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  • #745
    Usuário Avatar de vavarusso
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    Copiando do TIO EDIE sobre largura de roda x largura de pneu
    Largura das Rodas X Pneus

    PessoALL,

    Vejo muitas discussões sobre off set, bead locks etc mas poucos comentários sobre a relação largura das rodas X largura dos pneus.

    A maioria dos fabricantes, traz duas informações sobre as medidas dos pneus:

    Roda utilizada para a tomada das medidas (measurement rim) e rodas aplicáveis para aquele pneu (appropiate rim ou rim width)

    Pergunto aos especialistas:



    • O que é aceitável fora do sugerido pelos fabricantes?
    • Roda mais fina, deixa o pneu mais barrigudo e mais dificil de destalonar, porém força os ombros?
    • Roda mais larga destalona mais fácil ou é conversa?
    • Considerando os pneus flotation, 12,5" de largura - existe alguma medida "coringa" para a largura das rodas?
    • Acho que algo entre 8,5" e 9" atende a maioria das medidas entre 31" e 35", incluindo os 265/75 aos 315/75....
    • Copiando do PEDRO BONADIO
    • A roda tem obrigação de ter uma largura compatível com a largura do pneu, pois uma roda 15"x7" em um pneu 33"x12.5", provoca o desgaste irregular, gastando principalmente o meio.

      Já as rodas muito largas, o pneu fica muito largo e perde em altura.

      Para 12.5", eu usaria alguma roda com 9" de largura. 8" acho pouco, 10" acho muito. Entre 10" e 8", fico com 8".

      O aceitável, é ter no mínimo 2.5" de diferença da largura da roda x pneu (ex: pneu 14.5" - roda 12").

      O que acontece é tem muitos mitos, estórias, verdades. Rodas largas melhoram estabilidade, rodas largas destalonam mais fácil, tem a questão do gosto (pneu mais estreito x pneus mais largo).

      Minha preferência é por rodas mais estreitas: pneus de 10.5" com rodas 6" ou 7" / pneus 11.5" com rodas 7"/ pneus 12.5" com rodas 8"/ pneus 13.5" com 14.5" rodas 9.5"/ pneus 15.5" e 16" com rodas 10"/ pneus 18" 19" com rodas 12"/...



  • #746
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
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    Vavá,não tenho o que reclamar dos pneus,rodo pouco com o Jeep,e o meu objetivo são os passeios e trilhas leves,por isso talvez eu não noto nada diferente.o 255/75 r15 dá práticamente a mesma medida do 255/70 r16,,em torno de 30 pol. Não descarto de no futuro colocar algo próximo de 32 pol. mas continuar andando do meu jeito,com tranquilidade e sem forçar nada,pois não tenho ainda semi eixos flutuantes,pois acima disso os semi eixos podem sofrer em uma exigida maior.Sem falar no pobre coitado do BF que eu gosto tanto.
    Quanto a proteção do tanque ,,,sabendo fazer é muito melhor que comprar,,fiz um para choque dianteiro em casa,comprando a viga U no ferro velho e cortando em casa na maquita(serra mármore),só mandei soldar os fechamentos,não tenho máquina de solda,e saiu por menos de 100 contos,,,, chapa de 1/4"(6,4mm) ,,na internet semelhante com chapa de 2mm,menos de 1/8" está em torno de 350 contos.Sem contar o prazer de falar FOI EU QUE FIZ...
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • #747
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    Citação Postado originalmente por Willian Del Piero Rocha Ver Post
    Vavá,não tenho o que reclamar dos pneus,rodo pouco com o Jeep,e o meu objetivo são os passeios e trilhas leves,por isso talvez eu não noto nada diferente.o 255/75 r15 dá práticamente a mesma medida do 255/70 r16,,em torno de 30 pol. Não descarto de no futuro colocar algo próximo de 32 pol. mas continuar andando do meu jeito,com tranquilidade e sem forçar nada,pois não tenho ainda semi eixos flutuantes,pois acima disso os semi eixos podem sofrer em uma exigida maior.Sem falar no pobre coitado do BF que eu gosto tanto.
    Quanto a proteção do tanque ,,,sabendo fazer é muito melhor que comprar,,fiz um para choque dianteiro em casa,comprando a viga U no ferro velho e cortando em casa na maquita(serra mármore),só mandei soldar os fechamentos,não tenho máquina de solda,e saiu por menos de 100 contos,,,, chapa de 1/4"(6,4mm) ,,na internet semelhante com chapa de 2mm,menos de 1/8" está em torno de 350 contos.Sem contar o prazer de falar FOI EU QUE FIZ...
    William a minha preocupação com os pneus 255/70 r16 é quanto ao tamanho, ou seja ficarem grandes pro meu jeep com suspa original e roda original.
    Quanto ao FOI EU QUE FIZ.... nao tem preço.
    Fiz estribos, fiz st antonio e um monte de c oisa.....

  • #748
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    Vavá e seguidores!

    Quando optei por colocar pneus mais largos, comprei os aros da F-1000, chamados bolinha, que de off set não tem nada, acho até que são positivos... enfim, enfrentei problemas de giro (diminuiu bastante) e pegou pouco na carroceria (parte de trás), isso com freios originais, quando fui colocar freio a disco os aros não entraram, então tive que colocar alargadores de roda, e logo logo o meu semi-eixo traseiro quebrou e eu destruí um corolla, não sei se já estava trincado e o fato do alargador formar mais alavanca o tornou frágil ou se foi só o fato da alavanca mesmo, enfim... depois que troquei o semi-eixo, cubo de roda, andei pra caramba fiz muita estripulia e não quebrou nada... usando pneus bem agressivos MUD, trilhas, viagens e dunas (com pequenos pulos)... as medidas que usava eram 255/70R15 cobertos, então dá aí quase um 31".

    Vavá, não acho que terá que modificar nada... a única diferença que senti foi na forma de dirigir, o volante ficou mais pesado (o meu que era mecânico) e de vez em quando dava uma sabadinha, coisa de pneu grande mesmo... se você já dirigiu um buggy sabe bem do que estou falando... mas nada que uma semana não acostume!

    Grande abraço!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #749
    Usuário Avatar de vavarusso
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    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Vavá e seguidores!

    Quando optei por colocar pneus mais largos, comprei os aros da F-1000, chamados bolinha, que de off set não tem nada, acho até que são positivos... enfim, enfrentei problemas de giro (diminuiu bastante) e pegou pouco na carroceria (parte de trás), isso com freios originais, quando fui colocar freio a disco os aros não entraram, então tive que colocar alargadores de roda, e logo logo o meu semi-eixo traseiro quebrou e eu destruí um corolla, não sei se já estava trincado e o fato do alargador formar mais alavanca o tornou frágil ou se foi só o fato da alavanca mesmo, enfim... depois que troquei o semi-eixo, cubo de roda, andei pra caramba fiz muita estripulia e não quebrou nada... usando pneus bem agressivos MUD, trilhas, viagens e dunas (com pequenos pulos)... as medidas que usava eram 255/70R15 cobertos, então dá aí quase um 31".

    Vavá, não acho que terá que modificar nada... a única diferença que senti foi na forma de dirigir, o volante ficou mais pesado (o meu que era mecânico) e de vez em quando dava uma sabadinha, coisa de pneu grande mesmo... se você já dirigiu um buggy sabe bem do que estou falando... mas nada que uma semana não acostume!

    Grande abraço!

    Pablo
    Bom dia!
    Pablo e demais colaboradores, ontem montei um pneu (255/70r16) para testar e ver se faço mesmo a troca pelos que ganhei (235/70r15), coloquei na traseira e apesar de ficar próximo da caixa de rodas acho que nao pega, coloquei tb na dianteira e ficou a uns 5mm de pegar no feixe, posso aumentar essa diferença nos parafusos limitadores. Ficou bonito, porém me assustei com o peso em relaçao aos originais, pesa muito, e entao fico medo de estar super dimensionado para o projeto jeep. Em relação as rodas serem as originais nao vi nenhum problema para colocação dos 255/70r16. Se fechar o negócio pagarei $70,00 pela troca e recebo já montados.

  • #750
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Eu se fosse você, não hesitaria... até mais macio fica e lógico, mais bonito pela altura... e Ainda por cima está no preço!!!

    E na verdade quando vc vê que na traseira não pegou na caixa de roda, realmente assim no plano não vai pegar, mas se o amigo for fazer uma trilha ou atravessar o jeep verá que pode pegar... eu não vejo problema com isso, a única coisa é que pode frear o jeep e arranhar a pintura... mas nada que prejudique suas andanças por aí!!!

    Forte abraço!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #751
    Usuário Avatar de vavarusso
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    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Eu se fosse você, não hesitaria... até mais macio fica e lógico, mais bonito pela altura... e Ainda por cima está no preço!!!

    Forte abraço!

    Pablo
    Obrigado meu caro Pablo. Já decidi r vou pegar as outras 3 agora a tarde. Obrigado pelo incentivo.

  • #752
    Usuário Avatar de vavarusso
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    Bom dia personas! Bem já consegui uma lona usada de 3x2 e vou fazer o meu toldo artesenal, vou usar a máquina de costura da muié.
    Anexo uns desenhos que peguei aqui no 4x4brasil, vejam que é algo muito simples que nao vale a pena pagar 300k. Peço perdao por nao lembrar o nome do autor.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965-esquema-toldo.jpg   Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965-toldo_montagem.jpg   Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965-203156d1259968455-medidas-toldo-cj5-dsc00361.jpg   Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965-toldo-prende-no-quadro.jpg  
    Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965 Imagens Anexas Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965-lona.jpg 

  • #753
    Usuário Avatar de JRoberto
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    Da-lhe Vava! Projetista, mecânico, funileiro, pintor, soldador, eletrecista, tapeceiro, etc. etc. e etc... Homi, isso vicia heim

    Um grande abraço.
    Ranger XLT 3.0 4x4 CD 2011 - PU2RFU
    Montana Conquest 1.8 2007
    "Ando devagar porque já tive pressa..." Almir Sater

  • #754
    Usuário Avatar de vavarusso
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    Citação Postado originalmente por JRoberto Ver Post
    Da-lhe Vava! Projetista, mecânico, funileiro, pintor, soldador, eletrecista, tapeceiro, etc. etc. e etc... Homi, isso vicia heim

    Um grande abraço.
    Pior que vicia mesmo.
    Valeu!!!

  • #755
    Usuário Avatar de POPEYE MIT
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    Citação Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Pior que vicia mesmo.
    Valeu!!!
    isso sem falar no vício de acordar e antes de iniciar nossos trabalhos dar uma conferida se Vavá postou algo. Dá uma felicidade de ver quando tem novidade!!! Rsrsrsrsrsr
    Jeep Willys 1982, o "HELLBOY"
    Triton V6, a "Minha Dama
    New Troller


  • #756
    Usuário Avatar de vavarusso
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    JUAZEIRO/BA
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    Citação Postado originalmente por POPEYE MIT Ver Post
    isso sem falar no vício de acordar e antes de iniciar nossos trabalhos dar uma conferida se Vavá postou algo. Dá uma felicidade de ver quando tem novidade!!! Rsrsrsrsrsr
    Popeye é bem assim mesmo. E mesmo trabalhando de vez enquanto dá uma olhadinha pra ver se o tópico que vc gosta estar em cima. Rsrsrsr

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