Tio Eddie, consegue uma foto do mecanismo de acionamento do 4x4 manual, sabe se e possível adaptar um manual no lugar do automático.
Versão Imprimível
Tio Eddie, consegue uma foto do mecanismo de acionamento do 4x4 manual, sabe se e possível adaptar um manual no lugar do automático.
O pessoal ainda deve estar na maior ressaca...
Além do Borella ninguém mais apareceu por aqui!
Borella, tem como mecanizar a CT, porém tem que tirar ela fora e deixar em um mecânico que goste de adaptar coisas. O garfo é fixado e entra através da carcaça fixa, ao lado do corpo do sistema de redução. No sistema elétrico, o que faz os garfos deslocarem é uma haste com formato de rosca, e os garfos se deslocam fixos em um eixo. O que tem que fazer é modificar esses dois garfos internos e adaptar duas hastes separadas que se projetem para fora da CT, e por fora fazer um suporte móvel. O limite de movimento dos garfos é o próprio sistema interno da CT, então não tem maiores problemas para isso.
Nessa CT tem que bloquear o sistema de embreagem eletromagnética, para ficar sempre rodando a corrente, como ocorre nas Rangers e nas CTs mecânicas como a do Tio Eddie.
As fotos são da CT BW1354 da Ranger, que é similar a tua BW1356.
Repara que o sistema tem dois garfos, o de metal que aciona a reduzida e simples, e o garfo de plástico que aciona a saída para a dianteira.
Na tua de diferente é apenas um disco com 4 esferas e uma bobina que fica presa na tampa, que serve para travar a saída dianteira para acionar as RLs e poder acionar o 4x4 em movimento. Na Ranger quando passou a utilizar o sistema sem RLs, foi eliminada a embreagem.
No caso desse sistema que tem na tua, o ideal seria aparafusar o conjunto da embreagem ou soldá-lo, porém como não sei o tipo de material, não sei se é possível fazer essa solda.
Essa modificação é algo que pode ser feita em casa com o mínimo de ferramentas.
A grosso modo e com a ajuda do paint, o que precisa ser feito é mais ou menos com isso aí.
As hastes das alavancas precisam levar retentores, para isso tem que fazer um flange e aparafusar na carcaça, e as barras precisam ser feitas com barra de 1/2" pelo menos.
A única dificuldade é prender as hastes nos garfos, que talvez dê para usar pivôs esféricos aparafusados nos garfos e com roscas soldadas às hastes.
Repara que os garfos trabalham em um pino guia que é preso entre a carcaça da CT e à tampa, e os garfos se prendem aos discos de acionamento do conjunto, dessa forma as hastes adaptadas só fazer um tipo de esforço, o de empurrar e de puxar.
Edintruder,
obrigado pelas considerações, mas achei que fosse mais facil resolver o problema, agradeço pela colaboração e explicação.
Edintruder, alias concordo com vc viu, a galera deve estar no eparema,epocler,chá de boldo e algo mais, tem gente que faz até simpatia pra curar ressaca, e a velha promessa de parar de beber kkkkkkkkkkkkk..................
Bem, a cachaçada nem foi grande e venho corujando as respostas do Edin.
Como costumo dizer, certos tipos de adaptação são para que tem o dom, as ferramentas, o conhecimento e a paciênicia necessárias para fazê-las. A maioria dos mortais (como eu) precisa ou de alguém que faça ou de algo mais pronto.
Que dá pra fazer dá, mas quanto você está disposto a investir?
Abraços e feliz 2012
Então Tio, a cachaçada aqui não teve, mas o meu vizinho aqui na frente não parava mais de pé!
Nessa época prefiro ficar escondido em casa pois vem maluco de todo o estado para aqui fazer bagunça.
Para fazer esse serviço precisa ter ferramentas para retirar a CT, furadeira com brocas novas, macho para abrir roscas, trena, parquímetro esmeril, serra e soldador. O que não dá para fazer em casa é só terceirizar para algum torneiro.
Edin,
vc está colocando ou trocando a ct por mecanica, quanto aos Bicos, quais está colocando?, e valor, e turbina usa qual, me explica esse super LDA, como é de onde, oq melhora??.
vc está colocando ou trocando a ct por mecanica,
Já está uma CT toda mecânica com engrenagens, mas faz muito barulho e vibra um pouco. É uma NP205.
quanto aos Bicos, quais está colocando?, e valor,
Scania 112HW 360cv, mas tive que suspender a troca por hora... 80,00 cada um mais 80,00 de Mo. 400,00 tudo.
e turbina usa qual,
Original, ainda. Tenho uma do OM904 que precisa retífica. Conforme for será ela.
me explica esse super LDA, como é de onde, oq melhora??
Infelizmente o Kiko que fazia o kit faleceu em Novembro de 2011, e não tem mais para vender. Ele aumenta a ação da LDA na BI. Anda melhor.
Alguém sabe dizer onde o "Tio" fez esse "estrago"?
http://i176.photobucket.com/albums/w...o/P5160474.jpg
:cool::shock:
[]s