Postado originalmente por
Pablo.pinto2007
Popeye, esse coxin que colocaram no seu é o mais utilizado, se não me engano é do corcel... só que tenho uma má notícia pra vc, colocaram ele errado, assim ele vai funcionar e durar algo, mas está colocado errado, na verdade ele é pra trabalhar na vertical e exatamente como um coxin, sob pressão, ou seja o suporte seriam dois L montados invertidos e o coxin ficaria entre eles... enfim... Vavá, escapamento parece ser coisa muito simples, corta aqui, mede ali, suporte vai aqui, bojo ali... mas se todos esses componentes não ficarem sem pontos de stress o escapamento não vai durar, principalmente se o tubo tiver parede fina, então o cara tem que ser profissional com isso, não pode deixar ponto de tensão no tubo, o que quero dizer com isso? que quando vc tirar os coxins é para o escapamento ficar suspenso, é lógico que ele vai dependurar, forçar lá no motor e pode ser que encoste em algo, como eixos ou coisa assim, mas quando for colocar o escapamento no lugar de volta, ou seja, suportar ele nos coxins, ele tem que "entrar" como uma luva, e não sob pressão... forçando com um porrete ou um barrote de todo tamanho... pois se assim o for, a temperatura irá fadigar o material mais facilmente onde está a tensão e o tubo logo vai furar, rasgar, quebrar... outro dispositivo que existe nos carros pequenos que é de bom valia para quem tem bala na agulha é o flexível, é um tubo pequeno feito de tranças de aço, que serve para não transmitir ao escapamento a vibração do motor, principalmente nos carros a diesel, onde tudo treme... esse dispositivo evita que o motor balance muito o escapamento e gere com isso pontos de fadiga... mas por experiência própria não vale a pena nos jeeps, pelo menos os a gasolina em que os motores trabalham bem redondinhos (como os nossos)... que no máximo que o motor vai fazer é quando acelerar dar aquela torção... e sempre prestar atenção nos coxins do motor, pois se estiverem velhos (ou melhor quando estiverem velhos), o motor vai torcer mais, o que pode passar do limite de mobilidade do restante do escape!!! Meu querido, estou ansioso para ver o fim dos nossos trabalhos... e se morássemos mais perto iria programar uma viagem para fazermos um vídeo das duas viaturas andando juntas!!! Abração! Pablo