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  • #1
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
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    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    e como é o truss do grélo?

    Fabil,

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...ml#post1943352

    []'s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #2
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
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    Ja vi que você curte uns manuais, e isso é bom. Sem achismo, é preto no branco!
    Mas assim como eu, você confundio os modelos. A FS é utilizada em caminhões pequenos e FSO em camionetes. a FSO não tem janela pra tomada de força como a FS.
    Justamente, e mesmo assim as vezes a informação sai "truncada". O lance da PTO na FSO 2405-E eu encontrei em outro tópico e postei a informação incorreta. Por isso procuro pesquisar um pouco antes de afirmar alguma coisa senão dá .

    Agora me lembro que o assunto já foi discutido aqui, no fim de semana vou ver se encontro no tópico!

    A FS-2305-A saiu no Agrale Marruá 2004, conforme catalogo EATON, o restante saiu na linha "leve de caminhões", conforme você afirmou.

    Pra você ir pensando no futuro, segue foto minha com meu Zequinha!!!

    Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-img_0006.jpg

    Abraço!


  • #3
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    Zé, seus problemar de ar acabaram.

    Quendo estiver pegando ar, querendo estourar, é só enfiar isso aí que resolve!


    Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-arb-ex-deflator.jpg


    Mesmo bem atrasado - Feliz Aniversário!
    CAPETA - Troller T4, 02/02, MWM 2.8 TDI
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  • #4
    Usuário Avatar de zeca_cj
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    Comecei ontem e devo terminar domingo o processo de abrir os cônicos dos munhões para usar os terminais do caminhão MB608 que usava nos eixos antigos.

    Antes de desmontar, medi e testei a possibilidade de abrir o cônico de cima pra baixo. Desta forma os terminais entrariam por cima do munhão invés por baixo como é originalmente, dando maior altura da barra com relação ao chão e obstáculos.

    De acordo com minhas medidas e com o bracket de panhard aftermarket que estou usando no chassis, não consegui o paralelismo entre a panhard com a drag link. Sendo assim optei por abrir de baixo pra cima.

    *Não comparei o meu bracket aftermarket com o suporte original da panhard dianteira do T4 Diesel, por isso não sei dizer se é possível montar as barras por cima do munhão respeitando o paralelismo do sistema num T4 "original".


    Gostaria de fazer a drag link pegando no munhão, mas por ter adiantado o eixo dianteiro algumas polegadas e mantido a caixa de direção no mesmo lugar, as duas barras se chocarão com o movimento da suspensão. Desta forma montarei a drag link pegando na tie rod, esquema que Elmer andou fazendo e tem dado certo lá em cima em RR.

    Assim que reabrir os munhões vou posicionar as barras e re-medir tudo pra daí comprar o material e fazer as barras novas.

    Foto 1: Foto da simulação usando a barra por cima do munhão.
    Fotos seguintes: São da mudança que Elmer fez e postou num tópico na area do Troller. É o que eu pretendo fazer no Taxi.

    Por hora é só.

    Dúvidas, conselhos, criticas e sugestões são sempre bem vindas!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-2013-12-19-00.59.39.jpg   Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-2fac9ba2913e0bae046352c8224a88be.jpg   Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-44033c4e29a2ef1be8e91edca75245f9.jpg   Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-1004924_557687787601975_865993940_n.jpg   Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-da7828ac6877a9865891879fe8871b01.jpg   Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-dsc00814.jpg   Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-dsc00827.jpg  
    C.J. - Carlos Negrão
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  • #5
    Usuário Avatar de Vermeio
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    zeca
    vo faze um comentário e ja usa teu topico pra tentar solucionar um problema que tenho hehhehehe
    tenho este sistema no meu troller, mas fiz alguma alterações em relação a estas fotos.
    tinha essa peça com parafuso para travar a rosca como na foto mas se nao tivesse cuidado na geometria o pessoal deixava em uma posição que pegava nos amortecedores (nao sei se o teus vao ficar na posição original do eixo ou nao), acabei alterando isso e fiz tudo com contraporca.
    Noto um outro problema no meu ate hoje que estou estudando uma maneira de melhorar. nao sei se é o meu que tem esse problema por ter sido feito algo errado ou todos se comportam assim.
    vamos ver se eu consigo explicar: quando voce gira o volante o drag link empurra a tie rod para o lado direito ou puxa para o lado esquerdo, nesse movimento de puxa e empurra a tie rod gira com os movimentos dos pivos dos munhões e o centro do volante acaba se alterando depedendo de como a tie rod para.
    ja tentei posicionar o olhal que fixa o pivo da drag link diferente mas nao consegui eliminar esse "jogo".
    consegui explicar?
    o sistema funciona bem mas isso me encomoda um pouco (nao muito ja que faz uns 2 ou 3 anos que fiz isso e esta assim desde aquele tempo kkkk).
    pensei em fazer umas buchas de PU e colocar no lugar da coifa dos pivos (igual o sergio fez no tarja preta), para limitar esse "giro" da tie rod.
    faz sentido ou eu que montei algo errado?


    Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-sam_2530.jpg
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  • #6
    Usuário Avatar de zeca_cj
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    Citação Postado originalmente por Vermeio Ver Post
    zeca
    vo faze um comentário e ja usa teu topico pra tentar solucionar um problema que tenho hehhehehe
    tenho este sistema no meu troller, mas fiz alguma alterações em relação a estas fotos.
    tinha essa peça com parafuso para travar a rosca como na foto mas se nao tivesse cuidado na geometria o pessoal deixava em uma posição que pegava nos amortecedores (nao sei se o teus vao ficar na posição original do eixo ou nao), acabei alterando isso e fiz tudo com contraporca.
    Noto um outro problema no meu ate hoje que estou estudando uma maneira de melhorar. nao sei se é o meu que tem esse problema por ter sido feito algo errado ou todos se comportam assim.
    vamos ver se eu consigo explicar: quando voce gira o volante o drag link empurra a tie rod para o lado direito ou puxa para o lado esquerdo, nesse movimento de puxa e empurra a tie rod gira com os movimentos dos pivos dos munhões e o centro do volante acaba se alterando depedendo de como a tie rod para.
    ja tentei posicionar o olhal que fixa o pivo da drag link diferente mas nao consegui eliminar esse "jogo".
    consegui explicar?
    o sistema funciona bem mas isso me encomoda um pouco (nao muito ja que faz uns 2 ou 3 anos que fiz isso e esta assim desde aquele tempo kkkk).
    pensei em fazer umas buchas de PU e colocar no lugar da coifa dos pivos (igual o sergio fez no tarja preta), para limitar esse "giro" da tie rod.
    faz sentido ou eu que montei algo errado?


    Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-sam_2530.jpg
    Vermeio,

    Desculpa a demora em responder... Natal emendou com ano novo ai já sabe né!

    Feliz 2014 pra você e que esse ano seja de muitas trilhas, saude e dinheiro pra manter o bugão sempre na ativa! hehehehe

    Eu acho que entendi seu segundo problema, mas não consegui visualizar uma forma de evitá-lo.

    Pretendo montar a direção em breve, mas como a data de término da reforma ainda é uma incognita não sei quando será o teste prático. Então infelizmente por enquanto não posso te dar meu parecer! rsrs

    Pra piorar o término do Taxi, esse ano vou montar um AP pra morar com dona patroa, então as prioridade$$$ vão mudar um pouco. rsrs
    4X4 Brasil
    C.J. - Carlos Negrão
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  • #7
    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Vermeio,

    Desculpa a demora em responder... Natal emendou com ano novo ai já sabe né!

    Feliz 2014 pra você e que esse ano seja de muitas trilhas, saude e dinheiro pra manter o bugão sempre na ativa! hehehehe

    Eu acho que entendi seu segundo problema, mas não consegui visualizar uma forma de evitá-lo.

    Pretendo montar a direção em breve, mas como a data de término da reforma ainda é uma incognita não sei quando será o teste prático. Então infelizmente por enquanto não posso te dar meu parecer! rsrs

    Pra piorar o término do Taxi, esse ano vou montar um AP pra morar com dona patroa, então as prioridade$$$ vão mudar um pouco. rsrs
    Zeca, esse tal de AP é motor de gol? rsrsrsrsrs.... se não for tá fd

    Já vi que essa reforma vai demorar..... conheço essa história.......

    Agiliza esse esquema da direção ai para eu copiar...

    []´s

  • #8
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    Citação Postado originalmente por OPC+JR Ver Post
    Zeca, esse tal de AP é motor de gol? rsrsrsrsrs.... se não for tá fd

    Já vi que essa reforma vai demorar..... conheço essa história.......

    Agiliza esse esquema da direção ai para eu copiar...

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    ....
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por OPC+JR Ver Post
    Zeca, esse tal de AP é motor de gol? rsrsrsrsrs.... se não for tá fd

    Já vi que essa reforma vai demorar..... conheço essa história.......

    Agiliza esse esquema da direção ai para eu copiar...

    []´s
    Antes fosse um AP 2.0, mas não... Lá se vai o orçamento do Taxi

    Amanha vou comprar 4 novos terminais do 608 pra começar a fazer o esquema da direção! Fique tranquilo que vou registrar e compartilhar
    C.J. - Carlos Negrão
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  • #10
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    Terminei ontem, já de madrugada, de alargar os cônicos dos munhões.

    Apesar de ter que abrir na mão, usando "vira macho", deu tudo certo e ficou ótimo!

    Melhor ainda ficou a simulação do alinhamento das barras tie rod e panhard. Ambas medirão 90cm e ficarão paralelas, eliminando qualquer possibilidade de bumpsteer.

    Ainda ontem, aproveitei os cubos de rodas no chão e troquei as porcas normais por porcas de engenharia compradas na Trail-Gear. Ficou show de bola!


    Hoje abri todos os furos dos brackets que vou usar na suspensão. Eles vieram do fabricante com 9/16" e abri pra 18mm conforme os creepers joints que vou usar. Total de 18 furos reabertos.

    Pra finalizar o sábado, fiz uma geral na garagem e o resultado foi uma saveiro cheia de tranqueira, entulho e ferro velho.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-2013-12-20-20.11.48.jpg   Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-2013-12-20-20.47.43.jpg   Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-2013-12-20-20.48.49.jpg   Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-2013-12-20-21.01.20.jpg   Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-2013-12-21-01.10.16.jpg   Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-2013-12-21-01.10.30.jpg   Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-2013-12-21-18.29.24.jpg  
    C.J. - Carlos Negrão
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  • #11
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    FELIZ NATAL MOÇADA!!!!

    Que 2014 seja um ano de muitas trilhas, adaptações, melhorias e quebra-cabeças pra todo mundo!

    E QUE O TAXI SAIA DA GARAGEM!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-2013-12-15-19.50.55.jpg  
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  • #12
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
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    Vermeio e C.J.

    quando voce gira o volante o drag link empurra a tie rod para o lado direito ou puxa para o lado esquerdo, nesse movimento de puxa e empurra a tie rod gira com os movimentos dos pivos dos munhões e o centro do volante acaba se alterando depedendo de como a tie rod para. ja tentei posicionar o olhal que fixa o pivo da drag link diferente mas nao consegui eliminar esse "jogo".
    consegui explicar?
    Desde já peço permissão ao amigo C.J para responder a questão postulada pelo amigo Vermeio e tentar humildemente ajudá-lo, pois a mais ou menos 6 meses passeio pelo mesmo problema!, vou tentar explicar da melhor forma possível para o texto não ficar confuso:

    O sistema de direção que o amigo C.J está montando, até este momento (salvo alterações) é muito parecido com o que tenho em meu CJ5, Caixa ZF, Drag Link, terminal no olhal da Tie rod, terminal esquerdo, terminal direito, "rosqueados" e braçadeiras de aperto.

    A única diferença e que este terminal com rosca e olhal no meu Jeep, são uma peça só, isso mesmo, não dá para trocar o terminal sem o olhal. não existe estas peça vermelha onde no caso do C.J une terminal e olhal.



    Eu percebi que aos poucos, o volante de direção do Jeep se deslocava para a direta, para que o mesmo pudesse andar em linha reta, e em mudanças de direção bruscas o Jeep ocilava um pouco.

    Pedi para meu filho girar o volante e percebi que a Tie roda "girava" também, rosqueando e desrosqueando os terminais, e com a mão dava pra chacoalhar a mesma em "circulo" tamanha a folga.

    Notei que as braçadeiras que prendem os terminais estavam deslocas cerca de 3 cm antes do final da rosca (extremidade da tie rod) tanto da esquerda como a da direita.

    Foi só soltar as braçadeiras, empurrá-las paras as "pontas" da tie rod e apertá-las bem, para travar as roscas dos terminais e pronto! problema resolvido!

    Tentei chacoalhar com as mãos e não mexeu nadinha, girei o volante para esquerda e direita, e nada da tie rod "girar" como vinha fazendo anteriormente.

    Aproveitei para apertar também a braçadeira da drag link que prende o terminal ao olhal da tie rod.

    Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-dsc00827.jpg

    Vermeio, antes de mandar fazer buchas para limitar a torção dos terminais, procure fazer uma revisão geral nas barras para eliminar "folgas" , não sei se seu sistema de direção faz uso de braçadeiras ou porcas p/ apertar a rosca dos terminais, as vezes, se os terminais estiverem bons (sem folgas em sua rosca) um belo aperto resolve o problema.

    A tie rod pode desgastar a sua rosca interna, principalmente se ela "gira" sobre si mesma sempre que se esterça para direita ou esquerda, isto pode tê-la desgastado, bem como, a rosca dos terminais gerando folga em ambas as peças.

    Em resumo, se o aperto nas "roscas" não resolver, substitua os terminais e verifique as roscas internas da drag link e tie rod, substituindo-as se necessário.

    Na imagem abaixo, do sistema de direção de um Troller, marquei os pontos onde pode haver folga e ocasionar o problema pelo qual vem passando, não sei se é igual ao seu, mas dá pra ter uma idéia.

    Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"-choqito-barra1.jpg

    Espero ter contribuído, pois, como afirmei acima a alguns meses passei pelo mesmo problema, que me "esquentou a cabeça", sendo que a solução era simples.

    Abraço! aos amigos Vermeio e C.J.

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