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    1. Rodovias
    [estado de conservação, pedágios e obras de recuperação].

    1.1 Trajeto: BR-116 [a famosa Rio/Bahia], utilizamos o trecho a partir de Feira de Santana-BA até Governador Valadares-MG. No geral, apresenta um bom estado de conservação. Mas, devido às obras [concessionária], principalmente nos trechos entre Vitória da Conquista-BA e Itaobim-MG, enfrentamos alguns atrasos [operações de PARE/SIGA].

    1.2 Trajeto: BR-381/BR-262 [Governador Valadares/Ipatinga/João Monlevade/Belo Horizonte]. Esse trecho é muito perigoso! A rodovia encontra-se em boas condições de conservação, mas é muito sinuoso, com aclives e declives acentuados. O trânsito de caminhões e assemelhados é intenso. [Vale do Aço].

    1.3 Trajeto: BR-381 [Fernão Dias], desde BH até o acesso para Varginha-MG. Duplicada, mas na saída de Belzonte/Betim estão ocorrendo obras de recuperação e o congestionamento é bem pesado. Quem conhece a Fernão Dias [BH até São Paulo], sabe que é uma rodovia "perigosa"! É preciso ter muita atenção e respeitar a sinalização.

    1.4 Trajeto: BR-491 [Varginha-MG]/BR-381_Fernão Dias/D. Pedro I [Atibaia/SJ dos Campos-SP]. No meio da tarde da quarta-feira, 18, saímos de Varginha, em direção a Sampa. Devido às paradas [comprar queijo e doces], acabamos "atrasando". Mas, não tínhamos pressa e tal. Seguíamos "observando as paisagens", pela Fernão Dias.

    1.5 Ainda na BR-381, por pouco não saímos da Fernão Dias, para pernoitar [conhecer] em Monte Verde, ou São Bento do Sapucaí-SP. Cruzamos os estados MG/SP e seguimos rumo a Atibaia. [Abortamos, nessa tarde, a "descida" a Santos: cruzar Sampa em pleno início de noite, seria estresse na certa]! Decidimos acessar o Vale do Paraíba, via rodovia D. Pedro I, direção Via Dutra. [Pernoitamos em SJ dos Campos].

    1.6 Após o pernoite, em SJC, continuamos na Via Dutra [1.7]. [Planejávamos "descer" - via rodovia dos Tamoios_SP-099 -, até Caraguatatuba. Depois, SP-055 [S. Sebastião/Bertioga], "retornando", sentido litoral sul; chegando até Santos].

    1.7 Em Volta Redonda-RJ, deixamos a Via Dutra e entramos na BR-393 [Barra do Piraí/Vassouras/Paraíba do Sul - cruza-se a BR-040 - Três Rios/Sapucaia/Além Paraíba]. Quem conhece esse trecho, sabe. Visual bonito, mas "atrasa-se" a viagem. É uma espécie de "desvio" dos caminhoneiros; vindos do sul-sudeste, rumo ao NNE. É uma opção para "reentrar" na Rio/Bahia_BR-116, sentido Nordeste, mas o trânsito é bastante intenso! Já "fiz" esse trajeto diversas vezes. Ainda bem, que os "cu$to$" das praças de pedágio, são, em parte, compensados por melhorias na rodovia.

    1.8 A partir de Além Paraíba-MG, retornamos ao "velho caminho". Rio/Bahia, sentido Leopoldina/Muriaé. Mais um pernoite. [Detalhe: na viagem de ida, a "tocada" foi mais forte - precisávamos cumprir compromissos em BH e Varginha]. Na volta, já tínhamos planejado uma espécie de "lentidão proposital". Curtir a paisagem, comprar guloseimas, lanchar e conhecer "outras pousadas". A propósito, gostamos do Hotel Arrastão [não me perguntem o porquê desse nome inusitado], em Muriaé-MG


    []s
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    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
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    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Acompanhando......
    Aguarde[m] "as emoções" [2.]. Rs.


    Citação Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    PessoALL, eis os relatos da mais recente viagem que fiz[emos] na EFE. Abordarei os pontos que julgo mais relevantes. Para facilitar a compreensão, os colocarei, em separado. Assim:

    1. Rodovias [estado de conservação, pedágios e obras de recuperação].
    2. Imprevistos [sustos e "defeitos"].
    3. Desempenho geral
    [quilômetros percorridos, consumo e outros].
    4. Outros [incertezas, dúvidas e curiosidades].
    5. Em "aberto" [comentários gerais].




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    1. Rodovias
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    1.1 Trajeto: BR-116 [a famosa Rio/Bahia], utilizamos o trecho a partir de Feira de Santana-BA até Governador Valadares-MG. No geral, apresenta um bom estado de conservação. Mas, devido às obras [concessionária], principalmente nos trechos entre Vitória da Conquista-BA e Itaobim-MG, enfrentamos alguns atrasos [operações de PARE/SIGA].

    1.2 Trajeto: BR-381/BR-262 [Governador Valadares/Ipatinga/João Monlevade/Belo Horizonte]. Esse trecho é muito perigoso! A rodovia encontra-se em boas condições de conservação, mas é muito sinuoso, com aclives e declives acentuados. O trânsito de caminhões e assemelhados é intenso. [Vale do Aço].

    1.3 Trajeto: BR-381 [Fernão Dias], desde BH até o acesso para Varginha-MG. Duplicada, mas na saída de Belzonte/Betim estão ocorrendo obras de recuperação e o congestionamento é bem pesado. Quem conhece a Fernão Dias [BH até São Paulo], sabe que é uma rodovia "perigosa"! É preciso ter muita atenção e respeitar a sinalização.

    1.4 Trajeto: BR-491 [Varginha-MG]/BR-381_Fernão Dias/D. Pedro I [Atibaia/SJ dos Campos-SP]. No meio da tarde da quarta-feira, 18, saímos de Varginha, em direção a Sampa. Devido às paradas [comprar queijo e doces], acabamos "atrasando". Mas, não tínhamos pressa e tal. Seguíamos "observando as paisagens", pela Fernão Dias.

    1.5 Ainda na BR-381, por pouco não saímos da Fernão Dias, para pernoitar [conhecer] em Monte Verde, ou São Bento do Sapucaí-SP. Cruzamos os estados MG/SP e seguimos rumo a Atibaia. [Abortamos, nessa tarde, a "descida" a Santos: cruzar Sampa em pleno início de noite, seria estresse na certa]! Decidimos acessar o Vale do Paraíba, via rodovia D. Pedro I, direção Via Dutra. [Pernoitamos em SJ dos Campos].

    1.6 Após o pernoite, em SJC, continuamos na Via Dutra [1.7]. [Planejávamos "descer" - via rodovia dos Tamoios_SP-099 -, até Caraguatatuba. Depois, SP-055 [S. Sebastião/Bertioga], "retornando", sentido litoral sul; chegando até Santos].

    1.7 Em Volta Redonda-RJ, deixamos a Via Dutra e entramos na BR-393 [Barra do Piraí/Vassouras/Paraíba do Sul - cruza-se a BR-040 - Três Rios/Sapucaia/Além Paraíba]. Quem conhece esse trecho, sabe. Visual bonito, mas "atrasa-se" a viagem. É uma espécie de "desvio" dos caminhoneiros; vindos do sul-sudeste, rumo ao NNE. É uma opção para "reentrar" na Rio/Bahia_BR-116, sentido Nordeste, mas o trânsito é bastante intenso! Já "fiz" esse trajeto diversas vezes. Ainda bem, que os "cu$to$" das praças de pedágio, são, em parte, compensados por melhorias na rodovia.

    1.8 A partir de Além Paraíba-MG, retornamos ao "velho caminho". Rio/Bahia, sentido Leopoldina/Muriaé. Mais um pernoite. [Detalhe: na viagem de ida, a "tocada" foi mais forte - precisávamos cumprir compromissos em BH e Varginha]. Na volta, já tínhamos planejado uma espécie de "lentidão proposital". Curtir a paisagem, comprar guloseimas, lanchar e conhecer "outras pousadas". A propósito, gostamos do Hotel Arrastão [não me perguntem o porquê desse nome inusitado], em Muriaé-MG.
    1.9 Após o pernoite - Arrastão Hotel - [jantar: alcatra no braseiro, arroz branco, farofa e vinagrete/café-da-manhã: frutas frescas, pão-de-queijo, bolo de milho e suco de frutas] em Muriaé, seguimos em frente. BR-116: Miradouro/Carangola/Caratinga/Governador Valadares/Teófilo Otoni/Itaobim-MG. Nesse trajeto, a rodovia - apesar de [ainda] não pagar-se pedágio, está em condições razoáveis. Diria que em "bom estado"; considerando o tráfego intenso de caminhões.

    1.9 [complemento]: Quem acompanha minhas viagens sabe que "não abro mão" de planejar locais seguros e confortáveis [não entendam como algo luxuoso]. Nesse ponto, a higiene é fundamental. Então, em Itaobim-MG, somos clientes "antigos" da Pousada das Araras. Instalações amplas, [algumas] suítes dispõem de varandas, estacionamento fechado e monitorado, além de um café-da-manhã tipo banquete. [O único inconveniente é que o restaurante não oferece jantar; apenas uma - deliciosa - sopa quente com torradas].


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    1.1 Trajeto: BR-116 [a famosa Rio/Bahia], utilizamos o trecho a partir de Feira de Santana-BA até Governador Valadares-MG. No geral, apresenta um bom estado de conservação. Mas, devido às obras [concessionária], principalmente nos trechos entre Vitória da Conquista-BA e Itaobim-MG, enfrentamos alguns atrasos [operações de PARE/SIGA].

    1.2 Trajeto: BR-381/BR-262 [Governador Valadares/Ipatinga/João Monlevade/Belo Horizonte]. Esse trecho é muito perigoso! A rodovia encontra-se em boas condições de conservação, mas é muito sinuoso, com aclives e declives acentuados. O trânsito de caminhões e assemelhados é intenso. [Vale do Aço].

    1.3 Trajeto: BR-381 [Fernão Dias], desde BH até o acesso para Varginha-MG. Duplicada, mas na saída de Belzonte/Betim estão ocorrendo obras de recuperação e o congestionamento é bem pesado. Quem conhece a Fernão Dias [BH até São Paulo], sabe que é uma rodovia "perigosa"! É preciso ter muita atenção e respeitar a sinalização.

    1.4 Trajeto: BR-491 [Varginha-MG]/BR-381_Fernão Dias/D. Pedro I [Atibaia/SJ dos Campos-SP]. No meio da tarde da quarta-feira, 18, saímos de Varginha, em direção a Sampa. Devido às paradas [comprar queijo e doces], acabamos "atrasando". Mas, não tínhamos pressa e tal. Seguíamos "observando as paisagens", pela Fernão Dias.

    1.5 Ainda na BR-381, por pouco não saímos da Fernão Dias, para pernoitar [conhecer] em Monte Verde, ou São Bento do Sapucaí-SP. Cruzamos os estados MG/SP e seguimos rumo a Atibaia. [Abortamos, nessa tarde, a "descida" a Santos: cruzar Sampa em pleno início de noite, seria estresse na certa]! Decidimos acessar o Vale do Paraíba, via rodovia D. Pedro I, direção Via Dutra. [Pernoitamos em SJ dos Campos].

    1.6 Após o pernoite, em SJC, continuamos na Via Dutra [1.7]. [Planejávamos "descer" - via rodovia dos Tamoios_SP-099 -, até Caraguatatuba. Depois, SP-055 [S. Sebastião/Bertioga], "retornando", sentido litoral sul; chegando até Santos].

    1.7 Em Volta Redonda-RJ, deixamos a Via Dutra e entramos na BR-393 [Barra do Piraí/Vassouras/Paraíba do Sul - cruza-se a BR-040 - Três Rios/Sapucaia/Além Paraíba]. Quem conhece esse trecho, sabe. Visual bonito, mas "atrasa-se" a viagem. É uma espécie de "desvio" dos caminhoneiros; vindos do sul-sudeste, rumo ao NNE. É uma opção para "reentrar" na Rio/Bahia_BR-116, sentido Nordeste, mas o trânsito é bastante intenso! Já "fiz" esse trajeto diversas vezes. Ainda bem, que os "cu$to$" das praças de pedágio, são, em parte, compensados por melhorias na rodovia.

    1.8 A partir de Além Paraíba-MG, retornamos ao "velho caminho". Rio/Bahia, sentido Leopoldina/Muriaé. Mais um pernoite. [Detalhe: na viagem de ida, a "tocada" foi mais forte - precisávamos cumprir compromissos em BH e Varginha]. Na volta, já tínhamos planejado uma espécie de "lentidão proposital". Curtir a paisagem, comprar guloseimas, lanchar e conhecer "outras pousadas". A propósito, gostamos do Hotel Arrastão [não me perguntem o porquê desse nome inusitado], em Muriaé-MG.

    1.9 Após o pernoite - Arrastão Hotel - [jantar: alcatra no braseiro, arroz branco, farofa e vinagrete/café-da-manhã: frutas frescas, pão-de-queijo, bolo de milho e suco de frutas] em Muriaé, seguimos em frente. BR-116: Miradouro/Carangola/Caratinga/Governador Valadares/Teófilo Otoni/Itaobim-MG. Nesse trajeto, a rodovia - apesar de [ainda] não pagar-se pedágio, está em condições razoáveis. Diria que em "bom estado"; considerando o tráfego intenso de caminhões.

    1.9 [complemento]: Quem acompanha minhas viagens sabe que "não abro mão" de planejar locais seguros e confortáveis [não entendam como algo luxuoso]. Nesse ponto, a higiene é fundamental. Então, em Itaobim-MG, somos clientes "antigos" da Pousada das Araras. Instalações amplas, [algumas] suítes dispõem de varandas, estacionamento fechado e monitorado, além de um café-da-manhã tipo banquete. [O único inconveniente é que o restaurante não oferece jantar; apenas uma - deliciosa - sopa quente com torradas].



    [Nesse trecho, na ida, demos sorte: No retorno, "o bicho pegou"]!


    1.10 Depois "daquele" café-da-manhã farto e delicioso [típico dos mineiros], mais uma "inspeção" na picape [todas as manhãs], seguimos pela BR-116, rumo à divisa de estado, MG/BA. Ufa! Nas proximidades da divisa, principalmente no lado baiano, as obras de recuperação exigem a temida operação PARE/SIGA [imaginem a quantidade de carretas, geminados e assemelhados]! Dito e feito: "pegamos duas paradas; de cerca de duas horas! Foi "flórida". Ainda bem que sempre mantemos água fresca [ui!]na cabine da picape.

    1.10 [complemento]: Planejávamos pernoitar em Milagres-BA [depois eu comento sobre "um hotel" bem legal; que "visitamos" no dia seguinte], mas as "broncas" nos levaram a antecipar o pernoite para Jequié-BA. Foi bom termos ficado "presos", por horas intermináveis. Explico: Também somos fregueses do Hotel Trevo: local seguro, médio conforto e, também oferece uma café-da-manhã muito bom. Nesse ponto, os baianos não ficam devendo ao "banquete" da noite anterior; em Itaobim.


    []s
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    [estado de conservação, pedágios e obras de recuperação].


    1.1 Trajeto: BR-116 [a famosa Rio/Bahia], utilizamos o trecho a partir de Feira de Santana-BA até Governador Valadares-MG. No geral, apresenta um bom estado de conservação. Mas, devido às obras [concessionária], principalmente nos trechos entre Vitória da Conquista-BA e Itaobim-MG, enfrentamos alguns atrasos [operações de PARE/SIGA].

    1.2 Trajeto: BR-381/BR-262 [Governador Valadares/Ipatinga/João Monlevade/Belo Horizonte]. Esse trecho é muito perigoso! A rodovia encontra-se em boas condições de conservação, mas é muito sinuoso, com aclives e declives acentuados. O trânsito de caminhões e assemelhados é intenso. [Vale do Aço].

    1.3 Trajeto: BR-381 [Fernão Dias], desde BH até o acesso para Varginha-MG. Duplicada, mas na saída de Belzonte/Betim estão ocorrendo obras de recuperação e o congestionamento é bem pesado. Quem conhece a Fernão Dias [BH até São Paulo], sabe que é uma rodovia "perigosa"! É preciso ter muita atenção e respeitar a sinalização.

    1.4 Trajeto: BR-491 [Varginha-MG]/BR-381_Fernão Dias/D. Pedro I [Atibaia/SJ dos Campos-SP]. No meio da tarde da quarta-feira, 18, saímos de Varginha, em direção a Sampa. Devido às paradas [comprar queijo e doces], acabamos "atrasando". Mas, não tínhamos pressa e tal. Seguíamos "observando as paisagens", pela Fernão Dias.

    1.5 Ainda na BR-381, por pouco não saímos da Fernão Dias, para pernoitar [conhecer] em Monte Verde, ou São Bento do Sapucaí-SP. Cruzamos os estados MG/SP e seguimos rumo a Atibaia. [Abortamos, nessa tarde, a "descida" a Santos: cruzar Sampa em pleno início de noite, seria estresse na certa]! Decidimos acessar o Vale do Paraíba, via rodovia D. Pedro I, direção Via Dutra. [Pernoitamos em SJ dos Campos].

    1.6 Após o pernoite, em SJC, continuamos na Via Dutra [1.7]. [Planejávamos "descer" - via rodovia dos Tamoios_SP-099 -, até Caraguatatuba. Depois, SP-055 [S. Sebastião/Bertioga], "retornando", sentido litoral sul; chegando até Santos].

    1.7 Em Volta Redonda-RJ, deixamos a Via Dutra e entramos na BR-393 [Barra do Piraí/Vassouras/Paraíba do Sul - cruza-se a BR-040 - Três Rios/Sapucaia/Além Paraíba]. Quem conhece esse trecho, sabe. Visual bonito, mas "atrasa-se" a viagem. É uma espécie de "desvio" dos caminhoneiros; vindos do sul-sudeste, rumo ao NNE. É uma opção para "reentrar" na Rio/Bahia_BR-116, sentido Nordeste, mas o trânsito é bastante intenso! Já "fiz" esse trajeto diversas vezes. Ainda bem, que os "cu$to$" das praças de pedágio, são, em parte, compensados por melhorias na rodovia.

    1.8 A partir de Além Paraíba-MG, retornamos ao "velho caminho". Rio/Bahia, sentido Leopoldina/Muriaé. Mais um pernoite. [Detalhe: na viagem de ida, a "tocada" foi mais forte - precisávamos cumprir compromissos em BH e Varginha]. Na volta, já tínhamos planejado uma espécie de "lentidão proposital". Curtir a paisagem, comprar guloseimas, lanchar e conhecer "outras pousadas". A propósito, gostamos do Hotel Arrastão [não me perguntem o porquê desse nome inusitado], em Muriaé-MG.

    1.9 Após o pernoite - Arrastão Hotel - [jantar: alcatra no braseiro, arroz branco, farofa e vinagrete/café-da-manhã: frutas frescas, pão-de-queijo, bolo de milho e suco de frutas] em Muriaé, seguimos em frente. BR-116: Miradouro/Carangola/Caratinga/Governador Valadares/Teófilo Otoni/Itaobim-MG. Nesse trajeto, a rodovia - apesar de [ainda] não pagar-se pedágio, está em condições razoáveis. Diria que em "bom estado"; considerando o tráfego intenso de caminhões.

    1.9 [complemento]: Quem acompanha minhas viagens sabe que "não abro mão" de planejar locais seguros e confortáveis [não entendam como algo luxuoso]. Nesse ponto, a higiene é fundamental. Então, em Itaobim-MG, somos clientes "antigos" da Pousada das Araras. Instalações amplas, [algumas] suítes dispõem de varandas, estacionamento fechado e monitorado, além de um café-da-manhã tipo banquete. [O único inconveniente é que o restaurante não oferece jantar; apenas uma - deliciosa - sopa quente com torradas].


    [Nesse trecho, na ida, demos sorte: No retorno, "o bicho pegou"]!

    1.10 Depois "daquele" café-da-manhã farto e delicioso [típico dos mineiros], mais uma "inspeção" na picape [todas as manhãs], seguimos pela BR-116, rumo à divisa de estado, MG/BA. Ufa! Nas proximidades da divisa, principalmente no lado baiano, as obras de recuperação exigem a temida operação PARE/SIGA [imaginem a quantidade de carretas, geminados e assemelhados]! Dito e feito: "pegamos duas paradas; de cerca de duas horas! Foi "flórida". Ainda bem que sempre mantemos água fresca [ui!]na cabine da picape.

    1.10 [complemento]: Planejávamos pernoitar em Milagres-BA [depois eu comento sobre "um hotel" bem legal; que "visitamos" no dia seguinte], mas as "broncas" nos levaram a antecipar o pernoite para Jequié-BA. Foi bom termos ficado "presos", por horas intermináveis. Explico: Também somos fregueses do Hotel Trevo: local seguro, médio conforto e, também oferece uma café-da-manhã muito bom.
    Nesse ponto, os baianos não ficam devendo ao "banquete" da noite anterior; em Itaobim.

    Aqui, mais um parêntese: numa viagem dessas, retornando, quando chega-se em Jequié, na Rio/Bahia, sente-se [ui!] os "ventos de casa"; afinal, agora somente estão faltando cerca de seiscentos quilômetros. Rs.


    1.12 Trajeto: Jequié/Milagres/Feira de Santana-BA [BR-116]. [No anel viário de FS, acessa-se a BR-324, como se estivesse indo para Salvador. Mas, é preciso muita atenção, após percorridos alguns quilômetros [cerca de quinze], tanto quem deseja seguir para Aracaju, tanto quanto para o Rio de Janeiro. Explico: os acessos [da BR-324, para a BR-101] são bem próximos - viadutos - e confundem. [Não é raro, "alguém" desatento "voltar" sentido Rio. Rs.

    1.12 [complemento]: Estávamos, novamente, na BR-101, a caminho de casa. Esse trajeto é "moleza". Chegando em Alagoinhas [na Bahia!], a divisa de estado BA/SE está "ao alcance"; após alguns quilômetros. Entre Rios/Esplanada. Ufa! Lê-se: "Bem-vindos a Sergipe". [A partir da divisa BA/SE, viaja-se "apenas" cerca de cem quilômetros.

    1.12 [complemento]: Chegando a Aracaju, no trevo-viaduto para Recife, acessa-se a BR-235 e está-se - quase - em casa. Rs.


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    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


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    A seguir, os relatos do item 2 [risos].



    Citação Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    PessoALL, eis os relatos da mais recente viagem que fiz[emos] na EFE. Abordarei os pontos que julgo mais relevantes. Para facilitar a compreensão, os colocarei, em separado. Assim:

    1. Rodovias [estado de conservação, pedágios e obras de recuperação].
    2. Imprevistos [sustos e "defeitos"].
    3. Desempenho geral
    [quilômetros percorridos, consumo e outros].
    4. Outros [incertezas, dúvidas e curiosidades].
    5. Em "aberto" [comentários gerais].

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  • #1556
    Cadê o emoticon roendo unhas????

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  • #1557
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    1. Rodovias
    [estado de conservação, pedágios e obras de recuperação].





    Aqui, mais um parêntese: numa viagem dessas, retornando, quando chega-se em Jequié, na Rio/Bahia, sente-se [ui!] os "ventos de casa"; afinal, agora somente estão faltando cerca de seiscentos quilômetros. Rs.


    1.12 Trajeto: Jequié/Milagres/Feira de Santana-BA [BR-116]. [No anel viário de FS, acessa-se a BR-324, como se estivesse indo para Salvador. Mas, é preciso muita atenção, após percorridos alguns quilômetros [cerca de quinze], tanto quem deseja seguir para Aracaju, tanto quanto para o Rio de Janeiro. Explico: os acessos [da BR-324, para a BR-101] são bem próximos - viadutos - e confundem. [Não é raro, "alguém" desatento "voltar" sentido Rio. Rs.

    1.12 [complemento]: Estávamos, novamente, na BR-101, a caminho de casa. Esse trajeto é "moleza". Chegando em Alagoinhas [na Bahia!], a divisa de estado BA/SE está "ao alcance"; após alguns quilômetros. Entre Rios/Esplanada. Ufa! Lê-se: "Bem-vindos a Sergipe". [A partir da divisa BA/SE, viaja-se "apenas" cerca de cem quilômetros.

    1.12 [complemento]: Chegando a Aracaju, no trevo-viaduto para Recife, acessa-se a BR-235 e está-se - quase - em casa. Rs.


    []s
    Waldir, a 116 na divisa com MG até FS está em obras, gerando uma tempo de viagem muito maior com os constantes SIGA/PARE.

    Sugestão: 40 Km após Jequié, entre na BR-420, passando por Jaguaquara, Itaquara, Santa Inês, Ubaíra, Mutuípe, Jiquiriçá e Lage, sainda na BR-101 30km antes de Santo Antônio de Jesus. Viaje bem legal,

    serpenteando o Rio Jequiriçá, e com vários paradas pra banhos de cachoeira.

    Depois é só seguir pela 101, cujo asfasto está bom, e não tem nenhum pedágio e nem siga/pare.


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  • #1558
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    Waldir.... lendo assim até parece perto.

    1.6 - você desceu a Tamoios ou passou reto para o RJ....?

    Abç
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  • #1559
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    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Cadê o emoticon roendo unhas????

    Calma, homi. Aguarde o item 2. Rs.


    Citação Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    ​PessoALL, eis os relatos da mais recente viagem que fiz[emos] na EFE. Abordarei os pontos que julgo mais relevantes. Para facilitar a compreensão, os colocarei, em separado. Assim:


    1. Rodovias [estado de conservação, pedágios e obras de recuperação].
    2. Imprevistos [sustos e "defeitos"].
    3. Desempenho geral [quilômetros percorridos, consumo e outros].
    4. Outros [incertezas, dúvidas e curiosidades].
    5. Em "aberto" [comentários gerais].





    Citação Postado originalmente por uxio69 Ver Post
    Waldir, a 116 na divisa com MG até FS está em obras, gerando uma tempo de viagem muito maior com os constantes SIGA/PARE.

    Sugestão: 40 Km após Jequié, entre na BR-420, passando por Jaguaquara, Itaquara, Santa Inês, Ubaíra, Mutuípe, Jiquiriçá e Lage, sainda na BR-101 30km antes de Santo Antônio de Jesus. Viaje bem legal,
    serpenteando o Rio Jequiriçá, e com vários paradas pra banhos de cachoeira.

    Depois é só seguir pela 101, cujo asfasto está bom, e não tem nenhum pedágio e nem siga/pare.

    Valeu, "69". Realmente, com as obras [recapeamento em alguns trechos e a tão esperada duplicação em outros] na Rio/Bahia, esses "desvios" tornam-se opções. [Desde 2005, "abandonei" a BR-101. Juntei-me aos caminhonheiros. Rs].




    Citação Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Waldir.... lendo assim até parece perto.


    1.6 - você desceu a Tamoios ou passou reto para o RJ....?


    Abç

    É muito "chão", Diego! E, diesel. Rs. Homi, devido a alguns imprevistos, abortamos a descida. [Conheço bem a Mogi/Bertioga - Visual exuberante; linda a Serra do Mar -, mas a Tamoios fica adiada].




    []s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #1560
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    PessoALL, a partir de "agora", os relatos do item 2. Rs. Antes porém, alguns "ensaios". Para possibilitar o maior grau de entendimento possível [troca de experiências], abordarei temas tais como:

    * Sistema de DH.
    * Turbo & Intercooler.
    * Coooling Water.
    * Pump Lube Oil [Pressure Gauge].
    * Alinhamento, balanceamento e cambagem.
    * Iluminação [faróis principais e auxiliares].
    * Outros.



    Citação Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    ​PessoALL, eis os relatos da mais recente viagem que fiz[emos] na EFE. Abordarei os pontos que julgo mais relevantes. Para facilitar a compreensão, os colocarei, em separado. Assim:


    1. Rodovias [estado de conservação, pedágios e obras de recuperação].
    2. Imprevistos [sustos e "defeitos"].
    3. Desempenho geral [quilômetros percorridos, consumo e outros].
    4. Outros [incertezas, dúvidas e curiosidades].
    5. Em "aberto" [comentários gerais].








    []s
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    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


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