Postado originalmente por
Erik OHC 1982
Essa semana estive no Controlar, levei meu Jeep 1982 (Ford OHC 2.3 a gasolina, todo original), e ele foi reprovado.
É o segundo ano que faço inspeção. Em 2010, só consegui aprovação na segunda tentativa. Na primeira deu leitura de CO alto na marcha lenta. Aí eu troquei o óleo, velas, fiz a base do carburador nova, revi giclês, tudo novo, até as mangueiras, e aí, ele passou até com certa facilidade. De lá para cá, o Jeep rodou muito pouco (nem 200km), e assim, achei que em 2011 ele passaria de primeira... Ledo engano.
Foi reprovado novamente no CO de Marcha lenta. Acontece que durante a inspeção, a maquina deu problema, e os inspetores estavam com dificuldades para realizar a leitura, foi um tal de colocar sonda aqui, zerar maquina ali, chamar um, chamar outro...e o Jipe ficou mais de meia hora funcionando sem parar. O mecanico acredita que o excesso acumulado durante o longo período que o veículo permaneceu em marcha lenta pode ter contaminado o sistema de escapamento do veículo (não a sonda), e que isso pode ter prejudicado a leitura, pois aquela pisadinha no acelerador que o técnico dá antes de iniciar a leitura pode não ter sido suficiente para descontaminar o escape. A leitura a 2500 giros que foi feita primeiro, deu verdinha. Essas coisas chateiam. Mesmo querendo colaborar com o meio ambiente, ter essa dor de cabeça toda hora é complicado. Mas não adianta chorar. Adaptei um catalisador nele, vamos ver se agora passa.
Esse Jeep tem ignição eletrônica de fábrica, é um Ford OHC 2.3 de carburador Solex 40 corpo simples e filtro para trabalho pesado. O motor está bom, mas creio que a Ford errou em trocar o carburador Solex 34 SEIE de corpo duplo que era usado no Maverick e F100 4 cilindros pelo Solex H 40 DEIS de corpo simples, ao adaptar esse motor nos Jeep e Rural. Apesar da manutenção mais fácil, ele é chegado numa gasolina. Mesmo assim, gasta menos que o Jeep de 6 cilindros, que é um bebedor inveterado.
Acho que vc faz bem em deixar a placa onde está. Eu atualmente tenho outro indereço no interior, e assim que puder, mudo meus carros de endereço. Pode ser que a inspeção um dia chegue no Brasil inteiro, mas até lá, não quero mais tanta dor de cabeça.