Mauro
Acredito q a Ford deve ter pesquisado pra colocar a cinta por baixo.Então voto na por baixo :wink:
[]"
Versão Imprimível
Mauro
Acredito q a Ford deve ter pesquisado pra colocar a cinta por baixo.Então voto na por baixo :wink:
[]"
Ta vivo ae Mauro :lol:
No meu coloquei a cinta por cima e por baixo 8) .
Por baixo porque os CJ após 79 vem assim... :wink:
Por cima porque todas as trincas no meu chassis eram por cima :shock:
Um abração
Justamente, essa é uma questão que eu queria abordar tbm: apesar da Ford ter estudado e colocado a cinta por baixo, a 1° trinca de chassis que surgiu no meu cj5 (BEM acima do suporte do feixe traseiro) começou por cima, e está se estendendo para baixo, assim como o Alexandre! Vejam a foto. :?Citação:
Postado originalmente por Alexandre Vaz Ferreira
Até agora temos casos de trincas de chassis que começaram por cima, e nenhum caso (relatado) de trincas que começaram por baixo .... logo, a cinta por cima está me parecendo ser mais coerente ...... :roll:
[]'s
Como meu carro tem a cinta por cima e não tem nenhuma trinca, acredito que essa seja a melhor maneira.
[]'s
Pessoal.
A questão não é só por cima ou só por baixo. A coisa não é assim tão simples.
Mauro, você que deve estar vendo estabilidade das construções mecanicas deve ter visto ou vai ver o calculo de estruturas hiperestáticas e simulações de calculos em chassis. Dependendo do carregamento sobre o chassis (peso distribuído), uma área pode deixar de ser tracionada e virar comprimida :shock:
.....mas deixando traduzido isso para todos é o seguinte:
O chassis tem áreas em que trinca de baixo para cima, áreas em que trinca de cima para baixo e áreas que trinca para todos os lados. E isso também depende de onde está o suporte fixo da mola, que é um ponto de apoio fixo, em termos de calculo estrutural. Assim o chassis de um CJ5 trinca de formas ligeiramente diferentes que o chassis de um CJ2.
Então, o segredo para saber onde podem estar as trincas é:
saber quais são as áreas e onde está a solicitação de tração. As áreas comprimidas não são problema. :wink:
No CJ5, com os suportes de mola brasileiro, as trincas clássicas são:
-na parte da frente da junção da travessa dianteira com a longarina, de baixo para cima.
-na parte de tras, de cima para baixo.
-de cima para baixo, na linha da junção da carroceria, lado do passagerio, abaixo do suporte da bateria.
-de baixo para cima, atras do furo do jumelo dianteiro, dos 2 lados.
-de cima para baixo, ou junto á área da furação da caixa de direção original, ou um pouco mais atras, da posição do cilindro mestre.
-de cima para baixo, no lado direito do chassis - olhado o jeep de tras -entre o suporte da carroceria onde apoia a caixa de ferramenta e a curvatura da longarina.
-na região da aba inferior da longarina, extremidade traseira, onde apoia o suporte do jumelo.
Observem que a falta de batentes de suspensão, amortecedores mais curtos, jumelos mais compridos, direção hidraulica, tipo de suporte de estepe, tamanho do estepe, posição do tanque de combustível, etc....etc....etc....podem modificar substancialmente os pontos e direções das trincas.
Sobre a espessura da chapa de reforço, em geral é usado :
1/8 (3mm) 3/16 (4,7 mm) 1/4 (6,5 mm)
1/8 considero de pouca utilidade pois é muito fino poderia usar em reforço normal em jeep que não faz trilha. Só para remendo leve. Ideal para solda a ponto. Só que quem é que tem solda a ponto em casa ???????????????? ou na oficina ????????????????? :cry:
3/16 boa espessura e fácil de trabalhar e furar, fazendo o acompanhamento das curvas do chassis. Acrescenta a mesma espessura da aba da longarina. Fácil de soldar com eletrodo. Dá para um jipeiro normal e sem muito braço e paciência fazer o reforço em casa. :P
1/4 é o ideal para O REFORÇO, mas é um peso considerável, não é fácil acompanhar as curvas e para furar, praticamente só com furadeira de bancada. Excelente para soldar pelas laterais das abas. Em resumo: O jeep acaba mas o reforço continua lá.
Nem preciso dizer que é o meu preferido. :D
Sobre a flexibilidade do Chassis:
Isso é uma grande batalha entre duas correntes pensantes no mundo da mecanica e ainda não se chegou a um veredito:
Veículos com chassis, como o jeep, deveriam ter chassis muito resistente e que a suspensão faça o trabalho !
Tem gente que acha que o chassis tenha que ser flexível, justamente para não trincar.............
só que as travessas não aguentam. Bom, o chassis do jeep até bem flexível pois não é duro feito vidro. Vejam como torçe na rampa RTI.
Acontece que se for demais, a carroceria não aguenta e começa a estourar os pontos de fixação, como acontece no jeep pois, a carroceria é uma caixa e caixas não gostam de serem entortadas :lol:
Então, o reforço é bem vindo, mesmo deixando o chassis um pouco mais DURO.
CUSTO X BENEFÍCIO.
Prefiro uma longarina um pouco mais pesada e um pouco menos flexível que uma longarina quebrada.
Mas ai tem uns que vão dizer:
Ah! mas o chassis do jeep é resistente o suficiente.
Se fosse assim, o chassis do jeep 83 não teria saido de fábrica com tanto reforço. A ford começou a caprichar justamente quando encerrou a produção.
Confere?
Mauro:
aquilo na foto nao eh mais trinca eh uma rachadura. :P
eu tbem fiz os reforços sob e sobre o chassi, dando especial atençao nos suportes dos jumelos, que receberam reforço extra.
no meu album da pra perceber o que fiz.
como o Leopoldo disse, tem "milhares" de pontos de trinca no chassi!!!
entao levando-se em conta essa afirmaçao, tem que reforçar mesmo.
tem gente que nunca trincou o chassi, eu ja trinquei umas 10 vezes, inclusive ao ponto de cair o suporte do amortecedor :shock:
mas agora vamos ver quem manda no barraco. 8)
[]´s reforçados
Aqui orienta como reforçar.. o site também é super interessante!!!
http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/chassi/index.html
Leonardo :idea:
Hoje meu carro foi desmontado e descobri que tem cinta embaixo também. :oops:
Então afirmo que se tira a flexibilidade é pouco.
[]'s
Sua preocupação é irrelevante !
Não entendí, pq irrelevante?Citação:
Postado originalmente por leopoldo
Porque quase todo mundo que tem jeep sonha em fazer o reforço e sabe o trabalho do cão que é ter que desmontar o jeep para chegar no chassis para fazer o serviço e você descobriu que o seu já tem reforço.
E a diminuição de flexibilidade da longarina não é motivo de preocupação.
Afinal você não faz contorcionismo com ele.
Ah Mestre Leopoldo,Citação:
Postado originalmente por leopoldo
é aí que vc se engana.:lol: :lol: :lol:
[]'s