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ENGESA E4 87 F-1: enfim o quase "CORAÇAO VALENTE"

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  • 22/11/2012, 15:37
    Eduardo Velo
    Marcus uso óleo 2 tempos faz muitos anos , o motor está sempre em ordem ... uso semi sintetico ou sintetico da Castrol ou Br . uma bisnaga de 1/2 litro a cada 2 ou 3 abastecidas ... + ou - 1/2 litro pra 200 litros de diesel ... na penultima abastecida usei um desses -
    http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
    depois enchi o tanque de novo e não coloquei .
    O óleo de motor ainda não estou usando , mas sei de muita gente que usa faz tempo e não teve problema ainda ...
    O problema mesmo é que o diesel de baixo teor de enxofre não lubrifica direito nossas BIs , a Petrobras ta se lixando pra isso , está preocupada em abastecer os motores Euros que são de Bombas Pressurizadas ...
  • 22/11/2012, 18:12
    Walter da Camper
    Também sou adepto da adição de óleo no tanque.
    Acredito que o problema de carbonização dos motores 2T era devido à grande quantidade de óleo (lembro que em motos de cross era 4%). No nosso caso adicionando 1/2 litro por tanque vai dar menos de 1%.
    Salvo engano, o motor diesel queima melhor o óleo viscoso do que os motores Otto. Tanto é assim que quando a turbina dá pau e deixa passar óleo o motor dispara queimando óleo lubrificante como se fosse combustível. Que o dia o Doctor Guilherme...

    Abçs
    Citação:

    Postado originalmente por Marcus Brandão Ver Post
    Grande Cláudio, linda viatura.
    Quanto a misturar óleo dois tempos ou comum, dixem que eu dê um pitaco de quem sempre andou de moto e dava manutenção, mexeu em motor de barco... Cuidado com o óleo no combustível. Usem em pouca quantidade mas nunca, nunca mesmo usem óleo 2 tempos de qualidade ruim. Forma uma crosta sobre os pistões, válvulas que acaba por prejudicar o funcionamento ou vai ser visto quando se abrir o motor. Se tiver que usar óleo no motor use os óleos 2 tempos náuticos pois produzem menos borras e são mais fácil de limpar. Eu não usaria nenhum.
    boa sorte

  • 22/11/2012, 18:47
    Eriksom Teixeira Lima
    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    O problema mesmo é que o diesel de baixo teor de enxofre não lubrifica direito nossas BIs , a Petrobras ta se lixando pra isso , está preocupada em abastecer os motores Euros que são de Bombas Pressurizadas ...

    Longe de mim defender a petrobras, mas seu comentário foi incorreto: a decisão da implantação do S50 é do Meio Ambiente e a petrobras está atrasada, creio, 2 anos na obrigação de ofertá-lo, pois os investimentos que ela tinha de fazer eram altíssimos.

    Ou seja, quem está se lixando são aqueles que determinam as regras do meio ambiente, se é que realmente seja o caso de a ausência de enxofre secar os bicos, acho estranho, mas vou consultar amigos especialistas no tema. Eu não uso, porque é mais caro e não traz benefícios algum, aliás, só uso, em estradas, diesel de postos CTF com muito movimento, e no Rio, sempre do mesmo posto.

    Abraços

    Eriksom
  • 22/11/2012, 20:00
    Salviano
    Citação:

    Postado originalmente por Vicente Guimaraes Ver Post
    Edu que tipo de óleo de motor vc coloca?

    Olá Vicente, parabens pela viatura, meu sonho era um de 4 portas, por causa de 10000 latinhas a mais desisti.

    Estava usando 500ml de óleo Top Turbo para 90lts de diesel, parei de usar. Meu mwm 2.8 é "zero" 44000km.
    não notei diferença nenhuma.

    Atualmente só uso diesel da Sheel, notei que aumentou um pouco a autonomia na estrada, 10.5 / 11 kmp/ltr.
  • 22/11/2012, 20:59
    Eduardo Velo
    Eriksom , tudo bem , seja la quem for que quer colocar essa porcaria pra gente usar , eu preferia o S1800 o carro era economico e andava bem , e nem precisava reduzir em subidas longas ...
    Só estou comentando sobte o Claudio ter feito a BI , muitos amigos que passaram a usar o S50 tb tiveram o mesmo problema , então é ficar esperto e qdo só tiver S50 é bom a gente colocar algum óleo pra queimar com diesel ... até 2014 teremos S50 e S10 , depois só S10 ...
    Mas , os ambientalistas podem ficar tranquilos , não serão vendidos picapes diesel como era antes , estão muito gastonas com o S50 , imagina com S10 ... , não vai valer a pena ... caminhões não tem gasosa por enqto , nós vamos pagar o preju pq vão repassar para as mercadorias ...

    Salviano é a mesma média do Q20B sem turbo da jabiraca , com S1800 fazia prox. de 12 km/l , com S50 fez 8,0 km/l ... e pior , não andava bem ...
  • 22/11/2012, 21:09
    Hugo4x4
    Edu

    Parece estranho que o biodiesel esteja dando problemas pelo baixo conteúdo de enxofre. Estive lendo sobre diesel puro denominado Ax, onde "x" é a porcentagem de enxofre, o biodiesel puro denominado B100 e as misturas dos dois denominadas AxBy, onde "y" é a porcentagem do biodiesel puro no combustível. O enxofre não influencia na lubricidade, o que acontece quando se reduz este por hidrotratamento eliminam-se os componentes responsáveis por isto(tri-aromáticos, nitrogenados). Testes em bombas injetoras com diesel de distinta lubricidade, dizem que para valores menores que 460 micrômetros, o combustível é adequado. Segundo ANP N°42 a lubricidade do diesel comercializado no Brasil deve ser menor ou igual a 460 micrômetros.

    A lubricidade em micrômetros aproximada dos combustíveis diesel e biodiesel é:

    A50.......460
    A500......390
    A1800.....370
    B5-A50....250
    B5-A500...230
    B5-A1800..200
    B100......160

    De acordo com a tabela vemos que a adição de biodiesel B100 ao diesel puro melhora a lubricidade. O biodiesel B100 é higroscópico, então o cuidado na produção, transporte e armazenagem antes de ser misturado com o diesel puro é o o ponto critico. Penso que se estão aparecendo problemas nas bombas injetoras pode ser pelo conteúdo de água e não pelo enxofre.
    A Petrobras comercializa o diesel S50 segundo uma tabela por meses e estados que
    pode variar de A50 até BxA50, com biodiesel entre B3 e B12, com lubricidade HFRR
    ISO 12156 menor ou igual a 460 micrômetros (ver em http://www.relacionamentopetrobras.c...ualTecnico.pdf).

    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73
    S.J.do Rio Preto SP
  • 22/11/2012, 21:26
    Eduardo Velo
    Hugo , a teoria é bacana , mas até agora não tem funcionado assim , a diminuição do enxofre diminuiu a lubrificação , se vão adotar esses aditivos que vc comentou será ótimo , se já estão aplicando ainda não foi percebido ...

    Existem perguntas no site da Petrobras a respeito do S50 danificar Bombas Injetoras , mas não tem resposta ...
  • 23/11/2012, 08:40
    Marcus Brandão
    Caramba, como rendeu o assunto.
    Ouvia-se falar em misturas querosene no diesel para melhorar essa lubrificação e limpeza. alguém usou?
  • 23/11/2012, 10:07
    Eduardo Velo
    Marcus , querosene continua a ser uma opção muito boa , as vzs coloco tb , mas é mais no inverno ...

    abs ...
  • 23/11/2012, 10:17
    Cláudio Ferro
    Olá galera, estes dias pesquisei sobre o Querosene na mistura...um mecanico me disse que era bom para limprar os bicos no motor da viatura...ai fui comprar querosene aqui num posto onde to abastecendo Diesel...o frentista me advertiu sobre o uso da querosene...pelo fato dela talvez limpar bicos etc...poderia soltar algumas coisas a mais pelo caminho...mandando assim qualquer sujeira ou borra ou fragmentos de mangueiras etc...para Bomba Injetora..ai pensei faz sentido e agora?! Ai ele me mostrou um aditivo especial para diesel da STP custa 17 reais..mas nao comprei depois vou pegar o nome certinho e coloco aqui.
  • 23/11/2012, 10:24
    Marcus Brandão
    Cláudio, obrigado.
    O frentista tem razão, O Edu tem razão... todos estão certos. A receita´certa é colocar um bom combustível sem aditivar mas cadê o bom combustível?
    Esses aditivos também corroem as mangueiras, por isso tem que colocar e rodar pra acabar. Tenho moto e uso pouco, porisso o combustível fica parado. te tempos em tempos tenho que trocar mangueiras pq juro que vou andar amanhã, não ando e fico apodrecendo tudo. colocar pra limpar, usar e colocar combustível puro ainda é o que mais gosto. Vou encontrar com um excelente mecânico e com um excelente bombista no final de semana e prometo pedir orientação e colocar aqui.
  • 23/11/2012, 11:26
    guilhermeabreu
    PUTZGRILA

    Um dia de plantão de 24hs e o meu tópico ficou cheio de mensagens , mas agora estou indo para a associação de pombos correio para preparar a festa de entrega de prêmios do ano que srá realizada amanhã , dai sou um dos organizadores e leiloeiro oficial do evento , daí só vou responder a todos a noite .

    ABRAÇÃO A TODOS
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