Obrigado pela orientação.
[]'s
(DU)
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Obrigado pela orientação.
[]'s
(DU)
olá,
mestre Leo e all:
estive olhando as laterais das longarinas do chassi e tem buraco pra caramba, furos originais, alguns furos são dos cravos que fixam os suportes de assentamento da carroceria e os outros não sei pra q servem.
Estou pensando em tapar todos esses furos com solda. É aconselhável :?:
Antes q perguntem sobre os suportes de assentamento da carroceria eu irei soldálos também, não quero rebitar com cravos como no original.
Os furos são esses aí das laterais, ali no jumelo dianteiro também, quero fechar tudo :!:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=13328
Não tirei uma foto exclusiva dos furos, to aproveitando essas que estão no meu tópico, mas dá pra ver a quantidade de furos aí nas longarinas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=13329
aguardo notícias.
[]'s
:D No T-Rex fechamos tudim... Aqueles 4 furos perto do suporte do jumelo dianteiro, são da direção original. Se vc fôr trocar por outra, sem problemas... os outros são dos suportes da carroceira, mas esses vc solda facilmente. Os únicos que eu não fecharia, são os da travessa da caixa, de resto, não tem problema. Supondo claro, que vc vá fazer todas as instalações novas, inclusive freio, pois tem uns furos ovalados, na altura do motor que são para as mangueiras de freio. Também é fácil de fazer de outro modo, então não vejo dificuldade... :wink: Não esqueça do reforço, pra trás do jumelo dianteiro, uns 25 a 30 cm. :wink:Citação:
Postado originalmente por Jipeiro_RR
[]'s
Bom, como sou discordante: :lol:
1- Muito trabalho por nada. :?
2- Toda solda induz tensão no mateiral base soldado, além das mudanças metalúrgicas de praxe. :roll:
3- Todo ponto soldado é fonte de corrosão por diversos mecanismos. :roll:
4- Nos pontos da fixação da carroceria, veja que é soldado e REBITADO por um bom motivo: a solda pode arrebentar mas a carroceria não decola do chassis. :shock:
5- Sempre pense que existe a possibilidade, mesmo que remota, de ter de por qualquer motivo, fazer um retrofit e ter que usar um furo que foi enchido de solda. :evil:
... de carteirinha!!!! :lol:Citação:
Postado originalmente por leopoldo
:o Nada? Eu diria aspecto mais "clean", e naqueles 4 furos, dá uma impressão de "ponto fraco"... Sei lá, já que tá fazendo, pq não???Citação:
1- Muito trabalho por nada. :?
:D Blá, blá, blá, blá, blá... :lol: Vc nunca soldou nada no seu jeep??? :lol:Citação:
2- Toda solda induz tensão no mateiral base soldado, além das mudanças metalúrgicas de praxe. :roll:
:D Pra isso tem jato de areia, fosfatizante, fundo PU, tinta, etc... 8)Citação:
3- Todo ponto soldado é fonte de corrosão por diversos mecanismos. :roll:
:D É... Mas nunca vi arrebentarem 12 pontos de uma só vez... Mais fácil quebrar a travessa do assoalho do que arrebentar uns 10 cm de solda... :PCitação:
4- Nos pontos da fixação da carroceria, veja que é soldado e REBITADO por um bom motivo: a solda pode arrebentar mas a carroceria não decola do chassis. :shock:
:D Trena, paquímetro, furadeira... :PCitação:
5- Sempre pense que existe a possibilidade, mesmo que remota, de ter de por qualquer motivo, fazer um retrofit e ter que usar um furo que foi enchido de solda. :evil:
:D Só pra encher o saco! :lol: :lol:
[]'s do calo do Leopoldo... :lol:
Boa noite senhores.
Gio e Leo, muito obrigado pelas dicas.
Tenho agora os prós e os contras, vou conversar com meu pai pra decidirmos o que fazer.
Valeu gente, to adorando fazer esse Jeep e poder estar compartilhando minha alegria com vcs através do fórum.
[]'s e até à próxima etapa, heheh :lol:
Pessoal, sou tecnico em mecanica industrial, trabalho na industria do petroleo ha 5 anos me especializando em diversas areas incluindo corrosao.
Devo dizer que o Leopoldo esta corretissimo, e existe mais um agravante, quando voce solda, toda a regiao no entorno perde muito carbono com o aquecimento, o carbono eh que da propriedades de dureza ao ferro (aco), por isso eh que acontece muitas vezes de trincar do lado da solda.
Agora vou meter o bedelho tb.... :twisted: :twisted: :twisted:Citação:
Postado originalmente por Mozer
o cordão de solda faz migrar o carbono sim, mas onde trinca é exatamente uma região de alto carbono ( ou mais) e por isto chega a temperar, se tornando fragil e trinca com facilidade. Qto mais carbono tiver na base, masi critico o efeito. Como foi dito, se tivesse ausencia de carbono ou então menos, melhor seria, pois mais ductil sreá o material base.
Agora uma questão pra responder que realmente não tenho certeza :?:
Os antigos chassis dos CJ-2 e CJ-3, importados realmente tinham um aço mais doce, com menos enxofre e menos carbono do que os chassis fabricados no Brasil???? Eu tinha na minha infancia um CJ3A, desmontei até o ultimo rebite como o Elmer fez e meti uma cinta por cima e por baixo, MAS, não havia sequer uma trinca. Ja de muitos amigos com Jeep's mais novos (58 - 72) viviam reclamando de trincas. (Como era jovem :twisted: e bem loquinho :P , não custumava andar devagar em trilha..hehehehe, ahhhh bons tempos.. :lol: :lol: :lol: )
Franco
Pra quem não sabe, aço doce é ferro com pouco carbono :D
O povo,
Tô na mesma faze da reforma que o Elmer, mas...arranquei todos os suportes fora...agora vou colocar novos e queria saber: tava pensando em fixa-los com parafusos allen (não sei qual medida de espessura) e soldar o entorno como nos originais (pelo menos os meus eram assim...e meu chassi é "milico"). Alguém da um Help?
Use parafusos normais enquanto solda......sextavado comum.
Não solde com os allen pois voce estraga os parafusos.
Depois, retire os parafusos normais, coloque os allen com trava química e com o torque de aperto pela PORCA.
Não aperte pela cabeça pois ou espana a chave/entalhado ou quebra a chave.
Leopoldo,
Como vou apertar se usar a chave allen?
usa a allen só pra segurar o parafuso e aperta movimentando a chave que vai na porca :wink: