isssooo, vou ter e pssar um gol 1983 a ar logo mais, mas ele tá quase pra por a placa preta
vamos ver se passa
Versão Imprimível
Usei a mesma receita com um Fusca 1300 72, motor BJ cançado, com excessão do carburador que não aceitou uma giclagem muito magra, e passou com HCc 400ppm.
sem qeres fazer mercha politico mas eu vou vota nesse cara srrsrrs
melhor ele q um maluf ou titirica
http://blogdopauletti.blogspot.com/2...antigos-e.html
Na próxima semana (06/09), o deputado federal Professor Ruy Pauletti (PSDB/RS) irá agendar reunião com o presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Alfredo Pires da Silva, em Brasília. O objetivo é apresentar ofício elaborado pelo parlamentar, em que solicita a criação da placa amarela para veículos antigos modificados, uma reivindicação de associações e clubes de automóveis brasileiros.
No encontro, o deputado vai sugerir que veículos com mais de 25 anos (não necessariamente originais), réplicas de veículos antigos, motocicletas e triciclos artesanais, assim como determinados modelos, mais modernos, mas igualmente clássicos, como Chevette, Opala, Fusca e Passat (nacional), fabricados até os anos 90, possam ser qualificados como sendo diferenciados do restante da frota, passando a usufruir de tratamento especial por parte dos órgãos de trânsito, como a dispensa da inspeção veicular.
Boa tarde, pessoal.
Fiquei um tempo sem aparecer, mas queria falar como fiz para o meu Willys com motor BF-161 + ignição eletrônica passar na inspeção:
Em geral, todos os carros carburados antigos (opala, fusca, etc) tem o mesmo problema: HC elevado na lenta. Já ouvi o pessoal falando sobre o DIS, etc, mas acho que não é esta a solução, sem tirar o mérito deste sistema que ajuda muito em outros casos, pois se a diluição está boa, CO está bom, isso quer dizer que tudo o que está entrando no cilindro (combustível+ar), está queimando. O HC alto é indício de combustível não queimado.
Da primeira vez que levei meu carro no Controlar, acho que a sonda só descontaminou uma semana depois. Deu quase 3000 ppm de HC. Regulei, troquei vela, cabo de vela, etc, etc, etc e na segunda medição deu mais de 2000 ppm. Como fiquei com medo de não passar de novo, levei numa oficina perto de casa que tem o analisador de gases. De cara o mecânico queria colocar o catalisador, mas primeiro fui tentando regular. Troquei o giclê (carburador DFV-228) do combustível pois estava com um maior. O catálogo do fabricante fala em um giclê n. 12 (se não me engano dá 0,62 mm de abertura). Coloquei este giclê e nada, não caiu de 1800 ppm. Tirei o giclê, fechei o orificio com resina e abri novamente com 0,50 mm e o carro nem ligou. Com 0,52 mm consegui fazer funcionar. Coloquei álcool, levei para o mecânico medir de novo e não baixou de 900 ppm. Perdi a paciência e apelei para o catalisador. Comprei um da S-10 V6 e passou tranquilo na inspeção, foi melhor que um focus 1.6 2008 que tenho. Mesmo não tendo conseguido chegar aos finalmente sem o catalisador, concluo que o problema de HC alto é sempre combustível a mais indo para o motor.
Abraço,
Fabio
Fábio,
eu ainda acho que o problema é a taxa de compressão da época (motor zero 7:1 + ou -). Os motores com maiores taxas de compressão explodem em COc e permanecem dentro da tolerância em HCc. Isto demonstra que mesmo trabalhando em excesso de combustível, queima-se tudo, resultando pouco hidrocarboneto (HCc) e estrapolando em COc. Em
motores mais modernos com problemas de atingir o indice em COc, por ter excelente queima e baixo HC, dificulta-se a queima (adiciona-se Álcool ou se atrasa o ponto), aumentando um pouco o HCc, porém diminuindo consideravelmente o COc.
No nosso caso, que temos esses motores de baixa compressão, percebí que o único massete é deixá-lo com a marcha lenta bem acelerada (estourando os 1200 RPM). Diminuir muito a giclagem, aumenta-se em muito o oxigênio na câmara, massaricando o pistão, subindo em muito a temperatura, além de não obter uma queima razoável. Resultado: HCc lá em cima e COc baixíssimo. Quando se aumenta o RPM da Lenta, se obtem quase o regime de total taxa de compressão, derrubando o HCc.
Catalizador, para o seu caso, funciona, pois consegue chegar a temperatura mínima de ação, levando também em conta que faltava muito pouco para obter-se o indice de HCc.
Antes de começar a esquentar a cabeça com o meu Fusca, pesquisei na praça o q a rapaziada estava passando com essa inspeção. Olha, o q tem de mecânico saindo do buraco... Um tiozinho com um Fusca 70 e alguma coisa faliu! olha o q fizeram ele fazer: motor completo + ignição eletrônica + motor de arranque + bateria + alternador e (ufa!) por último catalizador adaptado na ranha da Puma. Resultado: estavam o Tiozinho, o seu mecânico e um cara que tem analisador de gases se matando na regulagem. Ví também um outro com um fusca 78 que regulou na máquina e conseguiu passar. No outro dia tiraram o motor e colocaram em uma Kombí. Limparam o tanque e colocaram gasolina (Pódium) no mesmo posto. Resultado: Reprovou em HCc. Acabou o sonho do mecânico que iria ganhar dinheiro alugando motor...
Meus carros já estão com selinho 10. Estou só esperando o final do ano pra ver qual cidade não terá essa palhaçada o ano que vem pra transferí-los.
O Pomodoro não passou na inspeção.
A reduzida ficou nervosa, deu uma dor de barriga e não segurou...vazou. Não deu nem tempo de fazer a medição dos gases.
Esta semana vai para o mecânico dar um jeito, está vazando no bujão e na tampa lateral. Vou aproveitar e trocar os retentores do diferencial e os bujões.
Somos brasileiros e não desistimos, dia 18 estaremos lá novamente.
O meu CJ5 passou, levei pra fazer uma revisão geral, o cara da inspeção bem que procurou algum problema mas nao achou, o phoda foi quando cheguei em casa que começou a vazar oleo da caixa de direção:parede:, mas pelo menos ganhei o selo da inspeção.
[].
Olha, sei que na inspeção irão considerar uma tolerancia maior de emissão para carros antigos até pq a tecnologia da epoca não dispunha de recursos como catalizador. Eu pus 1 catalizador de um vectra GT 2009 no meu BF161, melhora muito mas a fumacinha ainda sai. Aqui no PR ainda não tive noticias disso.
Aki em SP está uma bagunça. Quem inventou esse esquema não entende nada de carro:
Todos os carros até 1979 (calhambeque, fusca com tecnologia da década de 30 com o mesmo indice de Opala, Chevette, Passat com tecnologia de 70 - 80).
Levei vários carros na inspeção e percebí que o Software detecta até uma leve oscilação de RPM quando a ventoinha é acionada! Quando isso ocorre, no final dos testes informa "Reprovado por alteração na Marcha Lenta - Reprovar: Sim ou Não". O camarada não reprova mas tem que colocar uma senha pra prosseguir. Não reprovam este ano, e no ano que vem?
O índice de carros apartir de 2006 são menores que os exigidos na fabricação!?! A desculpa é que em testes com veículos semi-novos verificou-se que os índices são quase zero.
Cara isso é uma bosta, nem os proprios operadores na inspeção conhecem o sistema. Fiz uma inspeçaão esta semana na minha camionete, tem GNV, e 1 dia antes pus 4 amoretecedores novos da Cofap..veja bem o que vou falar...os caras puseram 3 vezes na rampa pq a maquina acusou excesso de "rigidez" na suspensão, e o burro ainda veio me perguntar se o carro tava rebaixado. Eu olhei pra ele e disse: "me responda voce, olhe bem pro carro e me diga se ela esta rebaixada". Uma ranger com altura em relação ao solo de 60cm...o cara ainda tem a pachorra de perguntar...vai se f....
Essa inspeção q vc levou foi a do INMETRO, que cá entre nós é bem molezinha perto da Controlar...
Eu tenho um Classic VHC 1.0 GNV. Levei no começo do mês no INMETRO e beleza. Até deram uma regulada no GNV, porém eu mexí em tudo pois o carro tava amarrado. 20 dias depois levei na Controlar, regulei deixando bem magra a mistura e adivinha: REPROVADO. Lendo o laudo, percebí q estava indo tudo bem até a hora que a ventoinha ligou: o motor fica pesado por causa do alternador e precisa de mais combustível, q não vem por causa do mesclador fechado, e o motor de passo todo fechado impedindo a entrada de ar pra compensar a falta de combustível... quando a ventoinha desligou: pouca entrada de ar, mesmo volume de gnv na tubulação, COc na estratosfera!
Correção: deixar o GNV abertão, para alto desempenho, e regular marcha lenta para mistura levemente rica.
Conversei com o engenheiro do INMETRO sobre isso e o cara me respondeu q os indices são diferentes:
INMETRO: HCc 700ppm (todos os anos p/ Gasolina e GNV)
Controlar: HCc 200ppm (2003 a 2005)
Outra coisa, no INMETRO eles desconsideram os resultados alterados pela ventoinha. Já na Controlar, não. É considerado o valor obtido no final dos 30 segundos do teste. Meu carro reprovou nos 3 segundos finais!
A Lâmbida lê o combustível líquido de maneira linear, em ondas altas e baixas em curva. Em GNV, por compor muito oxigênio, lê de forma quadrada. Vc instala um Hallmiter e ele não funciona no GNV, porque não consegue ler a voltagem por conta de tão ruim é a estabilidade de força. Isso é detectado pelo módulo. Aí vc me pregunta: "mas pra quê vc escreveu tudo isso?", simples: percebendo isso, no ano passado vc passava 1º no combustível líquido, pois no trajeto até a Controlar era tempo suficiente para a injeção se auto corrigir em leitura de Lâmbida correta e em curva. Depois passava-se p/ o GNV, onde mesmo com leitura de Lâmbida deficiente, não havia nenhum problema, uma vez que o GNV é regulado direto no Redutor e não pela injeção. Pois bem, esse ano a coisa MUDOU! vc primeiro faz no GNV e na hora do combustível líquido leva pau, pois como a leitura está ruim no GNV, a injeção corrigi os bicos para trabalharem abertos, achando que o problema é na mistura pobre, quando é passado p/ combustível líquido há uma mistura muito rica que demora muito até ser corrigida. Resultado: recorde de veículos com GNV reprovados, mesmo revisados, recém inspecionados pelo INMETRO e etc.
Quem tiver GNV não transfira p/ SP senão vai ter dor de cabeça. Existe um emulador só para a Sonda que custa uns R$200,00, mas q sei lá se resolve.
Resumindo, aki em SP está uma palhaçada, a maioria tem carro novo financiado e original e não tão nem esquentando a cabeça, prova disso q em recente pesquisa nosso Prefeito ditador que inventou essa m@rda, proibiu Outdoors, Placas e Letreiros, restrição de ônibus fretados, Caminhões na Marginal Pinheiro e Bandeirantes, teve sua avaliação posita melhorada em relação as pesquisas passadas. Então é o seguinte: quem tem GNV ou veículos antigos (me enquadro nos dois) e conseguiu passar, analisem qual cidade não terá inspeção em 2011 e transfiram antes da virada do ano, pois o ano q vem vai ser pior!
Prezados
Aproveito este topico , para expressar meu total desacodo com estas "novas" leis !
Quem tem minha idade ou mais , conheceram o regime dito( Ditadura ) , porem particularmente , acho que foi uma das melhores épocas que pude viver , tinhamos tudo e não sabiamos... hoje com a tal democracia o q temos ? confisco de armas de pessoas honestas & prisões , leis que nos impedem de ir e vir, mesmo pagando altos tributos em tudo que usamos , compramos ,violencia, industria de multas , insegurança em uma trilha ou camping.. e o cidadão esta cada vez com mais deveres e obrigações , e os nosso direitos??? enquanto os marginais estão deitando e rolando , e cada vez mais organizados...nossos politicos então ,nem se fale...é tudo vergonhoso, e o povo cada vez acharcado de todos os lados, Agora me desculpem pois o povo não esta nem ai, cada um no seu quadrado , vejam a exemplo desta situação do Controlar, ao inves de nos unirmos e fazer barulho, passeata ... fazer valer nossos direitos como seria feito em um outro País , não . ao contrario alguns conseguem "passar" na inspeção e ai já era , os outros que se virem , estou errado ?
Gente , tenho um Jipinho Willys 57 , documentado licenciado, gastei para comprar,reformar e manter ...como todos os demais companheiros tambem o fizeram,agora vão nos tirar também este direito & sonho ? ainda não fiz esta @@### de inspeção na viatura , pois com certeza não vai passar ,... assim como creio 80% de outros Willys , e ai ?! vendo, boto fogo , ando irregular, transfiro para outro Estado o documento , ou faço faler meu( nosso ) direito ??? Acorda Brasil , gado é gado gente é gente !
Obrigado