Obrigado Guiga, vou tirar umas fotos detalhando o suporte e posto aqui.
Abraço.
Versão Imprimível
Bom dia Rodrigo, mto obrigado pelos elogios, se vier este ano para a fenajeep novamente me avise, se falamos aqui.
Gostei dos videos, principalmente da estamparia das rodas, belas ferramentas.
Alargar as rodas é isso mesmo, e o velhinho trabalha bem. hehe
Abraço.
Então, aqui em Curitiba tem um caboclo que faz esse mesmo trampo nas rodas!
O cara é fela!
Fiz as rodas de 3 Rangers que já tive e agora a pouco fiz as da minha Explo! Alarguei as de Ranger de aço 6"1/2 aro 15 pra 10 polegadas e ficou muito bom!:palmas:
Recomendo!:concordo:
Abç...
Como as mangas originais willys são frágeis para pneus grandes, resolvemos reforçar. Depois de conversar com o mecanico, chegamos ao seguinte:
Alterar os rolamentos para os 102910, que por fora são praticamente os mesmo originais (so dar uma ''limpadinha'' no assento dele no cubo de roda), mas a medida interna dele é maior, ou seja, ganhamos parede na manga.
Ja estão sendo usinados, estão ganhando 4mm de parede comparado aos originais.
As porcas faremos seguindo as de engenharia da Ensimec, que na verdade não são novidade para nós, pois muitas de nossas prensas da produção tem sistema semelhante.
Tentando diminuir as provavéis falhas na trilha hehe.
Juninho,
Tenho acompanhado o tópico desde o inicio, seu trampo está de parabéns. :palmas:
Qto as mangas me pareceram uma excelente solução, o que me impressiona é que as empresas do ramo reforçam os semi-eixos, fazem sistema flutuante e não apresentam uma solução para as mangas. :parede:
Esse novo rolamento suporta a mesma carga?
[]
Você construiu a manga partindo da foto 1 (duas peças soldadas)? Caso sim, sugiro que faça a partir de um tarugo de aço sem solda, pois ponto de solda = possível ponto de falha.
No meu jeep estou com a manga híbrida (utiliza rolamento do troller) da ensimec na dianteira e na traseira (quase não tem peso) a original do jeep porém fabricada pela ensimec. Por enquanto está aguentando.
Abraço
Rodrigo, valeu amigo. Vamos fuçando, uma hora melhora, outra piora, mas a intenção é reforçar. hehe :mrgreen:
Marcos, em partes.
Realmente são duas peças, porém não é somente esta solda aparente que as uni.
No disco fizemos um furo passante e conico do meio do disco ate o final, ficando um canal +ou- 12mm para preencher de solda.
O eixo foi torneado e embutido como uma luva no disco, depois tudo fechado de solda.
Creio que não quebre não, caso fosse somente encostado o eixo no disco e feito a solda ( o que na foto anterior aparente ) ai quebraria na primeira pegada, pois qualquer força em alavanca faria romper.
Abração
Rodrigo, pela aplicação é superior: F-250, L 200, L 300, Pajero,etc
Marcos, sem saber acabei fazendo a mesma coisa, veja so:
Manga de Eixo Ensimec HEAVY DUTY ( HD ) para Eixos dana44.
Utiliza 1 rolamento 102949/102910 ( toy / Troller ) e precisa usinar o Cubo do Jeep para acoplar o rolamento.
Esta manga de eixo é mais forte / resistente que o modelo padrão Ensimec ( dana44 ).
Recomendado para pneu 33" ou acima ( até 37" ).
Fonte: Garra4x4