BF161 Reprovado por HC alto
Gostaria de postar minha experência para APROVAR meu CJ1968 com BF161 e também algumas dicas técnicas que aprendi nestes últimos dias. Acho que pode ajudar alguém com dificuldade para conseguir a aprovação:
1a. Vistoria: REPROVADO
COc(limite 6,00): medido 0,86 na lenta e 2,63 na alta (OK)
Diluição(limite 2,5): medido 1,79 na lenta e 1,96 na alta (OK)
HC(limite 700): medido 5084 na lenta e 3148 na alta (REPROVADO)
Condição do veículo: Original, sem vazamentos de óleo, escapamento original, motor BF161 feito pela primeira vez e com 5000km, válvulas reguladas, etc etc.
2a. Vistoria: APROVADO
COc(limite 6,00): medido 4,22 na lenta e 2,75 na alta (OK)
Diluição(limite 2,5): medido 1,00 na lenta e 1,00 na alta (OK)
HC(limite 700): medido 429 na lenta e 286 na alta (OK)
Coisas que aprendi durante a solução do problema:
HC alto significa Hidrocarbonetos nos queimados; ou seja, combustivel não foi queimado completamente. Esse índice alto indica:
a) problemas relacionados à queima do combustível, tais como problemas mecânicos na câmara de combustão tais como válvulas presas, vazamentos etc;
b) problemas elétricos (bobina, cabo de vela, vela, distribuidor, rotor e platinado) que impedem a queima constante.
c) mistura desajustada (aquele parafuso na base do carburador que ajusta a entrada de combustível na lenta) ou gicleur maior que o especificado. Quando o índice é alto na lenta é o parafuso que está desajustado. Na alta é o gicleur.
Um ponto importante aqui é a questão da diluição. O ideal é obter 1,0 - o que significa que a mistura está equilibrada quanto a combustível e ar. Nos carros modernos a sonda lambda faz esse controle.
Eu obtive indice de 1,79 e 1,96 na primeira medição, indicando erro com relação à mistura.
d) problemas com a qualidade do combústivel. Geralmente alto índice de alcool ou solventes na gasolina. Note que o limite de motores antigos à gasolina é de 700ppm. Para alcool é 1100ppm. Logo adicionar alcool na gasolina PIORA em muito o indice de HC. Não usar gasolina premium para a vistoria, pois o percentual de hidrocarbonetos na premium é uns 5% maior que a gasolina aditivada. Logo usar gasolina aditivada de ótima procedência.
O que fiz para resolver o HC alto:
a) Troquei a gasolina por uma confiável. Eu tinha abastecido num posto ALE em Cabreúva pouco antes de entrar numa trilha. Posto super suspeito e pelo cheiro da gasolina percebi que tinha algo errado...cheirava alcool...até comentei com meu amigo na hora. Gasolina com muito alcool eleva consideravelmente o HC. Com essa ação, meu HC baixou de 5084 na lenta para cerca de 1800.
(quanto ao posto Ale, não tenho como provar que a gasolina estava adulterada, por isso não estou afirmando nada. O rapaz que fez a primeira inspeção foi bem claro: "O sr. manda regular tudo e se não baixar o HC, troca a gasolina que resolve...Isso me parece gasolina adulterada, pois o seu CO está muito baixo...então me parece que não tem problema mecanico...senão o CO daria alto também...quanto mais alcool, mais baixo é o CO, mas mais alto é o HC."). Me pareceu uma ótima dica para baixar indice de CO - por alcool...
b) Ajustei o ponto. O ponto para o BF161 deve ser algo em torno de 4~6 graus. Estava 22 graus (????!!!!!). Quanto mais baixo o ponto, mais baixa o HC. Com isso baixou para uns 300 na alta.
c) Ajuste do parafuso de entrada de combustível da lenta (aquele na base do carburador e que muita gente acha que é o ajuste do ar). A entrada de ar no carburador na lenta é constante e o parafuso enriquece a mistura para mais ou para menos quando vc ajusta a quantidade de combustível. Com isso o HC na lenta passou para uns 500.
d) Troquei a bobina (a coitada estava no Jeep há uns 20 anos - deu até dó da separação), cabo de vela e velas. Acho que isso não colaborou em nada, mas como pretendia trocar mesmo...
e) As regulagens de ponto e carburador foram feitas numa oficina que tem o equipamento que mede os indices. Senão fica difícil descobrir qual o ajuste correto e qualquer pequeno desajuste eleva consideravelmente o índice.
E isso aí....
Espero que dê alguma luz para alguém.
Boa sorte a todos.