x
Convex Datacenter

Hybrid View

  • #1
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13



    Drossor,
    Concordo com quase tudo, o que eu "discordo", na verdade não discordo, apenas darei uma sugestão para corrigir a questão apresentada.

    A tomada de pressão de óleo tem duas formas de ser feitas. Conecta-se direto numa tomada de pressão do bloco e solda um retorno no cárter. Essa forma pode apresentar queda de pressão sim se a turbina estiver ruim e deixar passar muito óleo por ela. Todos os que eu vi assim mesmo turbinados por fora, não apresentam problemas. O que podes fazer para corrigir é usar um adaptador no filtro e óleo, aonde o óleo que será usado na turbina é tomado do filtro. Dessa forma, como o filtro é o último caminho do óleo não irá interferir na pressão do resto do motor. Os motores à gasolina são turbinados usando essa tomada de óleo que citei.

    Quanto à temperatura do óleo, sim, trabalha mais quente mas basta usar lubrificantes para motores turbo, que são desenvolvidos para esse fim, como o Top Turbo, Brutus T5, etc. O Lubrificante não afina mais do que o limite do SAE 15, pois o motor não atinge nem perto da temperatura de teste do lubrificante para receber o grau de viscosidade. Mas pode-se ainda usar um radiador de óleo da L200, por exemplo, que manterá a viscosidade maior que o original aspirado.

    O único porém de turbinar por fora é a taxa de compressão, que no 229 não dá diferença na vida útil do motor.

    Quanto à vida da turbina, dura muito mais de 4 anos. Eu nunca mexi em turbina e bomba injetora. Basta obedecer os 30 segundos na lenta que está ok. A turbina da minha F1000 trabalhou mais de três anos e meio com pressão regulada em 2,0bar. Mês passado reduzi para 1,5 bar pois notei que esses 0,5 bar não trazem benefício de desempenho pois a BI não regula acima dessa pressão. Mas na minha mão já são mais de 4 anos, sem contar o tempo que estava na mão do antigo proprietário. Não baixa óleo por ela, não roça e não perde pressão. 100%. Na minha ex-Ranger, foram 5 anos também com pressão alterada sem nenhum problema.

    Eu não recomendo turbinar o motor da hilux 2.8, por exemplo, pois é embora durável, não se compara com um 229. Se olhar os casquilhos de um 229, verás que são de fato cascos! kkk Os mancais são muito largos e grandes. Por isso o virabrequim dura muito. Tem muita área para distribuição de esforço.
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #2
    Usuário Avatar de drosssor51
    Entrada
    18/07/2013
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    40
    Posts
    1,500
    Agradecimentos: 0
    TURBO COMPRESSOR....

    kkk.... Polemica na certa..kkkk!!!

    Edin...

    Se me permite.... vou fazer algumas observações.

    Imagine o caminho do óleo... da bomba (onde é pressurizado) até o ultimo balancim (onde é despressurizado) e volta ao cárter por gravidade.....se a turbina captar óleo deste intervalo (não temos escolha..tem que ser neste caminho).. a pressão e vasão de óleo irão baixar.

    O mais comum é fazer a tomada de pressão logo após o filtro de óleo.. (eu nunca vi furar o bloco... que assassinato.. hein) que é o início do caminho pressurizado... não o final (retorno..) como você comentou.
    Pelo que sei... A bomba capta o óleo do cárter ("sujo"), pressuriza, filtra e depois é distribuído ("limpo") para os veios do bloco, não faz sentido filtrar e devolver ao cárter sujo.

    Óleo para motores turbo.. eu uso na minha aspirada também... eles são menos susceptíveis à variação de temperatura... isso significa que: estão mais fluídicos quando frio e mais viscosos quando quentes comparados a um óleo comum.
    Isso é perceptível em nossas efes... através do ponteiro de pressão do óleo.

    Um óleo ruim.... vai fazer o ponteiro colar no máximo, quando o motor está frio e leva o ponteiro lá em baixo, quando o motor está quente.
    Um óleo bom.. mantém a posição do ponteiro mais centralizada, frio ou quente.

    Sobre a temperatura de teste normalizada pela SAE, não é alta não.
    Os óleos são catalogados em VISCOSIDADE SAE à 40 graus e VISCOSIDADE SAE à 100 graus.

    Uma caixa quente de turbina.... principalmente em geradores, que ficam estáticos e confinado.. pode ficar incandescente, temperatura em torno de 550~600 graus.... e o óleo passa ali do lado...
    O radiador de óleo é uma boa pedida... com certeza..

    Com este tempo de uso....se sua turbina está seca... você é mesmo cuidadoso com ela.. os 30 segundinhos, após a partida e antes do desligamento são fundamentais...

    Os mwm são naturalmente brutos... e com certeza toleram bem um turbo compressor.... o que eu fico mordido... é com a baboseira do óleo....

    Se a pressurização for necessária... será que um BLOWER não é uma boa pedida?????
    Capta rotação do eixo do virabrequim, tem seu próprio óleo.... não esquenta como uma turbina... e a pressão é mais constante e uniforme....
    Custa umas 3 vezes mais..... kkkk

    SERÁ QUE FICA BOM...????
    4X4 Brasil
    Toyota Etios XLS 1.5 2014 - Maça do Amor
    EX - Fiat Strada Trekking C.E 1.4 A Miúda
    EX - F-1000 4x2
    94/95 - O FORDÃO (deixou saudades)

  • #3
    O óleo especifico pra motor turbinado já é concebido pra tolerar a temperatura extrema do turbocompressor, não tem o porque se preocupar com ele. É só usar um óleo de boa marca e respeitar tempo/quilometragem de troca que não terá problemas.
    4X4 Brasil
    F-250 XLT-L - Sujinha
    D-40 Perkins Q-20B 4

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Blower com certeza fica bom. Mas tens que importar um decente. No Brasil para empurrar um volume, creio só os que eram usados nos motores Detroit diesel 2T da década de 50. Coisa difícil de achar.
    Mas acho que te preocupas demais com a questão de óleo, sendo que são centenas de milhares de veículos turbinados rodando por anos à fio sem nenhum problema. Na pior das hipóteses, antecipa a troca para 7.000km que o óleo se mantém dentro das propriedades.

    Quanto o SAE, é 100°C sem alteração, mas os testes são muito além disso. No meu notebook em casa eu tenho uma apostila do SEST SENAT que tem essa parte, mas os testes de estabilidade pelo que lembro são a 148,9°C. Deixa eu confirmar depois.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Encontrei um texto da Apetro de Portugal:
    http://www.apetro.pt/documentos/inf_lubrificantes.pdf
    Os 148,9°C são referentes à 300°F.

    "Classificação de viscosidades SAE para óleos de motor (SAE J 300)
    A classificação SAE para lubrificantes de cárter de motor, envolve 12 graus de viscosidade, e
    dois grupos de viscosidades – um contendo a letra "W", (“W” é a primeira letra da palavra
    inglesa, “Winter” que significa inverno em português) e outro sem a letra "W". Os óleos do
    grupo com "W" (também designados por óleos de inverno), são classificados pela viscosidade
    máxima a baixa temperatura de arranque a frio, pela temperatura máxima de limite inferior de
    bombagem, bem como pela viscosidade mínima a 100ºC. Os óleos do grupo sem "W" são
    classificados pela viscosidade cinemática mínima e máxima a 100ºC e pela viscosidade
    mínima, HT/HS (elevada taxa de corte (106 s-1), a elevada temperatura (150ºC)."


    Mas ainda tem a opção de instalar uma turbina com refrigeração à água. Dessa forma os mancais nunca alcançarão a temperatura dos quase 150°C.
    Em cima disso é que se entende porque o motor deve trabalhar na lenta antes de desligar, pois a temperatura da turbina precisa ser reduzida antes de parar o sistema de lubrificação. Ao desligar o motor a turbina aquece por condução do caracol quente para o corpo de mancais. É somente nesse momento que o óleo irá sofrer algum dano pela turbina, pois a circulação do óleo mantém os mancais refrigerados também. Então, ao deixar o motor na lenta por um tempo antes de desligar prova que aumenta a vida da turbina (meu caso) e não prejudica o lubrificante.
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Usuário Avatar de drosssor51
    Entrada
    18/07/2013
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    40
    Posts
    1,500
    Agradecimentos: 0
    ... aqui em casa, já tivemos 4 - F1000, sendo que duas delas turbinadas por fora....

    Eu sei que o óleo atende as especificações de um motor turbinado, a tendencia é de aumentar muito os motores turbinados de fábrica.
    Acredito que os diesel.. são todos turbinados originais de fábrica... já... e os otto estão invadindo o mercado devagar...

    Sobre o controle SAE a 40º...é feito para óleo monoviscoso, não utilizado mais na área automotiva.

    Se turbinado de fábrica...(como os x10 e os Sprint são) não ocorre nenhum dos problemas citados... pois a pressão da bomba é diferenciada.....

    Como comentado acima.....NADA CONTRA...!!! somente não o farei no meu motor..!


    Já.. os blower.. tem alguns com deslocamento de ar bem interessantes.. para V8... de 7.2 litros... deve dar conta do mwm com certeza..!
    ..

    abç
    Toyota Etios XLS 1.5 2014 - Maça do Amor
    EX - Fiat Strada Trekking C.E 1.4 A Miúda
    EX - F-1000 4x2
    94/95 - O FORDÃO (deixou saudades)

  • #7
    Usuário Avatar de luizmarco
    Entrada
    20/06/2011
    Local
    ---/AL
    Idade
    48
    Posts
    48
    Agradecimentos: 0

    duvidas

    Olá a todos. Assunto interessante, e como os senhores são experts no assunto... existe o 229 turbinado, original. Vi que há leve mudanças por fora e não me lembro muito bem. O radiador de óleo é embutido no bloco, refrigerado com agua. As duvidas: é isso mesmo ?? E a bomba de óleo, muda para o aspirado ?? O virabrequim muda, o que vi tinha quebrado, e por aqui era difícil de encontrar.

  • #8
    Usuário Avatar de luizmarco
    Entrada
    20/06/2011
    Local
    ---/AL
    Idade
    48
    Posts
    48
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    ...
    Acredito que os diesel.. são todos turbinados originais de fábrica... já... e os otto estão invadindo o mercado devagar...
    Quando diz OTTO, se refere aos motores de múltiplas válvulas ?? Me perdoa a ingnorância...

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Luiz, sim, o radiador de óleo é no bloco, atrás da bomba injetora refrigerado pela água do radiador.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
    Usuário Avatar de luizmarco
    Entrada
    20/06/2011
    Local
    ---/AL
    Idade
    48
    Posts
    48
    Agradecimentos: 0
    Oi Edintruder, e pessoal.
    E a bomba de óleo ?? Não é a mesma do motor aspirado ??

  • #11
    Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    38
    Posts
    651
    Agradecimentos: 0
    OTTO é o nome do sujeito que "inventou" um ciclo termodinâmico para combustão a centelha. Na pratica qualquer motor que utilize vela de ignição, independente de combustivel e numero de valvulas, pode ser chamado de OTTO.

    já o DIESEL é a combustão sem centelha.
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #12
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    50
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 24
    Citação Postado originalmente por Desnickadu Ver Post
    OTTO é o nome do sujeito que "inventou" um ciclo termodinâmico para combustão a centelha. Na pratica qualquer motor que utilize vela de ignição, independente de combustivel e numero de valvulas, pode ser chamado de OTTO.

    já o DIESEL é a combustão sem centelha.
    Motor 2 tempos tb não é ciclo Otto.

    []'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Apresentando nossa "Boiada"
      Por claudiano no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 2
      Última resposta: 08/03/2011, 19:57
    2. Jogo aros 15" S-10 c/ furação Willys, Samurai, F-1000, Lada.
      Por kbca no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 2
      Última resposta: 13/11/2008, 18:00
    3. Rodas de ferro 16" da F-1000
      Por jarrao no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 16
      Última resposta: 02/12/2007, 23:25
    4. Rodas 16"X7" de F-1000 =Vendidas=
      Por Beto Lacerda no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 5
      Última resposta: 13/11/2004, 18:54

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade