x
Convex Datacenter
Página 5 de 36 PrimeiroPrimeiro 123456789101112131415 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 431
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

aonde acontece?

Mauro,

1- Aquela lista de trincas foi baseada em todos esses anos de observação, desde que comprei o meu CJ5 ( em 1976) e em outros jeeps. Nem preciso dizer quantas vêzes soldei reparo antes de fazer o que hoje chamam de bacalhau, reforço, etc....

2- Como eu escreví antes, existem algumas variáveis que definem onde o cara deve olhar.

Por exemplo:

- se o cara faz fora de estrada tipo lamaçal mas sem grandes pretenções além de afundar até o pescoço com um guincho, não fico muito preocupado.

- se o cara faz aeróbica com o jeep fazendo o parachoque da frente formar um X com o de trás o tempo todo, as áreas das travessas são o 1º alvo de uma inspeção visual, não importando de cima pra baixo ou de baixo para cima.

- se o cara sobrecarrega o jeep levando 8 zequinhas, pode ser mais interessante ver a parte posterior do chassis , onde vai preso o jumelo.

- se o cara não tem batente de suspensão porque acha um LUXO, usa amortecedor muito curto ou muito longo, sai por aí pulando como se fosse na apresentação do filme "Ratos do Deserto", eu iria dar uma olhada por cima das longarinas.

- veja que não estou considerando as milhares de adaptações que impõe furação e solda no chassis que também pode originar trincas de mordedura de solda, falta de acabamento, etc...

- e ainda temos o fator idade do jeep e nivel anterior de estresse do mesmo, fator fadiga.

O que interessa é o seguinte:

O chassis não avisa onde vai começar a rachar então, uma passada cuidadosa em TODOS aqueles pontos é o MÍNIMO QUE EU FARIA.

Mas para fazer isso, só depois de uma boa lavada com alta pressão e usando uma lanterna e espelho, como manda o bom manual do inspetor visual.

A única orientação que eu passo é não subestimar uma pequena trinca , nem se for de 5 mm, pois ela pode simplesmente romper quase que instantaneamente e a fratura do chassis pode ser do tipo catastrófica - quando por exemplo as 2 longarinas rompem na junção da travessa dianteira e o chassis cai sobre o eixo, travando o sistema de direção. Isso aconteceu com um conhecido que estava a 60 km/h numa avenida em SP. Resultado da prequiça em fazer um pequeno reparo???? perda total do jeep e abalroamento de 4 outros carros.

Mauro, sinto muito se não posso ser extremamente direto e dizer : conte 95,6 mm da ponta do parachoque e vai achar uma trinca de cima para baixo de 8,9 mm ....... Isso não dá pra fazer. Nem com bola de cristal !

Seja conservativo. Inspecione tudo como eu te disse.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    São José do Inhacorá/RS
    Agradecimentos: 0
    Leopoldo

ótimo esclarecimento acima

Mas se fosse ter que responder assim :

Marque a opção certa.

1 - É mais provável que se encontre mais trincas no chassis:
    (A) "de baixo pra cima" ou
    (B) "de cima para baixo"

Um abração
    CJ5 66 4.1 MPFI, CX C10,Spoa, Vj910 35, eixos Rural.
    F75 66 4.1 MPFI, CX Band,Spoa, BF 33, carroceria Kia.
    Rural 66 2.5 maxxion, diesel, ar cond...

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    letra:

(C)- seja conservativo, faça o serviço direito, não use bola de cristal, não seja preguiçoso, não ache que o chassis seja dominium da física quântica e e e e inspecione tudo.

Opção correta. Passou de ano.

Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Demorei, mas aqui vai as fotos da travessa que tinha me referido anteriormente.
    Leopoldo! Tu mencionou em colocar a travessa um pouco mais para a frente. O quanto será que eu coloco mais para a frente, já que tem o setor de direção (maverick) mais para a frente (foto Dsc02173)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc02173_173.jpg   -dsc02172_143.jpg   -dsc02169_636.jpg  

Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Vinicius:

seu chassi tem uns bacalhaus que precisam ser eliminados.
    e a parte de baixo precisa de uma pintura.
    ja pensou em desmontar tudo de dar uma bela geral?
    da mais trabalho, sim, mas eh um trabalho que se faz uma fez so.

[]´s palpiteiros

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS

Re: aonde acontece?

Citação Postado originalmente por leopoldo
    Mauro, sinto muito se não posso ser extremamente direto e dizer : conte 95,6 mm da ponta do parachoque e vai achar uma trinca de cima para baixo de 8,9 mm ....... Isso não dá pra fazer. Nem com bola de cristal !

Seja conservativo. Inspecione tudo como eu te disse.
    Blz Leopoldo! Muito obrigado por todas as explicações e observações! :P

[]'s de um aprendiz!
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Fala Elcio!!
    É o que está sendo feito. Hoje mesmo acabei de liberar toda a carroceria de cima do chassi. Quando tiver um tempo com o guindauto da firma irei tirar o motor e caixa para que o chassis possam ir pro jato de areia.
    As fotos são de uma travessa específica que estou verificando como irei substituí-las. A minha principal idéia é colocar um cano tubular, mas me veio uma coisa na cabeça:
    Como irei colocar a barra tubular de modo que fique rente as paredes do chassis (para que não entre nenhuma sujeira ou umidade). Alguém consegue me ajudar.

Abraço!!

Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Vinicius:

a barra tubular pode ser ligeiramente amassada nas pontas com uma prensa.
    dessa forma ela achata mais e fica parelha com as longarinas, achate as pontas em doses pequenas ate ver que ficaram ok, ou seja, casam com a lateral do chassi.
    aplique um fundo ainti-ferrugem por dentro do tubo e faça um pequeno furo com uma broca na parte de baixo, bem ao centro.
    de uma atenção especial no suporte dos jumelos.eu coloquei uma bucha de aço inox para acomodar os jumelos.

[]´s

REFORÇO DE CHASSI

GALERA
    NÃO ENTENDO DE MECÂNICA MAS ESTOU PREOCUPADO NO CJ6(BERNARDÃO) QUE PONTOS TERIA DE CONSIDERAR PARA REFORÇO OUTRA COISA: POSSO FAZER REFORÇO POR DENTRO DO "u" DO CHASSI, NA PARTE DE BAIXO
    ABRAÇO JEEPEIRO

Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Paulo:

acho que o que esta sendo discutido ao longo deste post ja te ajudaria em alguma coisa.
    apenas tome cuidado com os comentarios do Leopoldo. o cara nao manja de p#rra nehuma.

[]´s provocando o professor.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Citação Postado originalmente por Vinicius_4x4
    Tu mencionou em colocar a travessa um pouco mais para a frente. O quanto será que eu coloco mais para a frente, já que tem o setor de direção (maverick) mais para a frente
    FÚ.....não sabia da caixa. Seria rente ao parachoque. Agora danou.

No seu caso, daria preferência em achar uma travessa original.

Mas guarde a possibilidade de usar a barra redonda se não achar a de um chassis original mesmo

Como pode ser feito?

Use uma serra copo e abra um furo em cada lado do chassis. Use uma furadeira pneumática para virar a serra bem devagar senão você queima a serra copo. Atravesse o chassis com a barra tubular de forma que fique uns 5 mm de tubo para fora em cada longarina. Aí é só soldar em volta, na interface tubo - longarina. Com varetas Ok 46 ou 48 de 2,5 mm e está resolvido.

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Use uma serra copo e abra um furo em cada lado do chassis. Use uma furadeira pneumática para virar a serra bem devagar senão você queima a serra copo. Atravesse o chassis com a barra tubular de forma que fique uns 5 mm de tubo para fora em cada longarina. Aí é só soldar em volta, na interface tubo - longarina.
    Para entender o que o Leopoldo disse, nada melhor do que dar uma olhada no jipe dele! Cliquem na foto abaixo e vejam o tubo atravessando o chassis, logo acima da mola: :P Eu acho que essa é a melhor forma de se fazer!

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem