Powered by vBulletin

Só para quem tem Willys com BF161/3000/OHC/151 e o que sobrou

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 16 de 25 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 678910111213141516171819202122232425 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 05/01/2011, 10:43
    Systema
    O segredo destes "motorzão" pra durar é andar na toada dele, até 3 mil giros, ele não acaba nunca, da pra dar a volta na terra muitas vezes, mas tem que ter paciencia.
  • 01/02/2011, 10:14
    Marcos ET
    PessoALL, seguinte:

Tenho um GM151 álcool com carburador SEIE H34 no meu CJ3A... e agora quero ver como este motor trabalha com gasolina. Então vamos às dúvidas:

1. Já consegui dois carburadores: um DFV e um Webber (infelizmente não tenho a numeração, mas o Webber era de um BF161 e o DFV era usado num outro opala com o mesmo 4 cilindros). Desmontando o Webber pude perceber que o "pé de ferro" dele estava com uma folga muito grande, ao passo que o DFV não estava tão "legal" no circuito de injetores e outras adjacências... resultado? eu percebi que os pés do DFV e Webber são "intercambiáveis" (embora com uma diferença entre o corpo de venturis). Então eu juntei os melhor dos dois carburadores, usando praticamente todo o Webber no pé de ferro do DFV... ENTÃO, a primeira dúvida é: Existe algum problema em usar esta montagem? carburador Webber com pé de DFV?

2. Meu motor é o GM151 originalmente feito para álcool, mas pretendo simplesmente trocar a carburação e mudar o ponto de ignição... certamente estou esquecendo de mais alguma coisa, por isso gostaria que os colegas me falassem o que é... rs

Quanto à taxa de compressão do GM151 álcool, estive pesquisando e verifiquei que é de 10,5:1 nos mais antigos, e 11,0:1 nos menos antigos... e os Gasolina ficavam entre 7,5:1 e 8,0:1. Tal diferença poderia causar algum problema, mas penso que com a nossa "nova gasolina" (um pouco menos pior que as da década de 70 e 80), tal deficiência poderia ser suprimida... ou seja, o GM151 álcool funcionaria sem problemas (leia-se batidas de pino) com gasolina sem baixar a taxa de compressão?

Lembro que os motores Chevrolet atuais (Flexpower) usam taxa de compressão de 11,5:1 para a "Família II" e 10,5:1 na "Família I"....

gde []!
  • 01/02/2011, 10:43
    mali9ski
    Citação:

Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    PessoALL, seguinte:

Tenho um GM151 álcool com carburador SEIE H34 no meu CJ3A... e agora quero ver como este motor trabalha com gasolina. Então vamos às dúvidas:

1. Já consegui dois carburadores: um DFV e um Webber (infelizmente não tenho a numeração, mas o Webber era de um BF161 e o DFV era usado num outro opala com o mesmo 4 cilindros). Desmontando o Webber pude perceber que o "pé de ferro" dele estava com uma folga muito grande, ao passo que o DFV não estava tão "legal" no circuito de injetores e outras adjacências... resultado? eu percebi que os pés do DFV e Webber são "intercambiáveis" (embora com uma diferença entre o corpo de venturis). Então eu juntei os melhor dos dois carburadores, usando praticamente todo o Webber no pé de ferro do DFV... ENTÃO, a primeira dúvida é: Existe algum problema em usar esta montagem? carburador Webber com pé de DFV?

2. Meu motor é o GM151 originalmente feito para álcool, mas pretendo simplesmente trocar a carburação e mudar o ponto de ignição... certamente estou esquecendo de mais alguma coisa, por isso gostaria que os colegas me falassem o que é... rs

Quanto à taxa de compressão do GM151 álcool, estive pesquisando e verifiquei que é de 10,5:1 nos mais antigos, e 11,0:1 nos menos antigos... e os Gasolina ficavam entre 7,5:1 e 8,0:1. Tal diferença poderia causar algum problema, mas penso que com a nossa "nova gasolina" (um pouco menos pior que as da década de 70 e 80), tal deficiência poderia ser suprimida... ou seja, o GM151 álcool funcionaria sem problemas (leia-se batidas de pino) com gasolina sem baixar a taxa de compressão?

Lembro que os motores Chevrolet atuais (Flexpower) usam taxa de compressão de 11,5:1 para a "Família II" e 10,5:1 na "Família I"....

gde []!

olha amigo sinto muito mas se voce não baixar a taxa vai dar pré detonação e voce pode perder o motor

uma ganbiarra basica seria por pe
    lo menos duas juntas de cabeçote para baixar um pouco a taxa

mas não sou muito fã disso pois me da até um ruim escuta o ronco de um motor com o ponto muito atrasado

e não ha a possibi
    lidade de rodar no alcool não seria mais facil acertar uma carburação e ter um motor redondinho
  • 01/02/2011, 13:20
    Systema
    no meu jeep com motot GM151 eu rebaixei 2 mm e passei ele pra alcool, não aceita muito bem, pois dá muito problema de regulagem, mas houve um tempo que usando o carburador 3E para alcool, ele funcionou otimo depois começou a dar problema eu troquei a tubagem e o carburador coloquei o dfv de gasolina e ele aceitou muito bem a gasolina, não bate pino não, mas como ele fica muito parado o alcool separava da gasolina e até andar um tanto era uma desgraça usando gasolina, e curiosamente o carburador secava não consegui descobrir porque, entao mandei bicromatizar um 40 DEIS, que ja era para alcool mas estava corroido, porem como este carburador não saiu para motor opala 4 cil o difusor e muito grande e tive que colocar um gicleur 200 no principal e um 70 na marcha lenta, poderia ter mandado fazer um difusor menor também, ele faz aproximadamente no alcool, 3,5 k/litro, esta otimo funciona bem aforando-se o consumo, mas conclusao com uma taxa calculada de 10:1 ele é Flex caipira, isto porque só precisa trocar o carburador e as velas pra mudar o combustivel,
  • 01/02/2011, 13:56
    Marcelo.CJ5
    Citação:

Postado originalmente por DougBRSP Ver Post
    PROPRIETÁRIOS DE WILLYS ou FORD QUE POSSUEM "OS VERDADEIROS MOTORES" SOB OS SEUS CAPÔS: APRESENTEM-SE!

:mrgreen:

Pelo fim da discriminação jeepística e pelos que ainda acham o BF161 um bom motor ou que gostam de manter a originalidade, entrem e comentei sobre as desventuras com estes motores, fotos de melhorias feitas nos mesmos e claro.. Casos em que rebocamos motores que pararam porque molhou a sonda-lambda.. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Opa!! Rssss

Meu jeep está com a mecânica toda original!!!
  • 01/02/2011, 20:35
    Dodger
    Citação:

Postado originalmente por mali9ski Ver Post
    olha amigo sinto muito mas se voce não baixar a taxa vai dar pré detonação e voce pode perder o motor

uma ganbiarra basica seria por pelo menos duas juntas de cabeçote para baixar um pouco a taxa

mas não sou muito fã disso pois me da até um ruim escuta o ronco de um motor com o ponto muito atrasado

e não ha a possibilidade de rodar no alcool não seria mais facil acertar uma carburação e ter um motor redondinho

Sei não, taxa de 10 pra 1 é o que vem em carro gasolina mais moderno, isso num motor novo, tu acha que num motor já refeito, usado a taxa tá em 10 : 1 ainda? Acho que dá pra meter gasolina sim, carburador pra alcool e o ponto vai ter que atrasar ou trocar por um distribuidor de gasolina. sei lá, só vendo.
  • 01/02/2011, 20:52
    johnnyjeepeirosp
    oi nois aqui pra da o depoimento...

OHC gasolina 76 num cj5 4 marchas...
    gosto do ronco desse motor e ...
    do torque que ele tem em baixa rotaçao...:mrgreen:
    dai que to refazendo ele e vai rodar mais uns anos comigo hehehe

abc a tds:concordo:
    jm
  • 01/02/2011, 21:55
    rodrigo.hoffman
    Ae Marcos

Eu tb acho que dá pra encarar a transformação..

Alem disso que vc comentou, carburação e ponto, acredito que a troca das velas (motor a gasolina) seja necessaria tb..

Dai pra frente vai ser regulagem de mistura e ponto.. Carburador se tivesse condições eu tentaria um Solex H40/44 que senão me engano vinha original em alguns Opalas... Um DIS tb ia ser bem interessante hein, pra regulagem do ponto???

E se num der certo e so voltar pro alcool...

[ ]´s
  • 01/02/2011, 22:13
    mali9ski
    Citação:

Postado originalmente por Dodger Ver Post
    Sei não, taxa de 10 pra 1 é o que vem em carro gasolina mais moderno, isso num motor novo, tu acha que num motor já refeito, usado a taxa tá em 10 : 1 ainda? Acho que dá pra meter gasolina sim, carburador pra alcool e o ponto vai ter que atrasar ou trocar por um distribuidor de gasolina. sei lá, só vendo.

porem os modernos são injeção e o mapeamento do ponto é diferente em varias rotação o que evita a pré detonação e o 151 não é um motor moderno

com a taxa do alcool quando pesar concerteza vai bater

colocar duas juntas e simples e vai baixar a taxa

as velas digamos que não precisa mexer pois elas mudão por que no alcool a taxa é maior e não por causa do combustivel
  • 01/02/2011, 23:39
    rodrigo.hoffman
    Citação:

Postado originalmente por mali9ski Ver Post
    porem os modernos são injeção e o mapeamento do ponto é diferente em varias rotação o que evita a pré detonação e o 151 não é um motor moderno

com a taxa do alcool quando pesar concerteza vai bater

colocar duas juntas e simples e vai baixar a taxa

as velas digamos que não precisa mexer pois elas mudão por que no alcool a taxa é maior e não por causa do combustivel

Foi por essa razão que eu sugeri a utilização do DIS.. Os ajustes de remapeamento podem ajudar nesse caso..

A sugestão das velas foi pelo fato de motores a alcool normalmente usarem velas de grau termico mais frias que os a gasolina...

Agora se tiver que mexer em juntas pra diminuir a taxa, nao vejo razão pra trocar o combustivel

PS: tava lembrando de mais uma coisa que provavelmente tera que ser trocada tb: valvula termostatica e cebolão do radiador

[ ]´s
  • 02/02/2011, 00:01
    vladimirsilva
    Olha cara, pelo pouco que entendo (lendo revistas, manuais e internet) queria fazer essa empreitada, mas não fiz por questões financeiras. Para mim essa é a taxa de compressão ideal num motor à gasolina. Verdade que os modernos motores têm mapeamento eletrônico, mas isso é para garantir um melhor aproveitamento do combustível em diferentes regimes (melhorando rendimento do motor). Então tá, vamos lá:

1) Comprar um distrbuidor para gasolina (para cada tipo de combustível é calibrado a massa do avanço centrífugo);

2) No carburador verificar as giclagens do motor GM151 à gasolina e utilizar valores um pouco menores. Por quê? Com essa taxa, o aproveitamento da queima da gasolina é aumentado, sua potência geral aumenta, o sistema de arrefecimento deve acompanhar isso em paralelo. Então, usei giclês menores para compensar a falta de aumento da área de troca térmica (radiador e demais componentes), tentando manter a mesma potência original, só que agora com menos combustível em comparação aos originais à gasolina com taxa de 8,0:1 (maior economia). Lembre-se de usar (se for o caso) válvula termostática de motor à gasolina;

3)Velas frias tem a característica de dissipar lentamente o calor de sua extremidade na câmara de combustão para o exterior (muito bom na queima do álcool combustível brasileiro: ETANOL, nos postos), que tem água e dificulta a combustão, por isso motores à álcool trabalham mais quentes que seus semelhantes à gasolina. Logo, use velas quentes equivalentes. E, também aconselho utilizar, no mínimo, uma ignição eletrônica em conjunto com o platinado, que implicará na melhora da combustão e influenciando, um pouco, nos valores da giclagem.

O maior problema será determinar o ponto de avanço inicial, acho para GM151 gasolina é 6°APMS e para álcool o máximo é 12°APMS, tente um valor intermediário 8-9°APMS para a alteração. Tente um carburador de DFV-228.101 (CORCEL 1.3). Reveja sua real necessidade e tome a melhor opção de SUA CABEÇA. Até mais.
  • 02/02/2011, 10:11
    Marcos ET
    Pois é... estive observando que os motores "novos" com ignição mapeada e tudo mais ainda conseguem trabalhar com uma taxa de compressão ainda mais alta (Motor GM VHC tem taxa de 12,6:1)... tá certo que para trabalharem assim eles possuem sensores antidetonação e outros agregados para evitar a "batida de pino"...

No meu caso, não pretendo abrir o motor, nem nada mais... quero apenas trocar a carburação (já tenho um Weber "corpo simples" para opala gasolina lá em casa) e mudar o ponto de ignição para um mais adequado à Gasolina.

Atualmente uso radiador do GM 4.1 (aqueles de alumínio, dos opala mais novos) e já pensei até em usar uma polia maior no volante do motor, em conjunto com outra menor no eixo da bomba de água... assim a vazão aumenta para compensar eventuais superaquecimentos...

Tou considerando tudo que vocês falaram! quanto mais ajuda melhor! obrigado galera!!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 16 de 25 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 678910111213141516171819202122232425 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 10:44.