Powered by vBulletin

Freio a disco traseiro - adaptação

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 18 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112131415161718 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 14/09/2012, 22:37
    FUKETEIRO
    1 Anexo(s)
    Anexo 370465
    Citação:

Postado originalmente por RONIE_VALIM Ver Post
    Huuuuuuuuuuum entendi........ Agora você me convenceu! É que nos outros posts você estava meio misterioso! kkkk

Não precisa usinar nada no centro desses discos?

Qual exatamente é o disco que devo comprar? (mais barato, claro)

Olhe a foto, se eu mandar usinar o da brasilia, vai encaixar perfeitamente... O que você está indicando como ficará?

Olá, vc pura e simplesmente vai usinar o cubo neste círculo vermelho e uns 5mm na parte extrema do cubo para o disco casar em cima, fazer o furinho 6mm para fixar o disco no cubo e fazer a furação no disco 4x130, pera aí que vou ver se tenho foto no meu HD e ja coloco, abraço.
  • 14/09/2012, 23:00
    RONIE_VALIM
    Entendi, então mesmo assim tenho que diminuir um pouco do cubo no diâmetro externo? Como se fosse usar o disco da brasilia?

A diferença é que o disco que você está indicando só precisarei fazer a furação e mais nada?

Vou tentar então ir na casa de freio que sou cliente e pedir para testar vários discos até achar um que o cubo entre sem problema, ai realmente será só as furações.

Estou certo ou ainda viajando?
  • 14/09/2012, 23:01
    RONIE_VALIM
    Tenho discos de frontier e hilux guardados, se não fossem ventilados iriam ser eles mesmos, ai eu quero ver não caber! kkk :evil:
  • 14/09/2012, 23:12
    leobnaval
    Citação:

Postado originalmente por FUKETEIRO Ver Post
    Olá, se vc usinar o cubo para colocar disco de Gol já era sua furação 4x130,

Por isso que ele teria que usar os discos de brasilia. Realmente para usar disco de gol só se for furação 4x100.

Citação:

se vc usar o disco do Astra vc vai gastar uma única vez para refurar os discos, que é a coisa mais simples de fazer, depois vc compra os discos novos, pega os refurados coloca de ponta cabeça em cima dos novos, marca os furos com uma caneta para metal que custa R$2,00 e vc mesmo fura com uma broca 14mm e coloca em cima do cubo usinado da Variant II e está pronto

O procedimento está correto, porém as coisas não são tão simples quanto parecem, pois uma broca para aço rápido de 14 mm custa na faixa de R$80 a R$100 e outra por ela ser paralela o diâmetro no ponto de fixação da furadeira também é de 14 mm, a maioria das furadeiras "de mão" comuns e as pequenas de bancada possuem mandril de 1/2" = 12,7 mm e não dá pra fixar a broca de 14 mm nelas, sendo assim necessário o uso de um ferramental mais adequado ou acabar caindo novamente na mão de um torneiro mecânico.

Citação:

os de Brasília vc vai ter que mandar tornear tudo de novo o miolo e se o torneiro não fizer na mesma espessura vc se lascou porque a pinça não vai ficar centralizada, entendeu? Eu tenho no meus fusca feito assim só que com os discos do Honda Accord, quando eu quiser trocar os discos eu simplesmento só refaço a furação e pronto, pegou a idéia?

Exatamente, quando usinar os discos tem que manter a espessura de usinagem para não descentralizar das pinças nas trocas.

Citação:

Quanto as pinças eu recomendo vc olhar o preço das pastilhas, as do Golf que prestam custam em média R$100,00 da Cobreq, tem umas marcas xing ling por bem menos, fica a seu critério, se quiser tiro foto do meu Fusca para vc ver, abraço.

Por isso que eu optaria pelas pinças traseiras da linha GM, o jogo de pastilhas originais acha até por R$30,00.

[]s
  • 14/09/2012, 23:13
    FUKETEIRO
    Citação:

Entendi, então mesmo assim tenho que diminuir um pouco do cubo no diâmetro externo? Como se fosse usar o disco da brasilia?

A diferença é que o disco que você está indicando só precisarei fazer a furação e mais nada?

Vou tentar então ir na casa de freio que sou cliente e pedir para testar vários discos até achar um que o cubo entre sem problema, ai realmente será só as furações.

Estou certo ou ainda viajando?

É isso mesmo, só fazer a furação e ajustar o cubo pro disco caber em cima, vc reparou na foto do meu Fusca, ta feita a furação 4x130, foi a única coisa que eu fiz no disco, o do Astra/Vectra é o que dá mais certo, abraço.
  • 14/09/2012, 23:16
    FUKETEIRO
    Citação:

Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Por isso que ele teria que usar os discos de brasilia. Realmente para usar disco de gol só se for furação 4x100.

O procedimento está correto, porém as coisas não são tão simples quanto parecem, pois uma broca para aço rápido de 14 mm custa na faixa de R$80 a R$100 e outra por ela ser paralela o diâmetro no ponto de fixação da furadeira também é de 14 mm, a maioria das furadeiras "de mão" comuns e as pequenas de bancada possuem mandril de 1/2" = 12,7 mm e não dá pra fixar a broca de 14 mm nelas, sendo assim necessário o uso de um ferramental mais adequado ou acabar caindo novamente na mão de um torneiro mecânico.

Exatamente, quando usinar os discos tem que manter a espessura de usinagem para não descentralizar das pinças nas trocas.

Por isso que eu optaria pelas pinças traseiras da linha GM, o jogo de pastilhas originais acha até por R$30,00.

[]s

Putz, verdade, eu só não tenho o torno em casa....rsrs, abraço.
  • 14/09/2012, 23:28
    RONIE_VALIM
    1 Anexo(s)
    Leo, acho que agora o mais correto a fazer é isso mesmo que o Fuketeiro falou...

Em uma futura reposição minha dor de cabeça será apenas refazer a furação.

Só que agora pra casar perfeito vou tentar achar um disco que cabe por cima do cubo sem usinar nada no disco e no cubo.

Uma pergunta: Se o diâmetro do furo central do disco for maior do que o ressalto do cubo, vou perder alguma resistência? Veja a foto...

Tenho 99% de certeza que não, mas... Vai saber... opiniões....
  • 14/09/2012, 23:37
    RONIE_VALIM
    Pelo que vi a do Fuketeiro está "solta" dando encaixa nenhum, apenas pelos parafusos de roda e parafuso guia.
  • 14/09/2012, 23:40
    leobnaval
    Na verdade o centro da roda que você fosse usar deveria encaixar no centro do cubo, restando aos parafusos apenas apertar a roda contra o cubo e quem garantia a resistência seria o contato da roda com o cubo....mas sabemos que muitas vezes isso não ocorre, até mesmo alguns veículos saem originais sem esta característica, sendo realizada a fixação apenas pelos parafusos ou pelos prisioneiros e porcas.

Portanto pode usar praticamente qualquer disco pois a maior furação que se acha no mercado (para veículos leves) seria a furação 6x139,7 (que já utilizado em camionetes e utilitários), sendo assim a maioria dos discos iram ter um diâmetro menor que cairá dentro da furação 4x130.
    Mesmo que eles não casem com o cubo isso não será problema. Afinal se tiverem o centro menor que o alojamento do cubo você terá que usinar e se for maior você terá apenas que refazer a furação 4x130.
    Isso será indeferente para você, porque o que realmente vai fixar a roda será os parafusos.

[]s
  • 14/09/2012, 23:57
    leobnaval
    1 Anexo(s)
    Reparem que se usar o disco de vectra 5 furos e for fazer a furação 4x130, 2 furos ficaram muito próximos ou até mesmo irão se interligar dependendo do diâmetro do furo. Tá certo que serão apenas para fixar o disco ao cubo, mais mesmo assim fica um serviço bastante "estranho".

O desenho que fiz ficou com as linhas meio fracas quando dei print screen, mais acho que dá pra vizualizar.
    Anexo 370470

[]s
  • 15/09/2012, 00:19
    RONIE_VALIM
    vou fazer um molde com a furação 4 x 130 e levar quando for ver o disco, e levar o cubo também pra ver se entra sem usinar...
  • 15/09/2012, 07:56
    FUKETEIRO
    Citação:

Pelo que vi a do Fuketeiro está "solta" dando encaixa nenhum, apenas pelos parafusos de roda e parafuso guia.

Amigo não tem nada solto não que não faço gambiarra no meu carro...hehe, o parafuso de fixação está do lado direiro, vou tirar outra foto para vc ver...rsrs, abraço.

Ps. Olha dentro das letras R A no disco e verá o parafuso de fixação....hehe
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 18 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112131415161718 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:34.