Sei lá, isso não me desceu até hoje.
    Bom, deixa pra lá e vamos esperar mais algumas novidades nesse tópico que já virou referencia nacional ... acho que até a VW já veio aqui pegar umas dicas :D
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 41 de 93 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 31323334353637383940414243444546474849505191 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:50.