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  • #205
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    Citação Postado originalmente por Dodger Ver Post
    Poisé, quanto a questão de colocar uma ignição potente, o pessoal acha caro, mas o que tenho ouvido por ai de colocar catalizador e outras gambi só pra passar em vistoria, num tá no gibi...ehehehe

    Catalizador pode até ajudar a reduzir alguma coisa, mas vc vai é ganhar problemas futuros e estrangular seu motor que num foi projetado pra isso.
    Ou seja, vais gastar pra piorar o desempenho e funcionamento do carro.
    Se é pra gastar, gasta direito! O DIS, além de reduzir emissão te dá mais potencia, o funcionamento do motor fica outra coisa e rende mais economia tbém. Só no que melhorou o consumo do meu carro, e isso pra mim é beneficio secundário, pelo que calculei aqui o investimento se pagou em 8 meses, isso pq rodo muto pouco(todo dia mas pequenas distancias).
    Pois é eu achei que isso era implícito no que eu dizia, mas realmente muito obrigado por esclarecer a todos, acho que eu não estava me fazendo entender...

    Já teve gente aqui de perto de casa que fez o motor 2x (bf-161) trocou anieis, pistões, comprou carburador reliquia na caixa, mandou encher de silicone vermelho pra não pingar oleo e ainda comprou um catalizador de gol

    Reprovou todas as vezes e digo mais... agora que ele achou a idéia mais legal de todas de colocar alcool na gasolina e diminuir gicleurs, ainda vai eprovar denovo, total gasto dele deve ter batido mais de 2500 reais enquanto 450 tinha resolvido...

    mas fazer o que, feliz quem tá é o mecanico com a burrice alheia
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #206

    dis, é pra valer?

    Rubão

    É pra valer mesmo o DIS?
    Entrei no link q tu postou, não entendi mto bem até pq de mecanica não entendo nada....
    Só ele já resolve?

  • #207
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    Citação Postado originalmente por BRUNO Z/N Ver Post
    Rubão

    É pra valer mesmo o DIS?
    Entrei no link q tu postou, não entendi mto bem até pq de mecanica não entendo nada....
    Só ele já resolve?
    só ele não claro, pode ser um MSD ou algum modulo de ignição, com o tanto que potencialize a ignição ótimo...

    acontece que o dis deixa, de quebra, o sistema todo a prova dágua, logo são 2 vantagens
    4X4 Brasil
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #208
    Usuário Avatar de scrat
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    Talking Feita a inspeção

    Bom dia Pessoal,

    Só para constar, fiz a minha inspeção hoje, no posto da Barra Funda.
    Foi bem tranquilo, mas aviso que foi porque o Jeep estava em perfeitas condições.
    Mas eles olham o necessário, pelo menos foi o que deu a entender, pois o meu jeep estava com filtro esportivo e não colocaram empecilho nisso.

    No meu caso, o combustivel era alcool e todo o sistema, desde o motor até o escapamento é novo.(esse o motivo de eu dizer que estava em perfeitas condições!!!rs)

    Eles olharam por baixo, abriram o motor e após essa verificação visual fizeram o teste de poluentes.

    Abraços e boa sorte aos demais!

    Scrat

  • #209
    Usuário Avatar de Tenussio
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    Citação Postado originalmente por scrat Ver Post
    Bom dia Pessoal,

    Só para constar, fiz a minha inspeção hoje, no posto da Barra Funda.
    Foi bem tranquilo, mas aviso que foi porque o Jeep estava em perfeitas condições.
    Mas eles olham o necessário, pelo menos foi o que deu a entender, pois o meu jeep estava com filtro esportivo e não colocaram empecilho nisso.

    No meu caso, o combustivel era alcool e todo o sistema, desde o motor até o escapamento é novo.(esse o motivo de eu dizer que estava em perfeitas condições!!!rs)

    Eles olharam por baixo, abriram o motor e após essa verificação visual fizeram o teste de poluentes.

    Abraços e boa sorte aos demais!

    Scrat

    Scrat, qual o motor do seu jeep?
    Abraço.
    Willys CJ-5 1968
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  • #210
    Usuário Avatar de scrat
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    Opa Tenussio,

    O meu é um motor AP 1.8 carburado (Brosol - 2E) alcool.

  • #211
    Usuário Avatar de Tenussio
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    BF161 Reprovado por HC alto

    Gostaria de postar minha experência para APROVAR meu CJ1968 com BF161 e também algumas dicas técnicas que aprendi nestes últimos dias. Acho que pode ajudar alguém com dificuldade para conseguir a aprovação:

    1a. Vistoria: REPROVADO
    COc(limite 6,00): medido 0,86 na lenta e 2,63 na alta (OK)
    Diluição(limite 2,5): medido 1,79 na lenta e 1,96 na alta (OK)
    HC(limite 700): medido 5084 na lenta e 3148 na alta (REPROVADO)
    Condição do veículo: Original, sem vazamentos de óleo, escapamento original, motor BF161 feito pela primeira vez e com 5000km, válvulas reguladas, etc etc.

    2a. Vistoria: APROVADO
    COc(limite 6,00): medido 4,22 na lenta e 2,75 na alta (OK)
    Diluição(limite 2,5): medido 1,00 na lenta e 1,00 na alta (OK)
    HC(limite 700): medido 429 na lenta e 286 na alta (OK)

    Coisas que aprendi durante a solução do problema:
    HC alto significa Hidrocarbonetos nos queimados; ou seja, combustivel não foi queimado completamente. Esse índice alto indica:
    a) problemas relacionados à queima do combustível, tais como problemas mecânicos na câmara de combustão tais como válvulas presas, vazamentos etc;
    b) problemas elétricos (bobina, cabo de vela, vela, distribuidor, rotor e platinado) que impedem a queima constante.
    c) mistura desajustada (aquele parafuso na base do carburador que ajusta a entrada de combustível na lenta) ou gicleur maior que o especificado. Quando o índice é alto na lenta é o parafuso que está desajustado. Na alta é o gicleur.
    Um ponto importante aqui é a questão da diluição. O ideal é obter 1,0 - o que significa que a mistura está equilibrada quanto a combustível e ar. Nos carros modernos a sonda lambda faz esse controle.
    Eu obtive indice de 1,79 e 1,96 na primeira medição, indicando erro com relação à mistura.
    d) problemas com a qualidade do combústivel. Geralmente alto índice de alcool ou solventes na gasolina. Note que o limite de motores antigos à gasolina é de 700ppm. Para alcool é 1100ppm. Logo adicionar alcool na gasolina PIORA em muito o indice de HC. Não usar gasolina premium para a vistoria, pois o percentual de hidrocarbonetos na premium é uns 5% maior que a gasolina aditivada. Logo usar gasolina aditivada de ótima procedência.

    O que fiz para resolver o HC alto:
    a) Troquei a gasolina por uma confiável. Eu tinha abastecido num posto ALE em Cabreúva pouco antes de entrar numa trilha. Posto super suspeito e pelo cheiro da gasolina percebi que tinha algo errado...cheirava alcool...até comentei com meu amigo na hora. Gasolina com muito alcool eleva consideravelmente o HC. Com essa ação, meu HC baixou de 5084 na lenta para cerca de 1800.
    (quanto ao posto Ale, não tenho como provar que a gasolina estava adulterada, por isso não estou afirmando nada. O rapaz que fez a primeira inspeção foi bem claro: "O sr. manda regular tudo e se não baixar o HC, troca a gasolina que resolve...Isso me parece gasolina adulterada, pois o seu CO está muito baixo...então me parece que não tem problema mecanico...senão o CO daria alto também...quanto mais alcool, mais baixo é o CO, mas mais alto é o HC."). Me pareceu uma ótima dica para baixar indice de CO - por alcool...
    b) Ajustei o ponto. O ponto para o BF161 deve ser algo em torno de 4~6 graus. Estava 22 graus (????!!!!!). Quanto mais baixo o ponto, mais baixa o HC. Com isso baixou para uns 300 na alta.
    c) Ajuste do parafuso de entrada de combustível da lenta (aquele na base do carburador e que muita gente acha que é o ajuste do ar). A entrada de ar no carburador na lenta é constante e o parafuso enriquece a mistura para mais ou para menos quando vc ajusta a quantidade de combustível. Com isso o HC na lenta passou para uns 500.
    d) Troquei a bobina (a coitada estava no Jeep há uns 20 anos - deu até dó da separação), cabo de vela e velas. Acho que isso não colaborou em nada, mas como pretendia trocar mesmo...
    e) As regulagens de ponto e carburador foram feitas numa oficina que tem o equipamento que mede os indices. Senão fica difícil descobrir qual o ajuste correto e qualquer pequeno desajuste eleva consideravelmente o índice.

    E isso aí....
    Espero que dê alguma luz para alguém.
    Boa sorte a todos.
    Willys CJ-5 1968
    São Paulo

  • #212
    Usuário Avatar de mrcrema
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    Informação a todos de SP / ABC

    em conversa com o Divino que é o organizador do encontro de jeep´s de São Bernardo, ele disse o seguinte : que esta em contato direto com a equipe que esta fazendo as pré-vistorias no Poliesportivo e que ficou certo de que serão feitas pre-vistorias no encontro de terça-feira, ainda não tem data prevista, mas assim que estiver com a informação eu posto aqui.

    Marcio
    JEEP VIAGRA - DE VOLTA.
    E
    XTERRA

  • #213
    Usuário Avatar de Maurício D'Arezzo
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    Citação Postado originalmente por Tenussio Ver Post
    Gostaria de postar minha experência para APROVAR meu CJ1968 com BF161 e também algumas dicas técnicas que aprendi nestes últimos dias. Acho que pode ajudar alguém com dificuldade para conseguir a aprovação:

    1a. Vistoria: REPROVADO
    COc(limite 6,00): medido 0,86 na lenta e 2,63 na alta (OK)
    Diluição(limite 2,5): medido 1,79 na lenta e 1,96 na alta (OK)
    HC(limite 700): medido 5084 na lenta e 3148 na alta (REPROVADO)
    Condição do veículo: Original, sem vazamentos de óleo, escapamento original, motor BF161 feito pela primeira vez e com 5000km, válvulas reguladas, etc etc....
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    E isso aí....
    Espero que dê alguma luz para alguém.
    Boa sorte a todos.
    Olá Tenussio,

    Quanto cobraram para fazer a regulagem? qual endereço da oficina?
    Perto de casa estão cobrando R$ 50,00 só para medir, sem por a mão, se der uma reguladinha sem trocar nada os caras querem R$ 150,00.

    Abraço,
    Maurício.

  • #214
    Usuário Avatar de Tenussio
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    Citação Postado originalmente por Maurício D'Arezzo Ver Post
    Olá Tenussio,

    Quanto cobraram para fazer a regulagem? qual endereço da oficina?
    Perto de casa estão cobrando R$ 50,00 só para medir, sem por a mão, se der uma reguladinha sem trocar nada os caras querem R$ 150,00.

    Abraço,
    Maurício.
    Cobraram R$ 50,00 só para medir e mais R$ 70,00 para as regulagens do ponto e carburador.
    As velas, cabos de vela e bobina eu mesmo troquei....
    Mecanica Ninin - Rua Fidelis Papini 280 - Vila Prudente - São Paulo. 2914-5657
    Demorou uns 15 minutos de serviço....R$ 120,00....achei meio caro.
    Acho que dá para achar mais barato por ai.
    Willys CJ-5 1968
    São Paulo

  • #215

    vistoria n. 4

    Citação Postado originalmente por Maurício D'Arezzo Ver Post
    Olá Tenussio,

    Quanto cobraram para fazer a regulagem? qual endereço da oficina?
    Perto de casa estão cobrando R$ 50,00 só para medir, sem por a mão, se der uma reguladinha sem trocar nada os caras querem R$ 150,00.

    Abraço,
    Maurício.
    Oi Maurício,
    Pelo que li, não tem nada de diferente do que já conversamos. Semana passada fiz a do jipe, e ele quase passou. Do mesmo modo da F75, passou em COc e não passou em HC.
    Amanhã, vamos levar novamente a F75 numa oficina que tem a máquina... Pelo que vejo, o pessoal que tem passado, fez isso... levou em alguém que tinha a máquina para regular.
    Só dois casos até agora, vi que passaram sem uma vistoria prévia.

    O problema é que todos os anos teremos que fazer isso... O que é um absurdo!!

    Ah... para constar... o tal do DIS também não é garantia. Essa semana chegou um cliente na loja que tem, e que foi reprovado!! Comprou um distribuidor original comigo... e fez a vistoria... melhorou... mas foi reprovado novamente

    Conclusão... estamos no ponto zero novamente... só não vi ninguém com o tal do catalizador ainda.

    Alguém já viu??
    Até mais!!

  • #216
    Usuário Avatar de Robertux
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    Citação Postado originalmente por Josi Ver Post
    Ah... para constar... o tal do DIS também não é garantia. Essa semana chegou um cliente na loja que tem, e que foi reprovado!! Comprou um distribuidor original comigo... e fez a vistoria... melhorou... mas foi reprovado novamente
    O colega Tenussio cita, em sua postagem, que identificou 4 problemas que podem provocar a reprovação por excesso de HC. O DIS resolve apenas um deles, se o problema for outro o motor, mesmo com o DIS, será reprovado, e estando bem regulado passa mesmo sem o DIS.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

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