Eduardo..... realmente não tenho a intenção de turbinar....
O que eu vou comentar aqui.... é uma opinião minha, leve em consideração o que achar interessante... o resto filtre.
Sou conservador quando o assunto é motores... e se ele nasceu aspirado.... aspirado vai ficar. (o meu...kkk)
Turbinar um motor tem seus prós e contras....
Os prós... todos conhecem... aumento de potência e torque, o ronco lindo..que só os motores turbo tem....
Os contras... o pessoal não comenta muito...
O primeiro é o compartilhamento da vasão de óleo do motor para a turbina....
No 229 é clássico...chega acender a luz vermelha do óleo... quando o motor está em marcha lenta... e bem quente.
Além de "roubar" pressão de óleo do motor... o óleo trabalha beeeeemmmm mais quente que em motores aspirados, baixando a viscosidade.
O 229 quando "novo" tem 17:1 de taxa de compressão... mandar uma turbina em cima aumenta significativamente a taxa, reduzindo a vida útil do motor... (reduz a vida útil sim..!!! reduz pouco por ser um motor bem resistente....mas reduz.)
Mas quando o 229 está cansado... de difícil partida... o turbo compressor dá vida nova ao motor...por corrigir a taxa de compressão.....
Além desse detalhe... um turbo compressor tem vida útil muito baixa... quando muito bem utilizado.. dura 4 anos... ai lá vai mais 1000 reis.. pro aço...
Quando ruim (fim de vida), o turbo fica jogando óleo para dentro do motor.. carboniza tudo... e fica uma sujeirada...só...
Se turbinar por fora.. e não corrigir a injeção de diesel.. certamente vais jogar diesel fora.... aumenta-se o débito para corrigir o aumento de pressão... mas... o aumento de pressão na câmara não é linear... portanto haverá necessidade de instalação de um LDA... que é a variação do débito de diesel...
É por isso......
Se alguém discorda... posta ai... opiniões diferentes são muito bem vindas...
.
E volto a dizer... essa é somente minha opinião.. respeito todas as outras....
Eduardo... só por curiosidade.... que pneus está usando na F1000????
O 229 aspirado não tolera muito o aumento dos pneus... pois a potência é limitada...
Recentemente troquei os pneus 31/10.5r15.... por pneus originais 255/75r15. A diferença entre eles é de apenas 1 polegada.. no diâmetro externo... mais minha picape ganhou folego nas subidas... tá mais esperta... percebi a difer^`ença na primeira viagem que fiz... com pneus novos..
Não desista dos seus planos... de turbinar o caveirão...
é isso...
Abç