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  • #865
    Usuário Avatar de Fabil
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    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Mas e no eixo?? Usar a bucha de borracha com uma separacao vertical de 9,5" (vou usar pneus 38") entre elas vai causar shimmy? ou to pensando besteira?
    nao vejo relaçao com o shimmy nao..

    Entendi perfeitamente o problema de enforcamento das cruzetas na suspensão 4 link (tem um video no youtube que dá pra perceber isso, jaja posto aqui), mas como Renato falou, em nossa utilização é interessante que as rodas trabalhem o curso alternadamente (uma desce / outra sobe) inves de simultaneamente (carros que saltam). Desta forma acredito posso resolver esse problema com uma cinta limitadora no centro do eixo.

    Vamo que vamo!
    quando a bola é centralizada, uma cinta limitadora do centro do eixo vai resolver esse problema. mas seu eixo dianteiro tem a bola no lado esquerdo e quando a suspa oscilar o lado esquerdo vai abrir levando a bola junto. Claro que ainda nao sabemos o quanto a sua suspa vai abrir, quao longo será o seu cardã e quantos graus vai torcer na cruzeta. as vezes vc monta e a amplitude no qual abrirá a suspensao nao chegue a interferir na cruzeta, e se chegar existem opçoes relativamente faceis e baratas de resolver como yokes e juntas CV de alto angulo, ou até mesmo limitar a o curso da suspensao com cintas laterais ( como eram usadas no JPX por exemplo)

    começe inundar isso aqui de fotos pq tô ficando ansioso de ver!!
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #866
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    Fabil,

    Obrigado pelo seu apoio e pelos importantes comentarios que vem tecendo sobre meu projeto.

    Estou aprendendo muito graças a pessoas como voce, Renatão que ja vem me ajudando a bastante tempo e varios outros que eventualmente dão um pitaco que nos faz perceber outras possibilidades!

    Confesso que o projeto nao está andando na velocidade que eu gostaria. Tenho limitação de tempo e por isso o carro só é tocado de sabado em sabado. Mas vamos que vamos! um dia ele fica pronto!

    Amanha na oficina vou fotografar a perspectiva do chassis com o eixo posicionado (vou tentar deixa-lo no ride height) e posto aqui os esboços!
    C.J. - Carlos Negrão
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  • #867
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Pois é, relativo À cinta limitadora, na dianteira realmente ela funciona com menor eficiência, mas ajuda.

    O Diferencial é deslocado para a esquerda, mas com a suspensão toda fechada na direita e toda aberta na esquerda, o cardã não estará na mesma posição que se as rodas estivessem todas abertas.

    Referente às buchas no eixo, se vai fazer 4 link ou 3 link, eu colocaria tudo Creeper Joint. Entenda que mesmo ele sendo articulado, permite uma rotação relativamente pequena, que pode ser estragulada no curso de 17 polegadas dos seus amortecedores. Se em cada link você tem 2 creepers, vai ter o dobro de rotação e consequentemente um ângulo de trabalho bem maior dos links.

    Bucha, se for colocar, ela tem que ter o mínimo de flexão possível, portanto não vai ajudar em nada na hora de torcer.

    Abração

  • #868
    Usuário Avatar de zeca_cj
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    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Pois é, relativo À cinta limitadora, na dianteira realmente ela funciona com menor eficiência, mas ajuda.

    O Diferencial é deslocado para a esquerda, mas com a suspensão toda fechada na direita e toda aberta na esquerda, o cardã não estará na mesma posição que se as rodas estivessem todas abertas.

    Referente às buchas no eixo, se vai fazer 4 link ou 3 link, eu colocaria tudo Creeper Joint. Entenda que mesmo ele sendo articulado, permite uma rotação relativamente pequena, que pode ser estragulada no curso de 17 polegadas dos seus amortecedores. Se em cada link você tem 2 creepers, vai ter o dobro de rotação e consequentemente um ângulo de trabalho bem maior dos links.

    Bucha, se for colocar, ela tem que ter o mínimo de flexão possível, portanto não vai ajudar em nada na hora de torcer.

    Abração
    Vou fazer assim.

    Como ja tenho as buchas novas e originais, e nao tenho creepers suficiente pois nao planejava usa-los nos eixos, vou montar com buchas e testar o flex.

    Se nao ficar satisfatorio, compro mais creepers e corto as buchas fora.


    Amanha devo começar a cortar a gaiola atual fora pra começar a construção da nova. Os tubos de aço ja chegaram.
    C.J. - Carlos Negrão
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  • #869
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    Sábado não deu pra fazer muita coisa porque sexta só acabou 4h da manha depois de quase uma grade de cerveja com meu amigo dino, vulgo Uxio69.

    Só deu pra fazer o furo pra ajuste no lower link do diferencial dianteiro



    Acho que Dino ta querendo me sabotar! hehehehe


    Hoje acordei cedo e fui trabalhar no carro!

    Posicionei o lower link no centro do entre-eixo e então experimentei algumas configurações pra ver como ficaria.

    4 Links paralelos com Panhard



    3 Links com Panhard



    4 Links triangulados

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  • #870
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    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Sábado não deu pra fazer muita coisa porque sexta só acabou 4h da manha depois de quase uma grade de cerveja com meu amigo dino, vulgo Uxio69. Acho que Dino ta querendo me sabotar! hehehehe
    E só acabou as 4 da madruga pq o bar fechou! Pedimos mais uma, e o garçon bradou logo: - Não tem mais uma certa! Não tão vendo que o bar já fechou? Tomem a "bota fora" e se piquem!

    Absurdo um bar fechar as 4h da manhã!
    Reclamar no procon resolve?

    Pelo menos aprendi mais na prática sobre suspenção que lendo a montanha de tópicos e sites na net! Radius arm já não é mistério! Valeu!

    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Hoje acordei cedo e fui trabalhar no carro!

    Posicionei o lower link no centro do entre-eixo e então experimentei algumas configurações pra ver como ficaria.
    Gostei da evolução! Saiu dos palitos de picolé e passou pros canos de pvc!

    Depois dos testes, chegou a que conclusão?
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  • #871
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    Resumo do fim de semana

    De pouquinho em pouquinho vamos avançando...

    O ritmo do projeto está muito abaixo do que eu gostaria, mas sem o apoio do mecanico vou tocando o que posso quando posso.

    Infelizmente só tenho sabados e domingos pra meter a mão na massa, e durante a semana nada é feito. Nem mesmo uma simples escariada numas rebarbas de solda que havia pedido pro mecanico fazer embaixo do chassis.

    Esse fds tive uma ajudinha de um amigo que estava por perto e resolveu parar na oficina. Coloquei uma lixadeira na mao dele e mandei pro trabalho!
    É isso ai, amigo é que nem parafuso! A gente sabe o que presta na hora do aperto!




    Enquanto ele escariava as rebarbas do chassis eu cortava os pratos de mola do eixo dianteiro.





    Cortado o prato, soldarei uma orelinha pra fazer o ponto de fixacao do upper link. Upper link será 9,5" acima do lower link no esquema de 4 links paralelos.




    Por enquanto é isso.



    Ah, ja ia esquecendo.

    Sabado quase que dá merda!

    Cortando no maçarico a fixação do link traseiro original as fagulhas incendiaram uma estopa que estava tapando uma bambona de 20l com 5l de gasolina.

    Quando vi a merda subir de preço, nem parei pra pensar. Corri pra tapar o bocal da bambona com uma luva de couro.
    Foi por sorte... nada aconteceu.

    Uxio apesar de ser "fortinho" correu mais que Usain Bolt e foi se esconder no porta luvas do Galego.
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  • #872
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    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    De pouquinho em pouquinho vamos avançando...

    O ritmo do projeto está muito abaixo do que eu gostaria, mas sem o apoio do mecanico vou tocando o que posso quando posso.

    Infelizmente só tenho sabados e domingos pra meter a mão na massa, e durante a semana nada é feito. Nem mesmo uma simples escariada numas rebarbas de solda que havia pedido pro mecanico fazer embaixo do chassis.

    Esse fds tive uma ajudinha de um amigo que estava por perto e resolveu parar na oficina. Coloquei uma lixadeira na mao dele e mandei pro trabalho!
    É isso ai, amigo é que nem parafuso! A gente sabe o que presta na hora do aperto!
    Que conversa estranha essa de botar o amigo no aperto!

    Eu sabia que parafuso é que nem muitas mulheres, só vai no aperto! Mas amigo é primeira vez!



    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Ah, ja ia esquecendo.

    Sabado quase que dá merda!

    Cortando no maçarico a fixação do link traseiro original as fagulhas incendiaram uma estopa que estava tapando uma bambona de 20l com 5l de gasolina.

    Quando vi a merda subir de preço, nem parei pra pensar. Corri pra tapar o bocal da bambona com uma luva de couro.
    Foi por sorte... nada aconteceu.

    Uxio apesar de ser "fortinho" correu mais que Usain Bolt e foi se esconder no porta luvas do Galego.
    Eu tava lá e não vi nada disso não!

    Como diz minha mãe, pra testemunha falsa vc é perfeito!
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  • #873
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    Que papo é esse que Dino foi se esconder num porta luva? Kkkkkkkkkkkk....
    E aí CJ, tá construindo outro carro?
    Estou acompanhando ....
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  • #874
    Usuário Avatar de zeca_cj
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    Fala João!

    To tentando terminar o Troller!

    Dino correu pra se esconder e agora ta ai dizendo que nao viu nada... parece até Lula!
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  • #875
    Usuário Avatar de uxio69
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    ... parece até Lula!
    .
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  • #876
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    Toda vez que olho pro wishbone da suspensao trazeira bate uma vontade trocar por duas barras trianguladas e fazer um 4 link triangulado.

    Renato me falou a um tempo atras que tanto da forma que está, quanto um 4 triangulado teriam o mesmo desempenho.. Mas ainda tenho duvida sobre confiabilidade da suspensão apoiada em apenas um ponto central contra os dois pontos da 4 link.

    C.J. - Carlos Negrão
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