Em todo caso, considero esse teu alerta muito importante. Aguardemos as considerações dos demais colegas; que detenham informações mais consolidadas, que possibilitem plenas "garantias".
"Tio", você é flórida. Digamos que esse driver sou EU, mesmo [rindo bagaraio, aqui].
Valeu, Diego. Receber esse tipo de retorno, nos estimula, valoriza o trabalho [relatos] e fortalece a troca de experiências. Essa é a principal motivação [razão de existir] de um fórum, com as características do 4x4Brasil.
Com relação à "culpabilidade", digamos que tenha ocorrido uma conjunção de fatores: intervalo de troca "retardado", sólidos em suspensão [proveniente, em parte, do reajuste citado] e outros. [O "francês" admitiu que a "regulagem" possa ter contribuído, um pouco, mas seria injusto "culpá-lo" integralmente].
EDIT
Lá em Varginha, o meca ponderou, que o ajuste foi o principal causador da "contaminação". Mas, nesse tipo de situação, acredito ser mais "prudente"; no tocante às causas.
[]s