Mauro,
1- Aquela lista de trincas foi baseada em todos esses anos de observação, desde que comprei o meu CJ5 ( em 1976) e em outros jeeps. Nem preciso dizer quantas vêzes soldei reparo antes de fazer o que hoje chamam de bacalhau, reforço, etc....
2- Como eu escreví antes, existem algumas variáveis que definem onde o cara deve olhar.
Por exemplo:
- se o cara faz fora de estrada tipo lamaçal mas sem grandes pretenções além de afundar até o pescoço com um guincho, não fico muito preocupado.
- se o cara faz aeróbica com o jeep fazendo o parachoque da frente formar um X com o de trás o tempo todo, as áreas das travessas são o 1º alvo de uma inspeção visual, não importando de cima pra baixo ou de baixo para cima.
- se o cara sobrecarrega o jeep levando 8 zequinhas, pode ser mais interessante ver a parte posterior do chassis , onde vai preso o jumelo.
- se o cara não tem batente de suspensão porque acha um LUXO, usa amortecedor muito curto ou muito longo, sai por aí pulando como se fosse na apresentação do filme "Ratos do Deserto", eu iria dar uma olhada por cima das longarinas.
- veja que não estou considerando as milhares de adaptações que impõe furação e solda no chassis que também pode originar trincas de mordedura de solda, falta de acabamento, etc...
- e ainda temos o fator idade do jeep e nivel anterior de estresse do mesmo, fator fadiga.
O que interessa é o seguinte:
O chassis não avisa onde vai começar a rachar então, uma passada cuidadosa em TODOS aqueles pontos é o MÍNIMO QUE EU FARIA.
Mas para fazer isso, só depois de uma boa lavada com alta pressão e usando uma lanterna e espelho, como manda o bom manual do inspetor visual.
A única orientação que eu passo é não subestimar uma pequena trinca , nem se for de 5 mm, pois ela pode simplesmente romper quase que instantaneamente e a fratura do chassis pode ser do tipo catastrófica - quando por exemplo as 2 longarinas rompem na junção da travessa dianteira e o chassis cai sobre o eixo, travando o sistema de direção. Isso aconteceu com um conhecido que estava a 60 km/h numa avenida em SP. Resultado da prequiça em fazer um pequeno reparo???? perda total do jeep e abalroamento de 4 outros carros.
Mauro, sinto muito se não posso ser extremamente direto e dizer : conte 95,6 mm da ponta do parachoque e vai achar uma trinca de cima para baixo de 8,9 mm ....... Isso não dá pra fazer. Nem com bola de cristal !
Seja conservativo. Inspecione tudo como eu te disse.