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ENGESA E4 87 F-1: enfim o quase "CORAÇAO VALENTE"

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  • 10/09/2012, 23:25
    guilhermeabreu
    Citação:

    Postado originalmente por Kim Ver Post
    Doc!

    Pode ser 4x2 sim!

    Faz-se o crv em duas etapas, sendo a primeira, a mudança para 4x4, e a segunda para diesel, isso no papel, pois a mudança é feita toda de uma vez.

    Aqui no Pr, é bem menos burocrático.
    Quando estava prestes a mudar o Brancão para diesel, antes dos dedos, fui ao Detran, solicitar informação, quando o atendente me perguntou sobre a capacidade de carga, disse-lhe que era 500kg, prontamente me respondeu não ser possível.
    Então, expliquei sobre uma resolução e o 4x4.
    Pediu-me licença, e saiu, 15min depois voltou, desculpou-se e falou para trazer a nota do motor para proceder a troca.

    Na minha opinião, pegaria uma das mais em conta, e deixaria a gosto!

    Se pegar a automática, o Willys dele ficará chique automático heim!!!!

    Abraços.

    Kim.


    KIM

    O problema é que qdo vc fez o BRANCÃO e eu o CORAÇÃO VALENTE , era uma lei , o meu durou apenas 30 dias para sair o verdinho com díesel , MAS AGORA ELES NÃO AUTORIZAM MAIS MUDAR DE 4X2 PARA 4X4 , " ESTE É QUE É O GRANDE PROBLEMA " .
  • 10/09/2012, 23:33
    guilhermeabreu
    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Veggi , estão no tópico do encontro ... ja postei as fotos do picasa lá ...
    Doc , aquele barulhão então era de água no diferencial ?? o respiro tem que ficar no alto mesmo , se usar o 4x4 o dif. aquece e qdo bate água esfria e puxa ar , ou água ...
    Pneus maiores que 32" tb penso o mesmo , faço tudo com os 31" sem problemas ... , coloca um guincho se achar necessario , mas não passa de 32" ...
    As maçanetas são de monza ou chevette ... o problema é que tem que erguer pra abrir e não " puxar " , Monza e chevette são baixos , qdo vai abrir a porta ergue a maçaneta automaticamente , nossas vtrs são altas , aí a pessoa pensa que é pra puxar , mas tem que erguer a maçaneta ... tenho 2 maçanetas de reserva e mais 2 que recuperei ... rs

    abs ...

    EDU

    Como falei dei bobeira , sei que tem que ter a mangueira elevada , mas como não estava fazendo trilhas fui deixando até que a casa ruiu .

    Qtos aos pneus , o ROGERIO acabou de sair daqui de casa e me mostrou os pneus 31 que ele colocou na RANGER dele , APENAS R$420,00 cada um E OLHA QUE O PNEU É BONITÃO , ching ling MAS BONITÃO , vou comprar destes tb , gostei muito . Compro 4 pneus pelo preço de 2 33".

    Qto as maçanetas é por aí mesmo , o ENGESA esta alto e Regina é baixa e a maçaneta dela é a que mais teima em não abrir , pq a posição é horrível pelo motivo exposto por vc , vou trocar e colocar a do FIORINO que é aquela tradicional que vc puxa com os 4 dedos e aperta com o dedão o gatilho , aí vai ficar bem mais fácil de abrir . Regina fica toda empenada para TENTAR LEVANTAR O RAIO DA ALAVANCA e a FDP teima em não abrir igual a do ENGESA do CARLOS SIQUEIRA , acho que os ENGESAS não gostam que as esposas andem nele não , SÓ PODE .
  • 18/09/2012, 09:27
    Aurélio
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por guilhermeabreu
    (...), o ENGESA esta alto e Regina é baixa (...) acho que os ENGESAS não gostam que as esposas andem nele não , SÓ PODE .

    Opa.
    Tinha esse problema e depois que as troquei por novas, melhorou pois está macia de abrir.
    E para facilitar o acesso à viatura, instalei uma alça ao lado da porta (feita pelo Tom).
    Abs
  • 18/09/2012, 16:41
    Walter da Camper
    Grande mestre Guilherme ...

    Depois de bebermos pinga juntos, me sinto à vontade de dar uns palpites aqui no seu tópico.

    É sobre esse papo que rolou sobre pneu MUD x pneu AT.

    Certa vez eu estava com 2 amigos fazendo um levantamento para um passeio/trilha na região entre Campos do Jordão e Gonçalves-MG.
    Um estava de SW4 e outro de Camper 4x4, ambos com pneus BF AT (31 na SW e 33 na Camper) e eu com minha Camper calçando os Savero MUD 33.
    Tinha chovido nos últimos 3 dias e resolvemos entrar por uma estrada de terra bem batida. Não era trilha, era estradinha de fazenda em bom estado de conservação, com terra bem socada e sem lama. Porém os 3 dias de chuva deixaram aquele piso tão escorregadio quanto sabão e em determinado trecho da estrada, com um pequeno aclive as viatura com pneu AT simplesmente não conseguiam sair do lugar.
    Com as rodas freadas e os carros parados, iam escorregando de lado até encostar no barranco.
    Eu, com um carro de peso equivalente, conseguia subir, descer e manobrar na ladeira para resgatá-los simplesmente por estar usando pneus com cravos mais espaçados.
    E nem se diga que era falta de braço, pois ambos são jipeiros experientes e por se tratar de passeio por estradas e não trilhas, deixaram os jipes em casa para fazer o trajeto com o 4x4 de viagem.
    Na época a Camper era meu único veículo offroad e mesmo depois de ter comprado o CJ e deixado ela mais para viagens, ainda não tive coragem de tirar os MUD por causa dessa experiência, já que minhas viagens sempre incluem um bom trecho de terra batida.
    Realmente, nas trilhas secas e com poucas poças de lama, como a que fizemos em Bananal os pneus AT vão muito bem, mas numa situação com essa que falei acima é a diferença entre chegar ou não chegar.

    Aos que não acreditam, sugiro que façam um teste. Espere cair um boa chuva e vá para uma área rural com estrada de terra bem batida, acompanhado de outra viatura equipada com MUD e faça a comparação.

    Ainda pretendo trocar os MUD por AT por causa do barulho, mas antes vou testar a viabilidade do uso de correntes nos pneus, como se fazia antigamente.

    Abçs.

    Walter
  • 19/09/2012, 10:04
    guilhermeabreu
    Citação:

    Postado originalmente por Aurélio Ver Post
    Opa.
    Tinha esse problema e depois que as troquei por novas, melhorou pois está macia de abrir.
    E para facilitar o acesso à viatura, instalei uma alça ao lado da porta (feita pelo Tom).
    Abs



    GRANDE AURÉLIO

    Beleza uma ótima idéia , vou providenciar uma tb .

    ABRAÇO
  • 19/09/2012, 10:26
    guilhermeabreu
    Citação:

    Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Grande mestre Guilherme ...

    Depois de bebermos pinga juntos, me sinto à vontade de dar uns palpites aqui no seu tópico.

    É sobre esse papo que rolou sobre pneu MUD x pneu AT.

    Certa vez eu estava com 2 amigos fazendo um levantamento para um passeio/trilha na região entre Campos do Jordão e Gonçalves-MG.
    Um estava de SW4 e outro de Camper 4x4, ambos com pneus BF AT (31 na SW e 33 na Camper) e eu com minha Camper calçando os Savero MUD 33.
    Tinha chovido nos últimos 3 dias e resolvemos entrar por uma estrada de terra bem batida. Não era trilha, era estradinha de fazenda em bom estado de conservação, com terra bem socada e sem lama. Porém os 3 dias de chuva deixaram aquele piso tão escorregadio quanto sabão e em determinado trecho da estrada, com um pequeno aclive as viatura com pneu AT simplesmente não conseguiam sair do lugar.
    Com as rodas freadas e os carros parados, iam escorregando de lado até encostar no barranco.
    Eu, com um carro de peso equivalente, conseguia subir, descer e manobrar na ladeira para resgatá-los simplesmente por estar usando pneus com cravos mais espaçados.
    E nem se diga que era falta de braço, pois ambos são jipeiros experientes e por se tratar de passeio por estradas e não trilhas, deixaram os jipes em casa para fazer o trajeto com o 4x4 de viagem.
    Na época a Camper era meu único veículo offroad e mesmo depois de ter comprado o CJ e deixado ela mais para viagens, ainda não tive coragem de tirar os MUD por causa dessa experiência, já que minhas viagens sempre incluem um bom trecho de terra batida.
    Realmente, nas trilhas secas e com poucas poças de lama, como a que fizemos em Bananal os pneus AT vão muito bem, mas numa situação com essa que falei acima é a diferença entre chegar ou não chegar.

    Aos que não acreditam, sugiro que façam um teste. Espere cair um boa chuva e vá para uma área rural com estrada de terra bem batida, acompanhado de outra viatura equipada com MUD e faça a comparação.

    Ainda pretendo trocar os MUD por AT por causa do barulho, mas antes vou testar a viabilidade do uso de correntes nos pneus, como se fazia antigamente.

    Abçs.

    Walter

    CARO AMIGO WALTER DA CAMPER

    Concordo em gênero número e grau com seu relato , tem situações como esta que realmente é o que acontece , tenho esta experiencia tb , só que qdo tinha MUD em meu jipe era uma BAND com motor OM 314 e não tinha giro para limpar os sulcos dos pneus e ficava SLIC como outro slic qualquer , mas vc fez um teste com carros semelhantes e obteve esta diferença de resultado , concordo com vc , MAS ESTA SITUAÇÃO VIVENCIADA POR VC É RARÍSSIMA DE ACONTECER por isto opto pelos A/T pq uso meu ENGESA em 85% em trabalho /asfalto e 15% em trilhas e raramente pego este tipo de piso , aqui temos o BARRO TABATINGA que é um barro branco que não forma lama e nesta ocasião que passamos perrengue estava com a BAND com MUD , eu simplesmente qdo saí do jipe , ao andar , ESCORREGUEI COM OS DOIS PÉS PARA TRAS E BATÍ COM OS DENTES NO CHÃO , não deu tempo mnem de fechar a boca de tão escorregadio era o barro , qdo freava e parava a BAND ela escorregava para tras uns 60cm com as 4 rodas travadas , e se um dia acontecer o que aconteceu com vc eu não estarei sozinho e num passeio se não tiver um pouco de emoção não tem graça .

    Realmente qdo falei que MUD é igual a A/T estava exagerando , mas para mim o A/T me atende melhor aos meus propósitos , sem falar do barulho e do desgaste mais rápido dos MUD , logo : os pneus MUD se tornam bem mais caros .

    ABRAÇÃO
  • 19/09/2012, 16:05
    Walter da Camper
    Guilherme,

    Qual foi a causa da pane do CJ do seu irmão em Bananal?

    Pergunto só pra fins de estatística dos possíveis/prováveis/frequentes defeitos ocorridos nos bravos CJs.

    Abraços

    Walter
  • 19/09/2012, 18:31
    Eduardo Velo
    Walter , ja fui reto numa estrada de terra , em camara lenta , com pneus BF MUD 33" novos , a frente foi parar dentro de um riacho e passaram 2 gols na mesma hora e foram embora , fiquei olhando os golzinhos indo embora de dentro da vtr pq não dava pra sair ... sorte que tinha outro engesa com a gente e me tirou do sufoco , os pneus estavam cheios de barro . Passei tb por aperto do tipo com os mesmos Mud 33" em Campos do Jordão indo pra represa ... não consegui subir , tive que fazer a volta ... em situações desse tipo a chibanca entra em ação cavando uma vala pra guiar a vtr , sempre que fiz isso funcionou ... corrente é uma boa tb ...

    O Raul deve dar jeito na vtr dele esse fds ... aí vamos saber o que foi ...

    abs ...
  • 19/09/2012, 20:14
    guilhermeabreu
    Citação:

    Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Guilherme,

    Qual foi a causa da pane do CJ do seu irmão em Bananal?

    Pergunto só pra fins de estatística dos possíveis/prováveis/frequentes defeitos ocorridos nos bravos CJs.

    Abraços

    Walter

    WALTER

    o Raul não teve tempo ainda de ver o que foi , esta do jeito que eu o deixei na casa dele em Resende .

    ABRAÇO
  • 09/10/2012, 23:56
    uxio69
    Guilherme,

    Alguma dica pra me ajudar nesse problema? http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-10.html#post1790570

    Conhece algum Engesa fase 2 com pt completo da S10 (motor mwm 2.8 + cx marchas + cx redução)?

    Abs,

    Uxío
  • 20/11/2012, 20:37
    Cláudio Ferro
    To com uma Duvida quanto ao Filtro de Combustivel do meu Engesa
    Olá pessoal...tenho um Jeep Engesa F1 - 86 com MWM 2.8 tdi - e to com uma dúvida...de se devo usar apenas um filtro de Combustível NO MOTOR - tipo aquele filtro menorzinho sozinho ou devo colocar também o Pré Filtro antes deste..pois estava antes com este pré filtro mas após uma manutençao na bomba injetroa que é mecanica..o mecanico bombista me disse que seria melhor usar apenas um filtro assim eliminando o pré filtro..alegando que forçaria menos o trabalho da Bomba Injetora....qual seria melhor..
  • 21/11/2012, 13:43
    guilhermeabreu
    Citação:

    Postado originalmente por Cláudio Ferro Ver Post
    Olá pessoal...tenho um Jeep Engesa F1 - 86 com MWM 2.8 tdi - e to com uma dúvida...de se devo usar apenas um filtro de Combustível NO MOTOR - tipo aquele filtro menorzinho sozinho ou devo colocar também o Pré Filtro antes deste..pois estava antes com este pré filtro mas após uma manutençao na bomba injetroa que é mecanica..o mecanico bombista me disse que seria melhor usar apenas um filtro assim eliminando o pré filtro..alegando que forçaria menos o trabalho da Bomba Injetora....qual seria melhor..


    CLAUDIO FERRO

    O meu ENGESA com MWM mecanico esta com o filtro original e muitos já me falaram em colocar outro filtro o famoso RACOR , comprei um RACOR para instalar e ví aqui um monte de comentários a este respeito que é dificultar a sucção do díesel do tanque pela BI , aí ele esta aqui em casa , mas penso em colocar sim , pois o díesel daqui da região tem estado bem batizado , SENDO QUE : o filtro original tem o separador de água e este RACOR é especificamente para separar água , aí vem a dúvida novamente .

    Conversando com um motorista de camnhão ele falou para colocar que acabariam os problemas de mal funcionamento da BI , mas estou ainda meio sem disposição para colocar este RACOR que comprei numa promoção por R$150,00 .

    Conclusão : NÃO ESCLARECÍ NADA PRA VC PQ EU TB ESTOU EM DÚVIDAS SE COLOCO OU NÃO .

    Uns falam que pode colocar que não tem problema , outros falam que teria que colocar uma bomba elétrica para ajudar a bombear o díesel e aí não estou gostando de colcar mais uma GAMBIARRA PARA DAR DELFEITO . Colocar só o filtro em linha não vejo problema ,,mas colocar maisuma traquinana ( bomba elétrica ) para ajudar a bombear , já não estou gostando desta idéia e daí este caminhoneiro fala que nos caminhões o pessoal coloca e não coloca esta bomba elétrica , DAÍ A DÚVIDA .
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