Concordo que o mais correto seria fazer os chassis, depois a suspensão e daí sim o motor e transmissão.
Porém eu ainda não sei o que farei de definitivo com a minha suspensão, quero fazer algo do tipo SPOA com feixes da bandeirante e algo mais ou quem sabe molas helicoidais. Algo que me dê um curso bem grande, só que para isto eu vou ter de gastar muuuita grana, pelo menos pelo o que eu li aqui no fórum. Coisas do tipo, um amortecedor com mais curso, alteração do braço pitmann, barras estabilizadora e (não sei se vai ser necessário mais acredito que sim) um cardã com aquelas pontas CV, pois como terei um motor com alto giro e a suspensão que eu quero ter vai levantar bastante o jeep o cardã irá trepidar e daí já viu. Provavelmente irei colocar eixos de rural também, quando mexer na suspensão. Só que isto eu vou ficar tempos me enrolando até decidir .
Agora, quanto ao motor eu sei que é este que eu quero, e a caixa também. Portanto acho que vou fazer a suspensão do jeito mais barato por enquanto e depois eu mexo nela, até porque eu adoro mexer no jeep, tudo o que eu mesmo posso fazer eu faço, aí desmontar é comigo mesmo .
Vamos só ver se alguém dá alguma idéia de como eu faço com essa suspensão "quase que original" . Se não tiver saída eu vou ter de fazer com o jumelo na frente mesmo, mas é certo que vai ser temporariamente. Só o quanto temporariamente é que eu não sei , vai depender do que eu vou fazer com a suspensão e quanto vai custar. Por enquanto eu to juntando grana pra montar a mecânica dele (motor e transmissão) que já tah sendo um baita investimento pra mim. .
[]´s e grato pela baita ajuda que tem me dado! Valeu!
Porém eu ainda não sei o que farei de definitivo com a minha suspensão, quero fazer algo do tipo SPOA com feixes da bandeirante e algo mais ou quem sabe molas helicoidais. Algo que me dê um curso bem grande, só que para isto eu vou ter de gastar muuuita grana, pelo menos pelo o que eu li aqui no fórum.
Grande Vinícius!!!
Se quiser uma suspensão de grande curso à um custo relativamente baixo, faça SPOA, ponha molas de Band e jumelos articulados. Nem precisa ser o Revolver. Use aqueles com trava na dianteira. Para isso deixe os jumelos dianteiros na ponta do chassi. Essa receita não tem erro. Se colocar barras estabilizadoras, faça com um conector, pra soltá-las na trilha. No cardã, uma solução barata é dividí-lo em 2, usando um mancal.
Já fazer um sistema com helicoidais é mais complicado e caro...
O ideal é ver com quanto de curso ficou a suspensão. Medir as distâncias entre os suportes e comprar 4 Ranchos 9000 desse tamanho. Vão dizer: Rancho é caro! Se eu tivesse comprado amortecedores Rancho, com certeza ainda estaria com eles e teria custado menos que os 4 jogos que já troquei... (indo p/ a 5ª troca!) Mas ainda tem uma solução "barata"... Pegue amortedores duros, como os da Band, por exemplo, e intale-os inclinados, do eixo em direção ao ponto fixo do feixe. Tipo, de pé são 90°, deixe então com + ou - 50° à 60°. Assim ele fica macio e com um curso maior. Mas isso é só um exemplo! O amortecedor e a inclinação vão depender de como ficar a suspensão. Para achar o amortecedor ideal, será preciso garimpar um pouco.
O ideal é ver com quanto de curso ficou a suspensão. Medir as distâncias entre os suportes e comprar 4 Ranchos 9000 desse tamanho. Vão dizer: Rancho é caro! Se eu tivesse comprado amortecedores Rancho, com certeza ainda estaria com eles e teria custado menos que os 4 jogos que já troquei... (indo p/ a 5ª troca!) Mas ainda tem uma solução "barata"... Pegue amortedores duros, como os da Band, por exemplo, e intale-os inclinados, do eixo em direção ao ponto fixo do feixe. Tipo, de pé são 90°, deixe então com + ou - 50° à 60°. Assim ele fica macio e com um curso maior. Mas isso é só um exemplo! O amortecedor e a inclinação vão depender de como ficar a suspensão. Para achar o amortecedor ideal, será preciso garimpar um pouco.
[]'s
Fala Giovanni
Essa dica de que inclinar os amortecedores faz eles ficarem mais moles, eu não conhecia.To fuçando um Samurai feixe, e ele está com rancho 9000, q eu acho mais duro q o da toy.To pensando em seguir a tua dica.Vc acha q eu consigo q eles fiquem macios como os da ranger no cj ?
[]'
Essa dica de que inclinar os amortecedores faz eles ficarem mais moles, eu não conhecia.To fuçando um Samurai feixe, e ele está com rancho 9000, q eu acho mais duro q o da toy.To pensando em seguir a tua dica.Vc acha q eu consigo q eles fiquem macios como os da ranger no cj ?
Fala Sérgio!!!
O efeito é esse... No amortecedor não muda nada, continua duro. Mas com a inclinação, a suspensão trabalha mais e o amortecedor menos. É o efeito de uma "alavanca". Vc já tentou fechar com as mãos um amortecedor de tampa traseira do Gol p/ ex.???? Tente!! Só não incline demais, senão ele acaba perdendo o efeito...
Valeu pela dica Giovani!
Essa idéia do feixe de mola da bandeirante e jumelo articulado já passou pela minha cabeça e à princípio seria a mais ideal, pois não dá tanto trabalho para fazer (eu já li umas duas vezes aquele tópico da TT4, eu acho, sobre o jumelo articulado e achei muito legal) mas fazendo isto eu não escaparia de alterar o sistema de direção não é! Qual seria um jeito fácil de se ajeitar o sistema de direção?
Será que tu tem alguma foto do cardã dividido em dois com o mancal? (é que eu não conheço muita coisa ainda e queria ver como ficava).
... mas fazendo isto eu não escaparia de alterar o sistema de direção não é! Qual seria um jeito fácil de se ajeitar o sistema de direção?
Será que tu tem alguma foto do cardã dividido em dois com o mancal? (é que eu não conheço muita coisa ainda e queria ver como ficava).
Grande Vinícius!!!
Só pra mim não ter que ler tudo, que direção vc tem no jeep??? Um amigo meu instalou o 4.9 da F1000 no jeep, aí o cardã dianteiro ficou com uns 10 metros! Então ele só dividiu em 2 partes, colocando um mancal. Isso tem em qualquer caminhão. Não tenho fotos...
O cardã que vai ligado à caixa, vc faz sem luva, só um tubo com cruzetas nas pontas. Nesse tubo, próximo à ponta oposta à caixa, vc põe um mancal, fixado num suporte, na travessa da caixa ou até mesmo no chassi. Dali pra frente é um cardã normal, com luva. Ao todo são 3 cruzetas, uma luva/espiga, 2 tubos e 1 mancal.
Um amigo meu instalou o 4.9 da F1000 no jeep, aí o cardã dianteiro ficou com uns 10 metros! Então ele só dividiu em 2 partes, colocando um mancal. Isso tem em qualquer caminhão. Não tenho fotos...
[]'s
professor:
fotos seria interessante...
eu tbem coloquei esse motor, o carda dianteiro fica grande sim, mas como coloquei carda de rural, nao precisou de nenhuma soluçao adicional.´
tem como vc me passar o e-mail desse seu amigo, pra gente trocar umas ideias?
Estou usando o setor do maverick, só que provavelmente quando for fazer a suspensão do jeep irei trocar o setor por um hidraulico do opala, já que vou estar com o motor do opala.
Eu já perguntei isto tudo, pois aí já posso ir pensando em como fazer. Porém irei rodar um tempo com a suspensão original ainda, somente colocarei o jumelo para a frente.
O setor do opala seria uma boa opção para isto, ou há outro melhor? Eu já vou tah usando o motor do opala 6 cilindro.
[]´s sem grana para todas as alterações que gostaria de fazer agora
Estou usando o setor do maverick, só que provavelmente quando for fazer a suspensão do jeep irei trocar o setor por um hidraulico do opala, já que vou estar com o motor do opala.
O setor do opala seria uma boa opção para isto, ou há outro melhor? Eu já vou tah usando o motor do opala 6 cilindro.
Grande Vinícius!!!
Não precisa pôr direção de opala por estar com motor de opala. Isso não tem nada à ver... Pode ser de F1000, VW ou deixar essa mesma. No seu caso, acho melhor a do Opala, mas por outras razões: a adaptação é a mesma, basta trocar os setores, talvez refazer algum furo. A do opala é muito melhor que a do Maverick, pois não precisa tantas voltas no volante e pode ser hidráulica. Para solucionar o problema da direção com SPOA, vc pode pôr um braço pitman maior (aquele que sai do setor), ou usar a tal "lingüeta" que é uma extensão colocada nos parafusos do rolamento do munhão, que eleva a altura dos braços, que ligam às rodas. Acho essa 2ª opção melhor, pois assim vc terá os braços mais altos, protegendo-os das pancadas nas trilhas.
Só que essa "lingüeta", precisa de mais um ponto de apoio, que pode ser no próprio furo do munhão, onde vai originalmente o terminal de direção.
Sobre esse assunto tem material aí no fórum...
fotos seria interessante...
eu tbem coloquei esse motor, o carda dianteiro fica grande sim, mas como coloquei carda de rural, nao precisou de nenhuma soluçao adicional.´
tem como vc me passar o e-mail desse seu amigo, pra gente trocar umas ideias?
Grande Élcio!!!
O cara é compadre do Berga... Ou seja, outro "anti-net"... Mas conheço bem o jeep dele, posso ficar de "atravessador" se vc quiser... Ele tem máquina digital. Amanhã vou lá, então posso conseguir umas fotos. Diga o que vc quer... (manda por MP, pra não ficarmos off-topic)