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  • #709
    Usuário Avatar de vavarusso
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    Boa noite pessoal!
    Bem, hoje fiz uns testes no novo velocímetro VDO, mais precisamente no marcador de temperatura para descobri se o sensor da F1000 referencia 3023 ou D2TU 10884 AA dá certo, motor de opala, e se eu poderia fazer o regulador de tensão de 5v. Os testes com o sensor usando água quente e alimentando o relógio e o sensor com 7v 750mA (carregador de celular)nao me agradaram muito, pois o relogio marcou o máximo. O regular fiz com CI 7805 e a voltagem ficou em 5,6v, também nao gostei, será que esses 0,6v fazem diferença?. O consumo do relógio quando o ponteiro chaga ao fim ficou em 0,32, acho que 320mA, e quando está no meio 0,10. pois conforme vai esfriando o consumo vai diminuindo. Segue uma foto. Será que o ponteiro sobe tanto é por causa da alimentação de 7v?? O ultimo traço sao quantos graus? Antes da água ferver já marca o máximo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965-dsc06511.jpg   Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965-dsc06516.jpg   Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965-dsc06530.jpg   Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965-dsc06531.jpg  

  • #710
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    Como devo fazer para diminuir a voltagem desse regulador para exatos 5v? Quando ao consumo acho que nao teri problema pois farei um para cada marcador. Será que o sensor é esse mesmo? O que encontrei na Net foi de 5,2v para Horasa. Será que tem como regular o ponteiro, para que ele fique em uns 100ºC quando a aguá ferver? Será que as condiçoes da minha agua é muito diferente da água do motor? Porém bem antes da agua ferver ele j´pa está lá em cima. E sobre a corrente suportada do regulador com o 7805 de ser 1A, se eu ligar dois em paralelo vai para 2A mantendo a mesmo tensao.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965-dsc06518.jpg   Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965-dsc06533.jpg  

  • #711
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    Professor George, terminei... só falta esse relógio do painel. Segue uma foto pra vc ver como ficou e se o fio que vai para o amperimetro, luz no relógio, sai é desse terminal mesmo do alternador. A eletrica de seu afilhado tá quase pronta.
    Valeu cumpade.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965-dsc06529.jpg   Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965-dsc06520.jpg   Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965-dsc06521.jpg  

  • #712
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    Vava, boa noite.

    Por que vc colocou aquele diodo no pino dois do LM7805?
    É justamente por causa dele que vc obteve a tensão de 5.6V.
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  • #713
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    Não ali é o aterramento do alternador, onde liga a lâmpada do alternador é um terminal de encaixe e não este, na foto não aparece ele (aparentemente está escondido pelos fios vermelhos da bateria e lâmpadas) ali tem um terminal onde encaixa o fio, no regulador 7805 não vai o diodo no terra este recurso é para enganar o regulador e ele estabilizar em voltagem mais alta (quanto maior a diferença entre o terra e o negativo do regulador maior a tensão que ele vai entregar, pois ele regula exatos 5V entre a entrada e o negativo dele) então se retirar o diodo ele vai regular em 5V se colocar mais um diodo vai para 6,2 (estes 0,6V é tensão que diodo "quebra" para atuar), quanto a corrente de consumo o 7805 suporta tranquilo os instrumentos mas o ideal é parafusar ele na carcaça do velocímetro que servirá como dissipador de calor, lembrando que se for manter o diodo vai precisar de um isolador ou usa esta fixação já para aterrar o regulador.


    Citação Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Professor George, terminei... só falta esse relógio do painel. Segue uma foto pra vc ver como ficou e se o fio que vai para o amperimetro, luz no relógio, sai é desse terminal mesmo do alternador. A eletrica de seu afilhado tá quase pronta.
    Valeu cumpade.

  • #714
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    Citação Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Como devo fazer para diminuir a voltagem desse regulador para exatos 5v? Quando ao consumo acho que nao teri problema pois farei um para cada marcador. Será que o sensor é esse mesmo? O que encontrei na Net foi de 5,2v para Horasa. Será que tem como regular o ponteiro, para que ele fique em uns 100ºC quando a aguá ferver? Será que as condiçoes da minha agua é muito diferente da água do motor? Porém bem antes da agua ferver ele j´pa está lá em cima. E sobre a corrente suportada do regulador com o 7805 de ser 1A, se eu ligar dois em paralelo vai para 2A mantendo a mesmo tensao.
    Algumas variações de fervura da agua tem relação a altitude que se encontra( no caso de Juazeiro , vc esta ha quase 400m acima do nivel do mar e geralmente todas estes componentes são testados a nivel do mar) e também se o sistema em que a agua se encontra se aberto ou fechado ( assim com uma panela de pressao ou uma chaleira).Não sei estas alterações podem fazer diferença , mas deve-se pensar em considera-las com relação a eficiencia e precisao dos componentes de medição.
    Veja um pequeno trecho de um teste feito ha alguns meses :
    "Segundo o gerente de engenharia da Ford, Gilberto Geri, a potência cai na ordem de 1% a cada 100 metros de altitude, em média. Ou seja, é como se os 113 cv do C3 Picasso em Bertioga se tornassem aproximadamente 106 cv em Tatuí. É por isso que os valores máximos de potência e torque divulgados pelas fábricas são registrados ao nível do mar. É onde a pressão atmosférica atinge seu valor máximo (1 ATM) e, consequentemente, o motor admite maior quantidade de ar para a queima."
    4X4 Brasil
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  • #715
    Usuário Avatar de vavarusso
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    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Não ali é o aterramento do alternador, onde liga a lâmpada do alternador é um terminal de encaixe e não este, na foto não aparece ele (aparentemente está escondido pelos fios vermelhos da bateria e lâmpadas) ali tem um terminal onde encaixa o fio, no regulador 7805 não vai o diodo no terra este recurso é para enganar o regulador e ele estabilizar em voltagem mais alta (quanto maior a diferença entre o terra e o negativo do regulador maior a tensão que ele vai entregar, pois ele regula exatos 5V entre a entrada e o negativo dele) então se retirar o diodo ele vai regular em 5V se colocar mais um diodo vai para 6,2 (estes 0,6V é tensão que diodo "quebra" para atuar), quanto a corrente de consumo o 7805 suporta tranquilo os instrumentos mas o ideal é parafusar ele na carcaça do velocímetro que servirá como dissipador de calor, lembrando que se for manter o diodo vai precisar de um isolador ou usa esta fixação já para aterrar o regulador.
    Meu caro George, esse regulador estava em um rádio, e fiz para ligar o rádio numa placa solar e acho que o diodo era para proteger caso alguém invertesse a polaridade. Vou fazê-lo usando apenas o CI, um para cada marcador. Vou fazer os dissipadores de aluminio. Aqui nao encontrei o regulador e na internet só de 5,2v ao preço de 60$ com frete.
    O esquema do regulador no post 710 está errado, onde está o sinal de menos, na verdade é 12v.
    George tá ruim de ver o terminal do alternador, pensei que fosse aquele, vou procurálo filmando.

  • #716
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    Citação Postado originalmente por eliasFerreira Ver Post
    Vava, boa noite.

    Por que vc colocou aquele diodo no pino dois do LM7805?
    É justamente por causa dele que vc obteve a tensão de 5.6V.
    Obrigado Elias, já vou resolver isso.

  • #717
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    Citação Postado originalmente por POPEYE MIT Ver Post
    Algumas variações de fervura da agua tem relação a altitude que se encontra( no caso de Juazeiro , vc esta ha quase 400m acima do nivel do mar e geralmente todas estes componentes são testados a nivel do mar) e também se o sistema em que a agua se encontra se aberto ou fechado ( assim com uma panela de pressao ou uma chaleira).Não sei estas alterações podem fazer diferença , mas deve-se pensar em considera-las com relação a eficiencia e precisao dos componentes de medição.
    Veja um pequeno trecho de um teste feito ha alguns meses :
    "Segundo o gerente de engenharia da Ford, Gilberto Geri, a potência cai na ordem de 1% a cada 100 metros de altitude, em média. Ou seja, é como se os 113 cv do C3 Picasso em Bertioga se tornassem aproximadamente 106 cv em Tatuí. É por isso que os valores máximos de potência e torque divulgados pelas fábricas são registrados ao nível do mar. É onde a pressão atmosférica atinge seu valor máximo (1 ATM) e, consequentemente, o motor admite maior quantidade de ar para a queima."
    Obrigado. Muito interessante

  • #718
    Usuário Avatar de vavarusso
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    JUAZEIRO/BA
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    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Não ali é o aterramento do alternador, onde liga a lâmpada do alternador é um terminal de encaixe e não este, na foto não aparece ele (aparentemente está escondido pelos fios vermelhos da bateria e lâmpadas) ali tem um terminal onde encaixa o fio,
    Bom dia George, olhando direito a foto parece realmente que atras daqueles fios vermelhos tem terminais, e nao tá tao dificil assim. George é preciso o aterramento do alternador por terminal especifico?? George e Elias obrigado pela dica sobre o diodo.

  • #719
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    Vavá..

    Não precisa aterrar o alternador.. Ele já aterrado no motor... Na verdade aquele terminal ali no alternador (onde vai ligado o fio que vai pra lampada) é um terra, que depois que começa a carregar corta a ligação.. Ai a lampada apaga

    [ ]´s
    Rodrigo Hoffman Arnoni
    Vitara 3D 93 " Pinto Pequeno "
    CJ5 Fênix " Renascendo das próprias cinzas " - In Memoriam

  • #720
    Usuário Avatar de vavarusso
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    Citação Postado originalmente por rodrigo.hoffman Ver Post
    Vavá..

    Não precisa aterrar o alternador.. Ele já aterrado no motor... Na verdade aquele terminal ali no alternador (onde vai ligado o fio que vai pra lampada) é um terra, que depois que começa a carregar corta a ligação.. Ai a lampada apaga

    [ ]´s
    Rodrigão obrigado, mas segundo O George aquele terminal seria para aterramento e o que vai para lampada sairia de um terminal de encaixe que na foto está por trás dos fios vermelhos.

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