Powered by vBulletin

Só para quem tem Willys com BF161/3000/OHC/151 e o que sobrou

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 25 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617181920 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 20/03/2008, 13:35
    bruno_nomelini
    Fernando, não sei se alguem ja falou isso (nao li todos posts:mrgreen:), mas as vezes não é o motor, o meu era igual ao q vc descreveu, mas, por mais idiota que possa parecer, era minha roda livre automatica que nao funcionava, coloquei uma manual AVM e resolveu.

o motor coninua do mesmo jeito e subo onde antes nao subia

[]s

Citação:

Postado originalmente por FernandoRisso Ver Post
    Pessoal,

Não encontrei um tópico específico sobre o assunto, mas com tantos fãs e donos do BF161 por aqui vou aproveitar o tópico.

A história é a seguinte: Ontem fiz uma trilha com um amigo que tem um BF161 e câmbio 3 marchas, relação de diferencial 8x43, todo original, com exceção dos pneus que são 750x16.

Andei com ele e achei o motor muito fraco. Subir um aclive é um parto, tem que acelerar e queimar embreagem, algo inadmissível no meu ponto de vista. A pergunta é simples: Esse motor é assim mesmo? Ou eu estou mal acostumado com os 6cil de verdade (4.1)??? hehehe

Minha sugestão é simples: Troque de motor, mas ele não está disposto a gastar uma grana agora.

[]’s de um novato em BF161

• 04/04/2008, 16:26
    Systema
    Bf 161
    Tenho um motor deste, ele realmente tem muita força mas a 20/30 p h, ai ele mantém a 4ª ou terceira macha, que é a mesma coisa, mas qualquer bicicleta te passa, o que ele tem de bom eu diria que é a partida e a marcha lenta, de resto é uma b...., se for pra uso como ele foi projetato, um velho dirigindo em uma estrada de terra e sem pressa alguma ele não acaba nunca, é otimo, temos um exemplo aqui em Londrina, um Sr, diria que muito rico, 82 anos mais ou menos que não troca a rural por nada, ele é dono de uma grande distribuidora de peças (Gevasco)
    abraços
    systema
  • 04/04/2008, 19:08
    Lucas Nassif
    Citação:

Postado originalmente por Systema Ver Post
    ...o que ele tem de bom eu diria que é a partida e a marcha lenta, de resto é uma b....,.

X10000000000!!!!!!!!!!!!!!!!

:mrgreen:
  • 04/04/2008, 20:42
    Julinot
    Vocês são muito rigorosos nas críticas aos motores originais.
    O meu BF tá muito bom, encara qualquer parada, e ninguém me passa de bicicleta.
    Retifica logo e cai na estrada como disse um colega aí.
  • 04/04/2008, 22:26
    Dodger
    Citação:

Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Vocês são muito rigorosos nas críticas aos motores originais.
    O meu BF tá muito bom, encara qualquer parada, e ninguém me passa de bicicleta.
    Retifica logo e cai na estrada como disse um colega aí.

Assino embaixo!

Se bem feito( bem usado e cuidado), vc tem motor pra deixar pros seus filhos...

Acho que num vale a pena é fazer como o colega Bruno aí falou, pegar e retificar um motor já não original como o de opala que vc acha em qquer desmanche por 500,00.

O original é sempre boa pedida, pode ter pedida melhor( V6, V8, 4.9i etc), mas é sempre uma boa.
    Uma retifica fica de 1500 a 3000 dependendo se vc quer um serviço bom ou um motor realmente zero Km pronto para durar mais 300.000/400.000 km e é o que estes bichos duram.
    aqui em casa tem um Maverick 6 cil que abrimos o motor pela primeira vez desde 75 e tá todo std, todo fud%$&o, mas tá todo std. nem fazemos ideia de quanto esse carro rodou, mas foi muito! parou rodando ano passado, em 4 cilindros só. Tá refazendo cabeçote, retifica bloco, pistoes e aneis, meia sola mesmo pq a parte de baixo tava perfeita! acho que num vai dar 1.000 cru cru de despesa.

E tem mais, motor baratinho só coisa sem procedencia. ou ruim ou proveniente de caminhonete roubada, etc. Já me ofereceram motor 4.9i por 600,00.... será que é cabrito? béééééééé!!!!!!! Eu não venderia nem a injeção dele por 600,00 se fosse meu.
  • 04/04/2008, 22:35
    JP CJ-5
    Citação:

Postado originalmente por Dodger Ver Post

Com toda certeza !!!
  • 05/04/2008, 01:22
    Marcos ET
    Citação:

Postado originalmente por Systema Ver Post
    ...ai ele mantém a 4ª ou terceira macha, que é a mesma coisa, mas qualquer bicicleta te passa, o que ele tem de bom eu diria que é a partida e a marcha lenta, de resto é uma b....

Hehehehe pega esta bicicleta, coloca do seu lado na subida de uma pirambeira de uns 35º com pedras, buracos, terra, cascalho, tocos etc... quero ver ela passar por voce!!! hehehe

Talves vc esteja usando as marchas erradas... 3ª e 4ª sao relações diferentes! rsrsrs

Systema, desculpe as brincadeiras, mas é que estamos falando aqui de um motor realmente muito antigo, nao temos como comparar um rendimento de um "vovo" destes a um 4.1 injetado de hoje em dia! Brincadeiras à parte, até hoje a maioria das pessoas que eu conheço q tem jeeps com esta mecanica reclamam do rendimento mas nao percebem que estao usando diferenciais muito curtos.... quem sabe, respeitando as limitações do motor, uma relação mais longa nao melhore as coisas? Aqui no Tocantins, alguns destes velhos BF161 foram capazes de levar (e trazer de volta!!!) alguns jeeps ao Jalapão... fomos a uma média de 60km/h sendo que algumas vzs foi possível andar a 90..... como eram estradas de cascalho com trechos de lama e areia alternados e com muitos buracos, resolvemos nao forçar muito...
  • 05/04/2008, 01:28
    Marcos ET
    Citação:

Postado originalmente por Dodger Ver Post
    Assino embaixo!

Uma retifica fica de 1500 a 3000 dependendo se vc quer um serviço bom ou um motor realmente zero Km pronto para durar mais 300.000/400.000 km e é o que estes bichos duram.

Poizé Dodger! é isso que eu penso....
    O pessoal pega como referencia um motor que já deu duas voltas ao mundo (fazendo trilhas!) e compara com um motor que tem pouco mais de uma década de uso (ou muito menos!), aih nao dá! o que nao é levado em conta é que estes super-hiper-mega motores, quando tiverem seus quarenta anos de uso, já nao restou nem a lembrança, porém, é bem possível que ainda se encontrem velhos BF161 e ate os fantásticos GoDevil rodando sofridamente em algum canto do mundo!

Meu motor original durou 54 anos de uso constante, foi retificado algumas vzs até que o bloco tivesse uma fratura (foi mal, choque térmico!), quero ver um motorzão destes novos com 50 anos de uso... será que sobra alguma coisa???
  • 05/04/2008, 15:18
    Rogério Barthy
    Estou montando minha viatura CJ-5 BF à 10 anos e quando comprei a sucata (era o que se apresentava no momento), tive que comprar um motor para instalar e aí comprei em um FV que me disse que só precisava trocar um casquilho de biela que estava começando a bater. mandei desmontar e só precisei voltar no FV para trocar uma biela e um eixo que já tinha comido todo e não dava retífica. Fiz de qualquer jeito e economizando e agora à 6 meses, tiver que tornar à fazer o motor, quando então troquei as camisas e coloquei std, comando de valvulas std, eixo 2ª fixo 3ª no móvel. e agora ele está irreconhecível pela força, confiabilidade e elasticidade (comparado com antes).
    Apesar de ser um motor antigo, valeu o investimento para manter o coração da viatura original e em bom estado. Acredito que ele irá durar muitos anos ainda com a minha herdeira que já está começando a dirigir.
    Como teste, fiz um passeio e rodei quase 500 km em um único dia, sem que ele apresentasse qualquer problema/aquecimento/etc...
    Rogério
  • 05/04/2008, 15:26
    Julinot
    ET... tem gente aqui que talvez nem saiba o que é um diferencial.... quanto mais o que é uma relação muito curta. O meu até acho bem curto - 43/8, e olha que eu não passo de 80 Km/h porque não quero - geralmente em trânsito urbano (cidade pequena) eu trafego por volta de 40Km/h, no máximo 50Km/h - a rotação a 80Km/h já está lá por uns três mil e uns quebrados - então não tem bicicleta (nem a motor) que me passe, e se passar... vai na paz.

Citação:

Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Hehehehe pega esta bicicleta, coloca do seu lado na subida de uma pirambeira de uns 35º com pedras, buracos, terra, cascalho, tocos etc... quero ver ela passar por voce!!! hehehe

Talves vc esteja usando as marchas erradas... 3ª e 4ª sao relações diferentes! rsrsrs

Systema, desculpe as brincadeiras, mas é que estamos falando aqui de um motor realmente muito antigo, nao temos como comparar um rendimento de um "vovo" destes a um 4.1 injetado de hoje em dia! Brincadeiras à parte, até hoje a maioria das pessoas que eu conheço q tem jeeps com esta mecanica reclamam do rendimento mas nao percebem que estao usando diferenciais muito curtos.... quem sabe, respeitando as limitações do motor, uma relação mais longa nao melhore as coisas? Aqui no Tocantins, alguns destes velhos BF161 foram capazes de levar (e trazer de volta!!!) alguns jeeps ao Jalapão... fomos a uma média de 60km/h sendo que algumas vzs foi possível andar a 90..... como eram estradas de cascalho com trechos de lama e areia alternados e com muitos buracos, resolvemos nao forçar muito...

• 05/04/2008, 19:44
    Lucas Nassif
    O meu tbm tem relação 43/8. Na BR ando entre 70 e 80km/h, e o RPM fica por volta dos 2500/2700.

3000 RPM só acima de 85 km/h.

:D
  • 05/04/2008, 20:48
    Rogério Barthy
    Minha viatura tbm possui relação 43/8 mas.... à 3.000 rpm ela está à 60 Km e para passar de 80 Km/h o rpm vai a 4.000 e assim, não deixo a velocidade passar de 70 km ou 3600 rpm.
    Rogério
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 25 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617181920 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 01:47.