O Casal mais feliz do Mundo é "Terta e Pantaleão Peeira Peixoto" , verrrrdaaaadeeee gente
Versão Imprimível
O Casal mais feliz do Mundo é "Terta e Pantaleão Peeira Peixoto" , verrrrdaaaadeeee gente
Em fevereiro de 2011 comprei um cj5, 1975, 6cc, cambio 3 marchas, cor laranja, lindo.
De adaptações tinha freio a disco na dianteira, pedaleira suspensa e direção mecânica do VW, o resto era tudo original. As adaptações que tinha eram boas, direção macia e justa e, convenhamos, o freio a disco é mil vezes melhor que o original. De um modo geral estava bom com alguns poucos pontos de ferrugem na lataria, bobina aquecendo e bateria arreando devido ao alternador original de 45 A, com ele a bateria não dava conta de manter nem o farol acesso, assim se andasse a noite e desligasse a máquina não pegava mais. Em fevereiro mesmo comecei minha saga na oficina: Adaptei um alternador de 90 A do Tempra que encaixou perfeitamente e nunca mais tive problemas com a bateria que, inclusive, continua a mesma. Troquei bobina, velas, cabos e adaptei um kit de ignição do tonella. Embora o chicote elétrico estivesse bom não resisti arranquei tudo e coloquei um novo com caixa de fusíveis. Varetei o radiador, abri, limpei e troquei juntas do cabeçote e carter que estavam imundos. Troquei os selos do bloco e do cabeçote que estavam vazando. Também abri a caixa de cambio e redução e troquei anéis sincronizados da 1ª, 2ª e 3ª e eixo piloto novo. Instalei um guincho elétrico de 8500 lbs, suporte de estepe e galão maceral na traseira, santo antonio e gaiola maceral, banco traseiro san marino, pneus on-off Road 255x70x15 e rodas 15x8 com off-set -25 para não raspar em nada. Quando peguei, com os problemas que apresentava, fazia 4 km/l. Agora espero que chegue a pelo menos 5km/l, mas ainda não marquei. Enfim o bicho já era bom e ta ficando ótimo rodando redondinho. Está na oficina instalando alguns finalmentes e em breve espero aproveitar o possante melhor, mantendo grande parte da originalidade com funcionalidade. NÃO VENDO NUNCA MAIS, NÃO TROCO, NÃO EMPRESTO. Espero que este relato possa ajudar aqueles que adquiriram ou estão pensando em adquiri um CJs. Saudações a comunidade jipeira.
É que você é jovem e talvez nunca tenha visto ou não se lembra do personagem do Chico Anizio que contava umas estórias doidas e justificava a verdade, confirmada pela esposa Terta.
Eu me referia a um post bem anterior, o post de nº 199 e seguintes onde o jeep faz 8 km na cidade e 11 na estrada.
Acredito que o colega deve ter abastecido de manha andou os 33 km, voltou a tarde com o combustível quente pelo calor do clima e do próprio jeep e encheu o tanque, foi 3 litros, se abastecesse no outro dia a mesma hora com certeza caberia no minimo uns 4,0 litros pra ser bem otimista, face a dilatação do liquido.
Recentemente coloquei uma tampa do óleo do motor nova (motor bf 161, 6cc, 3m, ano 1975), aquela redondinha que fica em cima do cabeçote, porque a minha estava sem uma das presilhas internas, só tinha uma enquanto o normal são duas, e estava merejando óleo sobre o cabeçote quando o motor estava em movimento e aquecia. Então coloquei uma nova com as duas presilhas internas, só que o óleo continua merejando de forma identica a tampa anterior. É normal merejar óleo por esta tampa? Ela funciona como um respiro é isto? Aguardo ajuda. Obrigado.
normal não é, da pra regular dando uma entordadinha nas presilias e deixar mais preso ou troca a borracha.
eu tinha este mesmo problema na minha antiga tampa, resolvi colocando um pedaço de "telinha" aquela contra pernelongo , dentro da tampa de valvulas onde vai esta tampa, lembrei que alguns fusca, brasilia,variante, tinha esta "telinha". resolveu meu vazamento.
abrçs
pessoal... se possível me ajudem no tópico
Jumelos, buchas... o que mais eu faço pra melhorar sem gastar?
obrigado
Ai vai meu depoimento! :)
Comprei um CJ3b 1953 com o motor original, um hurricane 4cc. Pra quem não conhece, é uma mistura do Go Devil com o BFão :dance: Tem a parte de baixo igual (até onde sei) ao GoDevil, só que tem as válvulas de admissão no cabeçote e as de escape no bloco, como o BF. Ah sim, tem a mesma cilindrada do GoDevil (134 pol. cúbicas).
Já que quando comprei o Jeep ele tava muito ruim pra andar por ai (tava bastante judiado mesmo), só dei algumas voltas e depois comecei a restauração. Me impressionei em como esse motor é robusto. As condições do óleo eram ridículas, tinha 2 dedos de borra no fundo do cárter, filtro tava completamente saturado (já nem devia passar mais óleo por ali, já que é filtragem parcial). A parte elétrica também tava crítica: tampa do distribuidor e rotor tavam bem ruins, avanço centrífugo cheio de sujeira e com uma mola quebrada, cabos de vela piores, as velas então (foi a parte mais impressionante), como eram muito compridas, foram postas algumas arruelas entre elas e o cabeçote, assim ela não rosqueava até o fim e o pistão não dava no meio :parede:
Alimentação não fugiu a regra, a bomba de gasolina tava com o diafragma rasgado e tava com carburador de fusca (sei que tem gente que adapta e diz que fica bom, deve ser alguma regulagem, não sei, mas o que tava no meu Jeep tava uma b0$t@, mistura muito rica, falhava um monte, venturi muito pequeno...). Tava sem válvula termostática também, o sistema de arrefecimento nunca deve ter recebido qualquer tipo de aditivo, bomba d'agua vazando... Em fim, caos total :putz: O mais impressionante era que, mesmo assim, pegava bem e até dava conta de puxar o Jeep.
Gostaria de ver um motor de hoje em dia aguentar metade do que esse motor passou :rolleyes:
Agora já to há um ano restaurando o Jeep e quero retificar o motor. Já consegui consertar as peças externas (bomba de gasolina, distribuidor, sistema elétrico, bomba de óleo nova, carburador original) e até já dei algumas voltas no chassi, sem carroceria mesmo, só pra ver como ficou :)
O torque em baixa que ele tem é muito bom, é dificil ele reclamar em alguma subida mais forte ou retomada :dance:
Esses dias comprei um outro motor igualzinho ao que tenho, a ideia é desmontar os 2 e fazer um motor com as peças melhores dos 2 (retificando elas, claro) :dance:
Aí vão algumas fotos do motor como tava antes e como tá agora (os fios pendurados são apenas provisórios, tava querendo dar uma volta, então o jeito foi enjambrar :oops:)
Amigo, tem que olhar se o seu motor ainda tem os o´rings entre o prato da mola e a guia da válvula.
Eu particularmente não gosto deste sistema, pois o o´ring fica meio solto na haste, mas funciona...
Só que para verificar isso, tem que tirar o cabeçote, daí é melhor esperar para um dia que precisar fazer uma reforma maior...
Quanto ao caso de babar óleo pela tampa, tenta tirar ela fora e com o motor ligado ver se está fazendo muita pressão ali. O normal é não ter pressão alta, só uma leve oscilação de ar saindo pelo bocal.
...
Henrique, tu te interessas num "Go-Devil" semi-desmontado? com caixa 3 march original e reduzida? do motor, parece que uma camisa está furada, no mais estava rodando quando foi desmontado (pois meu tio fez um esquema num motor diesel para puxar bananas)... os Documentos também estão come ele (caso queira fazer um jeep, é um cj-2A 1946)...
abraço
jaime