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Modelos de instalação de direção hidráulica VW no Jeep.

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  • 22/02/2006, 21:58
    Marcos ET
    1 Anexo(s)
    PessoALL... nada contra as barras de apoio.. só que eu gosto de tentar simplificar as coisas entao vamo lá:

    Penso que o motivo de quebra da caixa de direção é pq ao esterçar o jeep para a direita, a haste da caixa VW fica maior, aumentando a alavanca do conjunto que sofre solicitações em sentido "diagonal" quando a suspensao trabalha e as rodas recebem "pancadas"....

    pois bem... imaginem que ao aumentar a alavanca do lado de fora da caixa, o ponto de apoio dentro dela diminui, pois a haste está "mais pra fora que para dentro" correto? isso significa que ela aumenta a alavanca e reduz a resistência...

    ok, entao eu imaginei fixar outra haste paralelamente a haste original da direção, montando um "U" com o conjunto... sei que já apresentei esta idéia antes, mas agora eu dei uma "melhorada nela":

    montando a outra haste, fixando ela na ponta original da cx do VW e com a outra ponta da haste indo em direção ao lado esquerdo do jeep, nós invertemos o processo, e fixando somente uma buxa deslizante na travessa do jeep, teremos o ponto de apoio que receberá maior carga do sistema (solicitação mecânica de flexão, pois a força que as barras que vem da roda causam estao em sentido "diagonal" como ja falei) e a ponta da haste do setor de direçaõ receberá uma carga bem menor, salvando o conjunto de uma sobrecarga....

    observem o desenho (tosco) que fiz, espero que entendam...
    eu aproveitei uma foto e desenhei o sistema sobre a imagem.
    1. a parte vermelha é a haste que eu instalaria, quem recebe a solicitação tal qual as barras de apoio (só que neste sistema é só uma);
    2. tem uma parte tbem em vermelho que é a fixação da haste nova (tipo barra de apoio) com a haste da caixa de direção;
    3. a parte marrom é onde fica instalado a bucha deslizante (só que neste sistema tbem é só uma) que está fixa ao chassis, aqui quem desliza é a barra vermelha, comandada pela caixa de direção.
    4. a parte cinza é o terminal de direção
    5. a parte azul é a barra de direção

    verifique que montando o sistema desta maneira, nao há necessidade de alterar a fixação das barras nos munhões... permanece tudo igual.

    espero bombardeios ou qualquer coisa do tipo... quem sabe até quem concorde com a idéia...

    grande [] pro 6
  • 22/02/2006, 22:19
    Giovani
    Marcos, faz sentido... :pensativo:

    Mas a barra da direção, que liga à roda direita, tem que ficar debaixo do guia, senão o mesmo vai girar.

    Assim como vc desenhou, teríamos 3 linhas paralelas, vista de cima: braço da cx., guia de apoio e barra da direção. Isso discutimos lá atrás...

    Mas um problema que vejo nesse modelo, é que o guia desliza, não é fixo. E é preso pelo centro, o que favorece um "balanço" no sentido vertical. E pode crer, balança mesmo! Ou vai empenar a haste, ou vai estourar a bucha, ou ambos...

    []'s
  • 22/02/2006, 22:51
    Marcos ET
    Faaala Giovani! sabia que vc ia aparecer! afinal de contas, parece que este é o "nosso" tópico favorito!!!

    vamos às suas considerações:

    Citação:

    Postado originalmente por Giovani
    Mas a barra da direção, que liga à roda direita, tem que ficar debaixo do guia, senão o mesmo vai girar.

    sim... ela vai tentar girar a barra deslizante, mas observe que o mesmo ocorre com quem usa aqueles terminais duplos, só que o efeito é bemm menor... mesmo assim, imagine que do ponto onde a força será aplicada (miolo do terminal de direção) até o centro de rotaçao da haste terá distância de, pelo menos, 1/2 da distância de uma haste até a outra... ou seja, é um conjunto de alavancas, e a força de rotaçaõ será menor que 1/2 do que a mesma força que este setor sofre quando o pessoal liga a barra de direção direto.... ou seja: acredito que nao será sentido pelo sistema, concorda?

    Citação:

    Postado originalmente por Giovani
    Assim como vc desenhou, teríamos 3 linhas paralelas, vista de cima: braço da cx., guia de apoio e barra da direção. Isso discutimos lá atrás...

    isso mesmo! mesma idéia, só que "versão 2006" rsrsrs

    Citação:

    Postado originalmente por Giovani
    Mas um problema que vejo nesse modelo, é que o guia desliza, não é fixo. E é preso pelo centro, o que favorece um "balanço" no sentido vertical. E pode crer, balança mesmo! Ou vai empenar a haste, ou vai estourar a bucha, ou ambos...
    []'s

    sim, realmente balança! mas acho que o movimento pode ser tolerado pelo conjunto, pois imagine o seguinte:

    1. totalmente esterçado para a esquerda: caixa de direção totalmente recolhida e haste com maior distância entre a bucha e o terminal -> quase o mesmo problema de usar a caixa somente (porém no sentido inverso): usanto uma barra com a mesma resistência mecânica do setor de direção e uma boa bucha deslizante (bronze fosforoso), ao se aplicar força diagonal para cima a ponta do setor será forçada para baixo com amplificação da força pela alavanca criada pela nova haste, porém a haste nova nao terá somente dois apoios e sim três: dois na bucha (pois a bucha é praticamente um tubo com duas buchas em cada ponta) e um no setor de direção... acredito que seja o suficiente para suportar o esforço...

    2. sistema no centro: caixa 50% estendida, forças distribuídas igualmente entre os lados das hastes (nova e haste do setor);

    3. totalmente esterçado para a direita: haste da caixa totalmente estendida, porém a haste nova estará totalmente recolhida, diminuindo muuuuito o esforço na caixa de direção.

    assim, podemos perceber que o ponto crítico nao é mais o esterço para a direita, e sim para a esquerda... para compensar isso, tem que usar, na verdade, duas buchas larga (distribuir forças) o mais distante possível uma da outra e uma barra com resistência igual ao da haste do setor de direção....

    é duro querer reinventar a roda.... :parede: :parede: :parede:
  • 23/02/2006, 00:07
    Giovani
    Citação:

    Postado originalmente por Marcos ET
    sim... ela vai tentar girar a barra deslizante, mas observe que o mesmo ocorre com quem usa aqueles terminais duplos, só que o efeito é bemm menor... mesmo assim, imagine que do ponto onde a força será aplicada (miolo do terminal de direção) até o centro de rotaçao da haste terá distância de, pelo menos, 1/2 da distância de uma haste até a outra... ou seja, é um conjunto de alavancas, e a força de rotaçaõ será menor que 1/2 do que a mesma força que este setor sofre quando o pessoal liga a barra de direção direto.... ou seja: acredito que nao será sentido pelo sistema, concorda?

    É melhor que nada, mas pior que 2 barras de apoio...

    Citação:

    isso mesmo! mesma idéia, só que "versão 2006" rsrsrs
    Então... A barra tem que estar ao menos embaixo do guia.

    Citação:

    assim, podemos perceber que o ponto crítico nao é mais o esterço para a direita, e sim para a esquerda... para compensar isso, tem que usar, na verdade, duas buchas larga (distribuir forças) o mais distante possível uma da outra e uma barra com resistência igual ao da haste do setor de direção....
    Bem isso, só mudou de lado... :lol:
    Essas 2 buchas "bem distantes" tem um limite, se quiser elas bem afastadas, terá que aumentar a haste de apoio, que ficará com uns 60 ou 70 cm!

    Citação:

    é duro querer reinventar a roda.... :parede: :parede: :parede:
    :pensativo: E posso saber pq?? Só tá complicando mais... :lol:

    []'s
  • 23/02/2006, 08:53
    ronairy
    Eu devo ser limitado mesmo !!!
    Aquela haste deslizante na posição "original" já não serve como reforço quando esterça a direção para a direita ? Se não servir pra isso pra que serve então ?
    Concordo com a quebra da barra até pq a minha quebrou uma vez, só deve ser por outro motivo ...
  • 23/02/2006, 13:02
    Giovani
    Citação:

    Postado originalmente por ronairy
    Aquela haste deslizante na posição "original" já não serve como reforço quando esterça a direção para a direita ? Se não servir pra isso pra que serve então ?

    :lol:

    Claro que serve. Não entendi ainda onde o Marcos quer chegar... :lol:

    []'s :concordo:
  • 23/02/2006, 15:07
    Sergio Antunes
    Oi, Pessoal.

    Esse tópico não tem fim mesmo hehehe.
    A ultima vez que dei meu palpite, tava na pagina 15. Se der uma aparada no tópico, já da pra fazer o mais completo manual de instalação da caixa do Santana.
    Bom... Eu continuo com a opinião que a melhor solução encontrada até agora e a que o Giovani está usando...Duas barras guias...Até porque já foi mais que testado por ele.
    Eu é que ainda não criei vergonha de colocar essas barras.
    Abraços.

    Sergio Antunes.
  • 23/02/2006, 15:27
    Marcio Vargas
    Já temos este manual baseado neste topico pronto :twisted: :twisted:
    E ilustradoooooo :wink:
  • 23/02/2006, 16:21
    ronairy
    É uma alternativa pra quem não quer inverter o cônico, só que ai sim eu concordo com em colocar 2 barras guias.
    O lado negativissimo é prender o terminal no fim dessa barra. A bucha, suporte, terminal ... não vão aguentar o tranco mesmo. (pelo menos como esta do desenho do Marcos).
  • 23/02/2006, 19:55
    p.peleje
    Citação:

    Postado originalmente por ronairy
    Eu devo ser limitado mesmo !!!
    Aquela haste deslizante na posição "original" já não serve como reforço quando esterça a direção para a direita ? Se não servir pra isso pra que serve então ?
    Concordo com a quebra da barra até pq a minha quebrou uma vez, só deve ser por outro motivo ...

    Meu depoimento:

    Instalei a caixa com apenas uma barra de apoio deslizante.
    Na primeira trilha que fiz num facão dei uma porrada numa parte mais elevada que pra ter uma idéia da porrada o jeep ñ só parou como foi jogado pra trás, ou seja bateu no diferencial e na caixa tb desci na hora pra ver o estrago, a unica coisa que entortou foi a barra de direção que sai da caixa de direção, ou seja se eu ñ tivesse a barra deslizante de apoio eu teria estourado tudo.

    []s


    Peleje
  • 23/02/2006, 22:39
    Marcos ET
    Giovani e All...

    na verdade, nao pretendo chegar a lugar muito distante do que temos hoje, só estou tentando outras maneiras de montar o sistema.... quem sabe um dia destes nao sai alguma coisa boa?

    infelizmente, por enquanto nao saiu nada que preste 100% (tou falando SO das minhas idéias... rsrsrs)

    mas... fzer oq? QUEM é que nunca sentou na frente do jeep e ficou uns 15 (ou mais) minutos olhando pra ele e pensando: "que mais eu posso fzer pra melhorar voce?"... aih sabe como é, as idéias começam a aparecer e pimba... sai estas coisas terríveis que vcs sao obrigados a ver aki no forum... rs :roll: :roll:

    acho q vou parando por aki... rs











    mas quem sabe em 2007 :?: :twisted: :twisted:
  • 24/02/2006, 08:29
    ronairy
    Citação:

    Postado originalmente por p.peleje
    Citação:

    Postado originalmente por ronairy
    Eu devo ser limitado mesmo !!!
    Aquela haste deslizante na posição "original" já não serve como reforço quando esterça a direção para a direita ? Se não servir pra isso pra que serve então ?
    Concordo com a quebra da barra até pq a minha quebrou uma vez, só deve ser por outro motivo ...

    Meu depoimento:

    Instalei a caixa com apenas uma barra de apoio deslizante.
    Na primeira trilha que fiz num facão dei uma porrada numa parte mais elevada que pra ter uma idéia da porrada o jeep ñ só parou como foi jogado pra trás, ou seja bateu no diferencial e na caixa tb desci na hora pra ver o estrago, a unica coisa que entortou foi a barra de direção que sai da caixa de direção, ou seja se eu ñ tivesse a barra deslizante de apoio eu teria estourado tudo.

    []s


    Peleje

    Então, eu tb logo que instalei o sistema fui testar e sem querer subi numa rocha gigante que estava na minha frente e não tinha visto :oops: (braçada mesmo). Como o jeep estava spoa, a rocha foi parar debaixo do jeep e amassou o escapemento... até ai tudo bem, nada mais aconteceu com o conjunto... andamos mais um pouco, voltamos e na volta, em plena reta sem buracos nem nada o volante pára de responder ... rasgou a lingueta. Nada que uma boa solta e um reforço no local não revolva. Ficou assim por um bom tempo e na mão de um amigo meu, fazendo uma manobra para estacionar, a barra literalmente quebrou (ali onde tem os dois furos, na ponta da caixa, pra prender a lingueta).
    Sei lá, isso não me desceu até hoje.
    Bom, deixa pra lá e vamos esperar mais algumas novidades nesse tópico que já virou referencia nacional ... acho que até a VW já veio aqui pegar umas dicas :D
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